6 de mar de 2016

LUVART - Book of Shadows (EP)


2015
Nacional

Nota 9,5/10,0


Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


Um dos fatores que mais nos atrai a atenção no cenário Metal brasileiro é a grande quantidade de bandas antigas que estão em atividade, sejam as que continuaram a luta por anos ou aquelas que retomaram suas atividades. E nesse ponto, podemos dizer que o trio LUVART, um ancião do Black Metal brasileiro que vem de Juiz de Fora (JF) que ficou alguns anos parado, está em uma atividade criativa intensa. E mesmo com o lançamento do álbum "Rites of the Ancient Cults" em 2015, os rapazes ainda encontraram tempo para lançar o EP "Book of Shadows" no mesmo ano, em uma parceria com os selos Misanthropic Records (do DF) e Songs for Satan (de MG).

O estilo do LUVART não necessita de muitas apresentações: Black Metal cru e feroz, na linha da velha escola dos anos 90, tendo como inspiração nomes como VARATHRON, NECROMANTIA, ROTTING CHRIST antigo e SAMAEL da época de "Worship Him". Mas não precisam se alarmar, já que a proposta da banda é bem personalizada, sem usar de velocidade, focando em algo mais soturno, mórbido e climático. E isso anda bem raro de ser ouvido, mas é sempre ótimo.

Luvart
Assim como seu predecessor, "Book of Shadows" foi produzido, mixado e masterizado por Rodrigo Itaboray (e mais uma vez, tocou algumas partes de guitarra). A qualidade sonora é a mesma: soturna e densa, mas limpa e com cada instrumento em seu devido lugar, nos permitindo compreender tudo o que o trio faz, além de entender sua personalidade musical. No tocante ao trabalho artístico, mais uma vez Marcelo Vasco (PR2Design e que já fez trabalhos para SLAYER, BORKNAGAR e OBITUARY, entre tantos outros) é feita à imagem e semelhança da música do grupo, reforçando o lado sombrio e mórbido do LUVART.

O trio consegue ser criativo e distorcido, mas sem deixar a proposta de algo mais cru e simples em termos técnicos, adornado com teclados sombrios, algo difícil em um estilo já tão erodido pelo uso. Mas eles conseguem, e é ótimo. Uma boa comparação seria dizer que o LUVART é uma versão Black Metal do BLACK SABBATH de seus primórdios.

Under the Full Moon - Lenta, azeda e soturna, com um trabalho instrumental bem feito, reforçando aquela aura fúnebre de sua música. É incrível ver que nesta simplicidade dos riffs de guitarra e do peso da base rítmica, aliado a teclados providenciais e vocais roucos, a musica da banda se agiganta. 

Symbol of Ignorance - Aqui, temos uma versão do velho hino do grupo curitibano MURDER RAPE, vinda da Demo Tape "In Liaison with Satan". E é interessante notar que a nova roupagem que o trio deu à canção é ótima, mas sem deteriorar a personalidade original da canção. Cada arranjo foi respeitado e executado, apenas com a pegada dos membros do LUVART.

E é bom lembrar que "Book of Shadows" é em vinil, e possui a tiragem limitadíssima de 333 cópias numeradas à mão.

O Brasil anda ficando pequeno para uma banda desse porte...


Músicas:

01. Under the Full Moon
02. Symbol of Ignorance


Banda:

Brucolaques - Guitarras, vocais
Marbas - Baixo, teclados 
Blood Devastator - Bateria


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):