6 de out. de 2014

Resenha: Pelvic Meatloaf - Stronger Than You (CD)

Independente
Nota 9,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


É incrível como temos, em nossas vidas na cena Metal, a capacidade de desconhecer bandas veteranas. Isso é para que vejamos o quão pequenos somos diante da realidade, do mundo em que vivemos. Nunca conheceremos todas as bandas que surgem vez por outra, mas isso não quer dizer que elas não são boas, longe disso. É surpreendente ver o quanto o Underground tem para dar. E sabendo disso, é um prazer ter em mãos um CD como "Stronger Than You", da banda norte-americana PELVIC MEATLOAF.

Surgido em 1990 em Phoenix (Arizona), e destilando uma mistura do HC mais lento e ríspido à lá HATEBREED com a fúria e impacto do PANTERA da época do "Vulgar Display of Power", mais alguns elementos próprios e influências modernas, é claro que a banda agrada logo de cara, pois sua música nos pega pelos ouvidos logo de cara, causando pogo desenfreado e aquela vontade de dar um mosh na poltrona de casa. Vocais urrados com maestria (mas com uma dicção bem clara), riffs de guitarra técnicos e empolgantes (e alguns solos aparecendo aqui e ali com boas doses de melodia), base rítmica compactada e técnica, exibindo um peso abrasivo intenso. Juntando todos esses elementos, é dor de pescoço mais que certa.

Byron Filson (guitarrista do grupo) produziu, fez toda a engenharia, mixou e masterizou o trabalho. E digamos de passagem que o resultado é impressionante, intenso e pesado como um mamute, mas com clareza e qualidade que nos permitem ouvir cada instrumento claramente no meio de tanta agressividade e peso. A arte, feita por Rich Fourmy (vocalista do grupo, que fez layout e design), com capa de Justin Weiss, mais a arte do selo feita por Jason Poulson, é tudo de uma intensidade e revolta bem claros, mas não algo niilista e sem sentido, mas firme e apontando nas direções certas. E isso dá corpo às letras do grupo, algo de agressivo e bruto contra vários aspectos destrutivos de nossa cultura.

Pelvic Meatloaf
Um dos pontos mais fortes da banda é que suas canções evitam, na maioria das vezes, transcender os 4 minutos de duração, permitindo assim que o ouvinte não fique cansado. Mas ao mesmo tempo, suas músicas possuem um dinamismo interessante, sempre com uma mudança rítmica ou algo inesperado (embora não seja tão abrupto), mas mantendo a acessibilidade musical constante em cada uma das faixas.

Destaques: a abrasiva "SkullCrusher", com seu andamento cadenciado e intenso, privilegiando bastante o trabalho de baixo e bateria; as duras e raçudas "Punishment" e "Stronger Than You", ambas com ótimos vocais gritados extremos, além de riffs fortes; a bruta "This Time" (outra onde a bateria se destaca bastante); "Scars", que começa melodiosa, antes de virar um soco direto no nariz de tanta rispidez; e a empolgante "Full Circle". Além delas, ainda temos uma versão acústica em violão e voz para "The Number of the Beast" do IRON MAIDEN, com aquele jeitão Country/Southern tão comum das bandas da região Sudoeste do país, de onde o PELVIC MEATLOAF vem.

Uma ótima banda, que merece uma atenção especial de todos os fãs de um som bem abrasivo, pesado, intenso e para deixar o pescoço doendo por dias.


Tracklist:

01. Sink
02. SkullCrusher
03. Punishment
04. Stronger Than You
05. Make You Suffer
06. Walk the Walk
07. This Time
08. Denial
09. Scars
10. Full Circle
11. Number of the Beast


Banda:

Rich Fourmy - Vocais
Byron Filson - Guitarras
Dejan Knezevic - Guitarras
Kelly Moore - Baixo
John Ogle - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):