22 de dez. de 2015

D'HANKS - Veredicto (CD)


2014
Independente
Nacional

Nota 9,0/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


E eis que mais uma vez, o ótimo trabalho do quinteto D'HANKS, de Volta Redonda (RJ) volta ao Metal Samsara. Agora, com o mais recente disco da banda, "Veredicto" de 2014.

Mas o que mudou entre os trabalhos anteriores deles ("Escolhas e Renúncias", de 2009, e "Mil Faces", de 2012) e "Veredicto"?

O que podemos perceber é que a banda está mais coesa, mais firme e com a proposta sonora mais coerente e centrada. Ou seja, a evolução é que, sem alterar suas características principais, o quinteto soube explorar melhor a gama de influências musicais e mesmo artísticas mais externas. Ou seja, podemos aferir que "Veredicto" é um passo adiante, um disco musicalmente mais maduro, e quem sai ganhando é o fã.

Os vocais de Angélica estão bem melhores, com timbres mais fortes e diversificados, sabendo usar bem do suave e do agressivo; as guitarras de Rogério (que ainda ajuda nos vocais) e Renan estão muito bem, e a base rítmica de Roberto (baixo) e Felipe (bateria) está de primeira, com boa marcação do ritmo, mas arriscando algumas partes mais técnicas aqui e ali. E isso tudo, meus caros, nos dá uma música bem pessoal e única, elegante e cheia de energia.

D'Hanks
Lucas "Tuta" Macedo cuidou da gravação e mixagem do disco, feitas do EME estúdio (onde artistas como BIQUÍNI CAVADÃO, STRIKE, DIOGO NOGUEIRA, PITTY, GLÓRIA, entre outros, já fizeram vários trabalhos), e a masterização foi feita por Dave McNair nos Dave McNair Mastering, em New Jersey. O resultado: uma gravação ótima, de nível muito bom, clara para entendermos o que eles estão tocando, mas com a dose certa de peso e sujeira que uma banda de Rock tem que possuir. E a arte do disco, tendo Angélica como destaque na capa, é ótima, elegante e deixa bem evidente qual a proposta musical da banda: Rock com boa dose de peso, melodias de assimilação fácil, e certo refinamento nos arranjos.

E é essa mistura bem feita de influências musicais diversificadas que fazem "Veredicto" ser um disco ótimo.

Basta ouvir canções como a forte "Matá-lo ou Morrer" (com um andamento muito bom e que nos envolve, apresenta um belo trabalho de vocais, com variação bem feita nos timbres, e guitarras providenciais), a melodiosa e tocante "Depois de Tudo", a complexidade sutil e intensa ouvida em "Ressurgir" (a base rítmica mostra uma boa técnica, junto com vocais ótimos que preenchem a música), a linda e introspectiva "Me Levar" (uma pegada levemente moderna nas guitarras, que alternam momentos distorcidos com outros mais macios), "Invisível", com seu andamento mais belo e enxuto, além do enfoque nos vocais masculinos feitos por Rogério, a quase Pop "Corra" (sim, eles chegam a flertar com o gênero, mas sem soarem algo piegas ou chato. Não, esta é bem grudenta e acessível, recheada de vocais masculinos e femininos se alternando, fora guitarras com arranjos ótimos), e a explosiva e pesada "Veredicto" (a energia chega a beirar o Punk Rock em certos momentos).

E se já não fosse muito, temos uma ótima parte multimídia, onde o vídeo oficial de "Ressurgir" está disponível, fora mais algumas surpresas que deixo ao encargo dos leitores descobrirem.

Mais uma vez, um ótimo disco.






Músicas:

01. Matá-lo ou Morrer
02. Deixa Fingir
03. Depois de Tudo
04. Ressurgir
05. Me Levar
06. Despedaçar
07. Nova Solidão
08. Invisível
09. Corra
10. Veredicto


Banda:

Angélica Ribeiro - Vocais, teclados
Rogério A. Fortes - Guitarras, vocais 
Renan “Foca” Pimentel - Guitarras
Roberto “Sorvete” Colatino - Baixo
Felipe Valentim - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):