29 de ago. de 2014

Resenha: Angry - Future Chaos (CD)

Tauil Entretenimento
Nota 9,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


O Thrash Metal brasileiro, a cada dia, tem mostrado sinais claros de que irá recuperar algo que detinha na época áurea do SEPULTURA nos anos 90: de ser considerado um jeito diferente de se fazer o gênero, o chamado "Brazilian Thrash Metal", e muitas bandas boas, que estão aparecendo enquanto lê estas palavras, mostram que tem banca e raça para ajudar nessa reconstrução. E um nome muito forte é do trio paulista ANGRY, de Mauá (SP), que chega com seu primeiro álbum, o destruidor de ouvidos e pescoços "Future Chaos".

Moderno, agressivo e violento, com belas pegadas velozes, a banda mixa influências do Thrash Norte-Americano (com umas levadas bem SLAYERANTHRAX em alguns momentos) e do modelo germânico (pegada bruta como o DESTRUCTION e uma técnica mais esmerada à lá KREATOR), mas com muita personalidade e melodias (que surgem bastante nos solos). E o melhor de tudo: sem soar retrógrado. O ANGRY realmente não está para brincadeiras, e sua música é bastante empolgante em seus vocais gritados, riffs intensos e agressivos (mas com técnica) e solos insanos (mas sem soar no esquema “alavanca-nota-alavanca”), base rítmica bem sólida (o baixo está muito seguro na marcação, e a bateria mostra-se com ótima técnica, em especial nos bumbos). Resultado: pescoços doídos, gargantas inflamadas, mosh pit no quarto (se morar em apartamento, afaste-se da janela) em uma música forte e envolvente.

Gravado, mixado e masterizado nos Oversonic Studios, em São José dos Campos, sob a tutoria de Vagner Alba (que produziu o disco em parceria com o trio), a gravação mostra-se em um bom nível, sabendo ter uma boa timbragem sonora (bem escolhidos, digamos de passagem), algo essencial para os tempos atuais. Já a arte é bem legal, com a capa transpirando o conteúdo lírico ácido do grupo, encarte mais simples, mas que transpira a aura agressiva do grupo. Juliana Reis está de parabéns.

Angry
O que torna o ANGRY diferente de muitas bandas que usam da mesma sonoridade é justamente a concepção bem mais dinâmica em termos de arranjos musicais, pois isso evita que as músicas caiam no marasmo, soem iguais entre si ou cansem nossos ouvidos. É uma banda que busca seu espaço, sempre com muita personalidade e sem querer ser um clone de alguém, ou seja, mais do mesmo. E ainda temos a presença de Renato Habonyni na segunda guitarra, mais backing vocals feitos por Diego Armando, o próprio Renato, Juliana Reis (do MARTÍRIA), Jairo (do CHAOS SYNOPSIS) e Alex Rangel (do ATTOMICA).

Após a introdução “When Darkness Fall”, vem “The Night of Your Death”, uma faixa com boa técnica (especialmente da bateria, que chega a usar alguns 1X1 típicos do Death Metal em alguns momentos, fora belas viradas e bumbos), seguida pela bruta e abrasiva “Future Chaos”, música do vídeo de promoção, com andamento um pouco mais moderado (e alguns momentos mais velozes aqui e ali), e as guitarras se destacam, mostrando riffs fortes e densos (e a bateria exibe mais uma vez uma bela técnica). E mais belos arranjos das seis cordas são ouvidos na raivosa e veloz “Insanity” nos trás, com belos vocais à lá Tom Araya, e os mesmos elementos estão à mostra em “I See”. E mais ferocidade e velocidade são vistas em “Struck in the Past” (reparem bastante na força da base rítmica, responsável por variações ótimas). Um pouco mais seca, direta e veloz é “Suffocated by Despair”, com forte influência do Crossover à lá DRI, mas sem abrir mão da técnica (a bateria está fantástica). “Fear of Tomorrow” é mostra bem o mix velocidade-técnica da banda, alternado por momentos mais intensos e brutos. Fechando a conta da carnificina, temos “Last Day”, a canção mais longa do CD (passa dos sete minutos), mostrando uma bela alternância de climas (inclusive com um momento bem mais calmo durante o solo de guitarra), e na canção, baixo e guitarras mostram uma força absurda.

O disco é todo muito bom, embora existam pontos nos quais a banda pode melhorar ainda mais, mas já estão em um nível ótimo.

Bela revelação, e um disco de dar torcicolos!



Tracklist:

01. When Darkness Fall
02. The Night of Your Death
03. Future Chaos
04. Insanity
05. I See
06. Struck in the Past
07. Suffocated by Despair
08. Fear of Tomorrow
09. Last Day


Banda:

Diego – Vocais, baixo
Alex – Guitarras
Ricardo – Bateria


Contatos:

Metal Media (Assessoria de imprensa)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):