10 de abr de 2016

ENFORCER - Live By Fire (DVD+CD)


2015
Nacional

Nota: 8,5/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


Vivemos em um tempo em que o moderno e o velho estão convivendo juntos dentro do cenário Heavy Metal. Seria ótimo se esta convivência fosse um pouco mais harmônica, já que alguns preferem sons mais novos, e outros mais antigos, mas o respeito mútuo anda se diluindo. E é uma pena, pois bandas como o quarteto sueco ENFORCER merece ser apreciado por todos sem radicalismos. Ainda mais que a parceria da Shinigami Records com a Nuclear Blast Brasil acaba de disponibilizar a versão nacional de "Live By Fire", pacote DVD+CD ao vivo do grupo.

Podemos dizer que "Live By Fire" coroa o bom momento da banda, que anda crescendo bastante desde que entraram para o cast da Nuclear Blast. E podemos fazer um comparativo, já que o DVD foi gravado em 20/10/2013 em Saitama, Japão, enquanto o CD foi gravado em Atenas, na Grécia, em 24/01/2013. Em ambas, podemos dizer que o ENFORCER vai bem, usando de seu Metal tradicional/Speed Metal à lá anos 80, com poucas diferenças do estúdio. Mesmo porque o quarteto toca algo bem artesanal, buscando ficar distante de recursos sonoros extremamente modernos, com vocais bem agudos (em certos momentos, lembra o estilo de Blackie Lawless), guitarras melodiosas com riffs agressivos e pesados, e solos bem feitos; e base rítmica pesada e simples. Nada que ANVIL, ACCEPT, SAXON e EXCITER e tantos outros já não tenham feito, mas sempre muito bom. Mesmo porque a releitura da banda não é clonada, mas feita com coração, com personalidade.

Em termos de qualidade sonora e visual, tanto o CD quanto o DVD estão ótimos, com tudo em seu devido lugar, instrumentos bem audíveis, takes de câmeras muito bons, tudo na medida certa. Um trabalho ótimo de Olof Wikstrand (que mixou e masterizou o som tanto do CD quanto do DVD), Jonas Wikstrand (que mixou e masterizou o DVD, e as últimas três músicas do CD, que são do EP "Speak the Tongue of Heathen Gods"), e Karl Sparre (edição do DVD). A arte segue o mesmo estilo do que vimos em "Die By Fire" e "From Beyond".

No geral, a banda vai muito bem, só com algumas poucas diferenças nos vocais de Olof (o que todos sabem que é extremamente normal) e durante os duetos de guitarra (também algo normal). E isso mostra que a banda seguiu à risca o manual, já que overdubs parecem inexistir nos discos.

No mais, a banda arrasa em vários momentos, como a rápida "Death Rides This Night", a mais que conhecida "Mesmerized by Fire" (quase um hino da banda), a selvagem "Scream of the Savage" e "Midnight Vice". E com o detalhe da grande participação da audiência (no DVD, é algo esperado. Os japoneses são muito ativos nos shows). E olhando o show no DVD, é incrível ver que o quarteto tem uma postura ao vivo insana, cheia de energia, e os integrantes não ficam muito tempo parados.

Já o CD tem o show mais longo, trazendo mais faixas ao vivo. E é ótimo, pois mesmo em um set mais longo, o ENFORCER faz bonito. E o EP "Speak the Tongue of Heathen Gods" é um bônus de estúdio muito bom, com três faixas, onde se destacam a linda e melodiosa "Speak the Tongue of Heathen Gods", além da versão pessoal da banda para a velha canção do FRIGID BICH, "Tyrants of Our Generation", que ficou muito boa.

A única crítica é que poderiam ter feito este ao vivo após a tour do "From Beyond", último disco de estúdio deles, pois existem músicas ali que mereciam estar nesse disco.

No mais, aproveitem este ótimo lançamento.



Músicas:

Disc 1 (DVD):

1. Bells of Hades
2. Death Rides This Night
3. Mesmerized by Fire
4. Katana
5. On the Loose
6. Scream of the Savage
7. Take Me Out of This Nightmare
8. Silent Hour / The Conjugation
9. Midnight Vice

Disc 2 (CD):

1. Bells of Hades
2. Death Rides This Night
3. Mistress from Hell
4. Mesmerized by Fire
5. Katana
6. Crystal Suite
7. Scream of the Savage
8. Midnight Vice
9. Take Me Out of This Nightmare
10. Take Me to Hell
11. Silent Hour / The Conjugation
12. Satan
13. Black Angel
14. Roll the Dice
15. Evil Attacker

Speak the Tongue of Heathen Gods EP

16. Speak the Tongue of Heathen Gods
17. Stellar Plains
18. Tyrants of Our Generation


Banda:


Olof Wikstrand - Vocais, guitarras
Joseph Tholl - Guitarras
Tobias Lindqvist - Baixo
Jonas Wikstrand - Bateria

 Contatos:

Facebook (página oficial do Brasil)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):