19 de nov. de 2014

Contempty - Gaping Deception in Guiltless Eyes (EP)

Independente
Nota 8,5/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


É incrível como, vez por outra, temos a oportunidade de encontrar bandas que, se por um lado não chegam a inventar nada de inovador, conseguem soprar uma vida toda própria em vertentes já muito desgastadas pelo uso excessivo. E falando em termos de Doom/Death Metal, a cena brasileira ainda guarda algumas ótimas bandas, capazes de realmente fazer trabalhos relevantes, em uma época em que o público do gênero está bem diminuído (mas não inexistente). E como é ótimo ver uma banda como o quinteto CONTEMPTY, de Rio Pomba (MG), que chega com seu primeiro trabalho, o EP " Gaping Deception in Guiltless Eyes".

Lançado de maneira independente, o EP surpreende por vermos uma banda que segue a linha de bandas como ANATHEMA e PARADISE LOST de seus primeiros e mais seminais trabalhos, quando ainda se sentia em ambas o peso do BLACK SABBATH aliado à vozes guturais e vocais limpos agonizantes. Aqui, o peso é mamutesco e opressivo, embora existam alguns momentos mais rápidos nos níveis do Death Metal tradicional em termos de velocidade. Vocais que se alternam entre guturais, timbres mais seco e limpos, belos riffs de guitarra, boas incursões de teclados (que dão realmente aquela atmosfera soturna necessária ao gênero), baixo e bateria com peso e boa técnica. Esses caras prometem muito!

Contempty
Em termos de produção, verdade seja dita: ela é um pouco oca e carece de peso em certos momentos, mas fazer um trabalho independente é sempre bastante difícil, ainda mais no Brasil, onde o valor de profissionais de ponta costumam ser altos. Mas não se preocupem: a qualidade aqui oferecida está muito longe de ser ruim, pois se ouve os instrumentos com clareza. Só não é a melhor possível, mas se percebe que Fabiano Andrade (que mixou e masterizou o disco) fez o melhor que pode.

É na parte gráfica que poderia ter sido feito um trabalho um pouquinho melhor, pois as fontes escolhidas para o encarte realmente dificultam bastante a compreensão do que está escrito. Apenas isso, enquanto o lado artístico é bem antenado com sua proposta sonora, embalado em uma capa dupla semelhante aos antigos discos de vinil.

E é quando ouvimos o trabalho que a banda realmente mostra todo seu ótimo potencial.

"Gaping Deception in Guiltless Eyes" é tenebrosa, azeda e introduzida por sons fúnebres de teclados e acordes limpos das seis cordas, enquanto vocais soturnos e agonizantes vão declamando, e então, entram guitarras distorcidas e vocais urrados, deixando a canção abrasiva e pesada, com um andamento soturno e vocais se alternando, e tomem algumas boas variações rítmicas. "The Harpist" é um pouco mais tradicional em termos de Doom/Death Metal, com teclados sombrios e riffs secos, mais alguns momentos agressivos e outros climáticos (além de um solo de guitarra muito bom). E "Lifeless" é pesada e opressiva de doer os ossos, algo que mistura a força de teclados opressivos e peso descomunal, com baixo e bateria mostrando seu valor. E todas elas muito bem trabalhadas, necessitando apenas de uma polida a mais (coisa que ensaios e estrada farão).

Em três canções, o CONTEMPTY mostra que tem muito a oferecerm e o melhor: todo o potencial da banda ainda não está de todo à mostra, logo, o futuro da banda deve ser brilhante.

E podem ir no Bandcamp da banda e baixar o EP, que está disponibilizado de forma gratuita para todos.





Tracklist:

01. Gaping Deception in Guiltless Eyes
02. The Harpist
03. Lifeless


Banda:

Gil - Vocais
Tony Reis - Guitarras
Cleyton - Baixo
Anderson - Teclados
Joe - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):