24 de out. de 2014

Resenha: Woslom - DestrucTVision (DVD)

Wikimetal
Nota 10,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Quando se fala em DVDs, é quase sempre caem em dois casos clássicos: ou temos shows ao vivo (o que é muito útil, já que podem sanar a nossa sede por apresentações históricas de muitas bandas, como é o caso de "Live After Death", do IRON MAIDEN), ou então, coletâneas de vídeo clips com alguns documentários (e são muito válidos também. Vide o excelente trabalho do NERVOCHAOS com o Boxed Set "17 Years of Chaos" de 2013 e no CD + DVD "The Art of Vengeance", lançado há alguns meses). Mas poucas ousadias eram feitas em outros sentidos. Eram, já que o quarteto Thrasher WOSLOM, de São Paulo, mostrou que pode-se inovar sempre com "DestrucTVision", seu primeiro DVD.

Antes de ir mais a fundo no trabalho, falemos um pouco aos que conhecem pouco o grupo. O WOSLOM pratica um Thrash Metal clássico bem trabalhado e com boas melodias, nos moldes de bandas como METALLICA, TESTAMENT e MEGADETH antigos, mais voltados àquela sonoridade anos 80 do estilo em sua vertente mais trabalhadas. Mas caros leitores, não se iludam: o quarteto não tem cheiro de mofo, muito pelo contrário. Os rapazes sabem colocar sua personalidade (que é bem forte) em seu trabalho, bastando ver que os riffs e solos tem uma cara bem deles (Rafael Iak na guitarra solo e Silvano Aguilera na guitarra base mostram um entrosamento incrível), enquanto a cozinha rítmica de Fernando Oster (bateria) e Chicão Stanich (baixo) é pesada e técnica, e os vocais são colocados de uma forma bem diferenciada do que vemos nos 80 ou hoje em dia (O timbre agressivo de Silvano é ótimo e único). O WOSLOM não é uma cópia de forma alguma, e muito menos tem aquela aura bolorenta que muitos adotam, fazendo uma música vibrante, cheia de vida e energia, e como dito, com muita personalidade.

Bem, agora podemos falar de "DestrucTVision" como ele merece.

Woslom (ainda com Chicão)
O DVD é quase que uma versão áudio-visual de seu segundo e mais recente álbum, o excelente "Evolustruction". As músicas são as mesmas (tirando o cover para "Breakdown", do MAD DRAGZTER, que não está presente no DVD), até mesmo na ordem, mas com um uma idéia muito interessante: 5 das 8 faixas são lyric videos, ou seja, vídeos com as letras das músicas com imagens geradas por computador, cada uma com cenas ancoradas nas letras de cada uma das canções!

Surpresos, caros filhos e filhas do Pai Marcão? Bem vindos a um novo mundo, que apenas os ousados e criativos podem nos apresentar.

A arte do DVD e design são trabalhos ótimos de Márcio Aranha (que fez a capa do DVD), Rodrigo Balan e Doug Dominicalli, que captaram o espírito despojado da banda, sendo usadas inclusive nos menus do DVD.

O trabalho no que tange os lyrics vídeos foi feito por várias empresas de animação e design diferentes. "Haunted by the Past" foi feito pela LiveSpot Films, com direção de Felipe Augusto e Otávio Augusto, com este último fazendo a direção de arte; "Pray to Kill" pela Sunrise Music, com direção e direção de arte de Tiago Kuurtz, design feito por Jean Michel da Designation Artworks; "River of Souls" e "Breathless (Justice's Fall)" são produções da Great Heights Design, com Anthony McGrace na direção de ambos, e no segundo, design e ilustração de Doug Dominicalli; "No Last Chance" é da CSMusic Video Produtora, com produção de Vinícius Hozara Nunes Dias (que já trabalhou em vídeos do LACERATED AND CARBONIZED, UNEARTHLYDARKTOWER, CONFRONTO, só para citar alguns). Cada um deles traz uma canção forte, com seus próprios méritos e cheias de sangue, suor e lágrimas dos "Evolustroyers" do Thrash Metal brazuca.

As outras três faixas são dos clips conhecidos: o hino "Evolustruction", que serviu para divulgar previamente o segundo CD, cujo trabalho primoroso de rendeu muitos elogios ao grupo (fora a presença de Getúlio, a Jibóia mais conhecida do Brasil, e que esteve presente no evento de lançamento do DVD. Todo mundo tirou uma casquinha dele); a ótima "New Faith", outra faixa matadora, com um vídeo muito bem pensado, usando elementos sobre várias formas de religiosidade entremeadas por cenas da banda tocando; e o excelente vídeo para "Purgatory", usando imagens de filmes envelhecidas, também entremeadas por cenas da banda tocando (também envelhecidas) só que tudo muito soturno, antenado com a proposta do vídeo em si.

Acabou?

NO WAY!


Woslom (com André)
Ainda temos versões ao vivo em estúdio para "Breathless (Justice's Fall)" e "Haunted by the Past", ambas captadas ao vivo no Espaço Som, em São Paulo, onde a banda ensaia. A produção é da LiveSpot Films, com direção de Felipe Augusto, e as câmeras são do próprio Felipe, Otávio Augusto e Raphael Monteiro, e com mixagem, masterização de Léo Liolino e Lucas Gatti. Ambas as faixas estão com excelente qualidade sonora, e são uma prova que a banda não perde sua potência sonora quando estão se apresentando. Pelo contrário: o WOSLOM sempre busca levar para os seus discos aquilo que faz ao vivo (como o Pai Marcão aqui já teve a felicidade de comprovar in loco).

Logo depois, temos uma entrevista da banda para o Wikimetal com os apresentadores Rafael Masini e Nando Machado. Ela serve para entendermos a longa história do grupo (são 17 anos de carreira), seu desenvolvimento, aventuras e desventuras, suas lutas. Inclusive, Fernando fala sobre o lançamento deste DVD.

E para fechar com chave de Metal o DVD, temos um slideshow, uma galeria de fotos do grupo, com "Evolustruction" como fundo musical. Todas vindas das sessões das gravações dos vídeos de "Purgatory" e "Evolustruction", algumas mostrando os bastidores. E antes que pergunte, sim, o Getúlio aparece de novo!

Mais um belíssimo trabalho do WOSLOM, fechando um ciclo, já que após o lançamento do DVD, o baixista Francisco saiu da banda, indo se dedicar a outros projetos. Então, nos resta parabenizar aos "Evolustroyers" por mais esta jóia preciosa que nos concederam, bem como dar as boas vindas ao André Mellado, o novo baixista, efetivado há poucos dias.

Item mais que obrigatório, e um dos melhores DVDs do ano.







Tracklist:

01. Evolustruction  
02. Haunted by the Past  
03. Pray to Kill  
04. River of Souls  
05. No Last Chance  
06. New Faith  
07. Breathless (Justice's Fall)  
08. Purgatory

Ao vivo:

09. Breathless (Justice's Fall) 
10. Haunted by the Past

11. Entrevista para o Wikimetal

12. Slideshow


Formação:

Silvano Aguilera - Guitarra base, vocais
Rafael Iak - Guitarra solo
Francisco "Chicão" Stanich - Baixo
Fernando Oster - Bateria


Contatos:

Metal Media (Assessoria de Imprensa)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):