22 de out. de 2014

Resenha: Joe Bonamassa - Different Shades of Blue (CD)

Nota 10,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


De vez em quando, é maravilhoso se desligar um pouco do universo do Metal e ir mais próximo às suas raízes, e ouvir o bom e velho Blues. Não é necessário dizer o quanto o Metal e o Rock são derivados do Blues, e mesmo existem algumas misturas bem salutares, que fazem bem os espírito e ouvidos, e por decorrência às nossas mentes. E um excelente trabalho que mostra a fusão Rock-Blues, chamado de Blues Rock, é o do guitarrista/vocalista norte-americano JOE BONAMASSA. Sendo fiel à raízes de seu trabalho, mas sempre com um olhar não tão convencional, "Different Shades of Blue", que acaba de ser lançado no Brasil pela Voice Music, é um dos melhores discos de 2014, sem sombra de dúvidas.

Como dito acima, o trabalho de Joe transita entre o Rock e o Blues, seguindo uma orientação próxima à escola inglesa do estilo (estamos falando de nomes como Eric Clapton, Paul Kossoff, e Rory Gallagher), logo, não estranhem se em alguns momentos tanto LED ZEPPELIN quanto CREAM venham à mente (estes dois são altamente influenciados pelo Blues). Além disso, o trabalho é de uma sofisticação absurda, e isso ainda reforçado pela presença de músicos de ponta como Anton Fig (baterista e percussionista que já tocou com Ace Frehley, Kiss, Sebastian Bach, Joe Cocker, Gary Moore, Joe Satriani e tantos outros), Lee Thornburg (conhecido trompetista que já esteve no CHICAGO, e toca com o SUPERTRAMP, fora trabalhos nos anos 70 com Wayne Cochran), e outros. Óbvio que o nível musical foi lá nas alturas, sendo que a dinâmica musical usada por Joe é algo fantástico, pois suas músicas fogem ao modelo convencional do estilo. Sim, ele se mostra extremamente criativo não apenas como excelente guitarrista, mas como um compositor de mão cheia.

Joe Bonamassa
A produção musical é assinada mais uma vez por Kevin Shirley (que no disco anterior, "Driving Towards the Daylight", além de produzir e mixar as músicas, ainda gravou guitarras, tamborim, piano e sinos. E aqui, novamente fez a mixagem), e gravado nos estúdios The Palms (Las Vegas, Nevada), NV e The Cave (Malibu) (a mixagem foi feita neste último), mais a masterização de Bob Ludwig no Gateway Mastering, em Portland (no Maine), óbvio que o produto final é bem sofisticado em termos de sonoridade. Cada instrumento está ali, audível, presente e forte, com timbres muito bem escolhidos. Mas o mais interessante é que tanta sofisticação não tirou aquela coisa mais orgânica e espontânea que o Blues Rock possui. Longe disso, muitas vezes o ouvinte tem a clara impressão que ouvirá um belo improviso acontecer (que devem ocorrer bastante nos shows). A arte dos Dennis Friel Art Studios é bem surrealista, mas muito bom e dá um corpo maravilhoso ao que ouvimos. E com um detalhe muito legal: na ficha técnica, ainda temos a descrição dos instrumentos e amplificadores usados por Joe no disco.

O trabalho de JOE BONAMASSA em relação às composições é perfeito. Mesmo sendo um ótimo guitarrista, suas bases e solos se prendem muito mais à vibração e feeling do Blues do que ao virtuosismo individualista. Óbvio que todos sabem que o trabalho é dele, mas se não soubéssemos desse detalhe, todos pensariam que temos uma banda como um todo, sem destaques individuais. E além disso, os arranjos mostram um conhecimento de quem entende do que faz com o gosto pela música que cria e toca. E o resultado final: deleite para nossos sentidos.

Óbvio que o CD se nivela por cima, sem dúvidas.

Após a introdução "Hey Baby (New Rising Sun)", temos a excelente "Oh, Beautiful" (um típico Blues Rock ganchudo e denso, e se repararem bem, sentirão os mesmos elementos musicais que são encontrados em obras seminais do Metal, como o "Led Zeppelin I", fora belos arranjos de bateria, excelente solo de guitarra e vocais macios bem bluesy) abre o CD de forma magistral, seguida da ganchuda e mais Rock "Love Ain't a Love Song" (belíssimos arranjos de sopros, ótima presença de backing vocals femininos e baixo mostrando um trabalho bem técnico), "Living on the Moon" e seus arranjos mais jazzísticos, além do típico Blues com jeitão de Mississipi de "Heartache Follows Wherever I Go" (com aquela vibração mais melancólica e andamento cadenciado). "Never Give All Your Heart" é mais a mais etérea e atmosférica (ainda com aquela levada de Blues, mas com um jeitão mais sofisticado e belos arranjos de baixo e no velho Hammond), enquanto "I Gave Up Everything for You, 'Cept the Blues" é o típico Blues'n'Roll (reparem bem no uso do piano e sopros, como eles dão uma engordada belíssima na canção). Já "Different Shades of Blue" é uma bela quase-balada sentimental (mais uma vez, o trabalho das guitarras e a voz agradável de Joe nos embalam e guiam de maneira gentil), enquanto "Get Back My Tomorrow" a é mais intimista (andamento ameno, boas variações de ritmo e a inclusão de backing vocals, teclados e elementos da música negra americana aqui são um must), e "Trouble Town" é outra com jeitão mais Jazz/Fusion bem acessível; e fechando, a balada bluesy "So, What Would I Do", mais uma vez pegando aquela carona no feeling "down the Mississipi river".

Assim, podemos aferir que JOE BONAMASSA é um autêntico Gentleman do Blues Rock, e não é à toa que é saudado como o futuro do gênero, como afirmado pelo The Howard Stern Show. "Different Shades of Blues" é a prova máxima disso.

Comprem logo, pois é um disco maravilhoso!



Tracklist:

01. Hey Baby (New Rising Sun)
02. Oh Beautiful!
03. Love Ain't a Love Song
04. Living on the Moon
05. Heartache Follows Wherever I Go
06. Never Give All Your Heart
07. I Gave Up Everything for You, 'Cept the Blues
08. Different Shades of Blue
09. Get Back My Tomorrow
10. Trouble Town
11. So, What Would I Do


Banda:

Joe Bonamassa - Guitarras, vocais
Michael Rhodes - Baixo
Carmine Rojas - Baixo
Anton Fig - Bateria, percussão
Lenny Castro - Percussão
Reese Wynans - Órgão, piano
Doug Henthorn - Backing Vocals
Melanie Willians - Backing Vocals
Lee Thornburg - Saxofone, trombone, arranjos de sopros
Ron Dziubla - Saxofone
Orquestra Bovaland - Cordas
Jeff Bova - Arranjos de cordas


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):