29 de ago. de 2014

Resenha: Yuri Fulone - When the Sky Meets the Earth (EP)

Independente
Nota 9,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Nem sempre as palavras conseguem traduzir o amálgama de sensações que certos trabalhos musicais nos trazem, devido muitas vezes à complexidade de muitos. São CDs que realmente são surpreendentes, que acabam por testar nossas concepções previamente estabelecidas. E o Pai Marcão aqui adora ser surpreendido, pois sempre é bom, dando a dimensão de como o Metal e o Rock como um todo estão sempre em grande evolução. E "surpreendente" é a palavra mais correta para usarmos ao lidar com o belo trabalho de YURI FULONE, já que o EP "When the Sky Meets the Earth" é uma obra de arte em termos musicais.

Yuri compôs e tocou todos os instrumentos, com vocais feitos por Márcio Barrios e ainda cantou, e o seu trabalho pode ser classificado como Epic Power Metal, seguindo a linha de bandas como HAMMERFALL, GRAVE DIGGER e RHAPSODY OF FIRE, ou seja, belos arranjos, músicas dinâmicas, boas variações rítmicas e lindas orquestrações (onde o uso dos teclados lembra bastante a dinâmica do BAL-SAGOTH), mas evitando ser recorrente em velocidade (ela existe, mas não é constante). Assim, temos vocais elegantes (com timbres não tão agudos, mas elegantes), riffs de guitarras bem pensados e com peso (e solos nada exagerados), baixo e bateria bem trabalhados e ricos em andamentos bem feitos. E preparem-se para uma música elegante e cheia de vida.

Com produção de Rafael Agostino, com gravação, mixagem e masterização no estúdio 24h, podemos perceber que realmente a qualidade ficou bem esmerada, permitindo que os instrumentos soem claros e sem se embolarem. Cada arranjo está claro e audível na medida certa. E é gratificante ver um trabalho independente com um nível de qualidade assim (que poderia até ser melhor, mas já está muito bom). A arte, feita pelo próprio Yuri, ficou em um nível bem alto, com um trabalho para capa e encarte condizente com o conteúdo lírico.

Yuri Fulone
O ponto mais forte do EP, musicalmente, é sua coesão. As músicas soam preenchidas, como um todo, sem espaços, com arranjos bem feitos e timbres bem escolhidos. A dinâmica musical e uma boa diversidade de andamentos em cada canção é grande, logo, o disco não cansa nossos ouvidos.

O EP abre com a instrumental "Ancient", que vai aclimatando o ouvinte para a excelente e grandiosa "When the Sky Meets the Earth", cheia de arranjos orquestrais perfeitos, ótimos vocais e riffs de guitarra (além de uma dinâmica de andamentos fantástica). Seguindo, temos "Winter", uma canção mais épica com o andamento ameno e pesado, envolvente e com belíssimas vocalizações e teclados fantásticos. "Outlaws of Sherwood" é uma instrumental de teclados e bateria muito legal, lembrando um pouco o trabalho de New Age, muito legal (apesar de curta). Encerrando com chave de ouro, a épica e ótima "Red Knight", também com o andamento não tão veloz, belos corais e um clima épico envolvente.

Ótimo trabalho, ótima revelação, e esperamos que um álbum venha em breve.


Tracklist:

01. Ancient
02. When the Sky Meets the Earth
03. Winter
04. Outlaws of Sherwood
05. Red Knight


Banda:

Yuri Fulone - Todos os instrumentos
Márcio Barrios - Vocais


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):