27 de ago. de 2015

Metalizer - Your Nightmare (CD)

2015 - Black Legion Productions - Nacional 

Nota 9,0/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


Sempre é bom ter em mente o seguinte pensamento quando se começa uma banda: tentar soar retrô ou ir adiante rumo ao desconhecido, ambos os caminho guardam desafios enormes. No caso das bandas que buscam sonoridades antigas, é preciso ter cuidado para não soar como um clone, ou seja, nos dar aquela sensação de já ter ouvido. E o legal é que algumas aparecem para mudar um pouco as regras do jogo e dispersar o mofo. E é ótimo saber que o Thrash Metal brasileiro pode contar com o quarteto METALIZER, de Nova Odessa (SP), e que retorna ao Metal Samsara com seu segundo disco, "Your Nightmare".

Se em "The Thrashing Force" eles apresentaram um trabalho muito bom, apesar de nada inovador, agora eles resolveram começar a mudar as regras. Apesar de ainda soar Thrash Metal Old School, se percebe uma clara evolução no trabalho deles. Os vocais rasgados de Sandro agora usam de mais timbres e inclusive de certa ironia, as guitarras de Douglas estão mais diversificadas em termos de riffs e apresentando bons solos, e Nilão (baixo) e Thiago (bateria) estão formando uma base rítmica pesada e evoluíram demais em quesito de técnica. Está mais personalizada, pesado e com toques de melodias mais tradicionais aqui e ali. Ou seja, está mais maduro e encorpado, uma tendência que está surgindo e enriquecendo as bandas da Old School.

Metalizer
A produção está de bom nível, mas ainda precisa melhorar. Não que o trabalho de Fábio Ferreira seja ruim (não é isso, pelo contrário), pois está tudo bem certinho, pesado e claro, mas o lado mais agressivo da música deles ainda parece meio "preso". É um ponto que pode ser melhorado no futuro, mas não chega a afetar demais o trabalho musical deles. E a arte retrata bem a proposta contida no título: somos todos prisioneiros de nossos próprios pesadelos.

O ponto forte do METALIZER é o fato que a música flui deles. Não temos a impressão que eles estavam ouvindo um disco de referência para compor, o que seria clonagem. Não, percebe-se nos arranjos que a música deles é assim porque é desta forma que tem que ser. É como eles são, e pronto.

Em termos de canções, eles capricharam. O disco é bem homogêneo, mas seria covardia não dar uma menção especial à "Weapons of Metalization" com seus arranjos ótimos de guitarras; à veloz e furiosa "A Bridge Across Time and Space" e um trabalho de baixo e bateria fortíssimo, fora belas mudanças de tons dos vocais (o rasgado irônico à lá "Zetro" Souza dá espaço a passagens limpas ótimas), e lindas melodias tradicionais no solo de guitarra; à insanidade agressiva de "Still Alive"; à diversificação de ritmos encontrada em "Cause and Effect"; à Thrash'n'Roll "Zombified Generation" (um lado mais MOTORHEAD aparece claramente, aquele jeitão despojado e intenso de se tocar); e à intensa e mais cadenciada "Wake Up" (uma bela aula de interpretação dos vocais. Se sente algo de CANDLEMASS no jeito de Sandro cantar). 

Enfim, o METALIZER volta mais maduro, forte e pesado, sem deixar de lado suas raízes. E "Your Nightmare" é um ótimo álbum, que é capaz de agradar até o mais exigente dos fãs de Thrash Metal.

A diversão é garantida.

Em tempo: após gravarem "Your Nightmare", a banda recrutou Edson Ruy para a outra guitarra, logo, preparem os pescoços para o torcicolo nos shows da banda.











Músicas:

01. Weapons of Metalization
02. My Cage 
03. Street Dog 
04. A Bridge Across Time and Space 
05. Still Alive 
06. Cause and Effect 
07. Zombified Generation 
08. Wake Up 
09. Preacher of Hate 
10. Life is Your Nightmare 


Banda:

Sandro Maués - Vocais
Douglas Lima - Guitarras
Nilão Pavão - Baixo
Thiago Cruz - Bateria 


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):