15 de ago. de 2014

Resenha: NervoChaos - The Art of Vengeance (CD+DVD)

Nota 10,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Existem duas correntes sonoras bem delineadas no Metal: aqueles que buscam sempre evoluir de um disco para o outro, mostrando novas facetas de seu trabalho, e aquelas bandas que mantém os pés firmes no próprio estilo. No segundo grupo, temos aqueles que ainda conseguem, dentro das fronteiras que eles próprios delineiam para seu trabalho, nos mostrar cada vez vigorosos e como se fosse algo novo. E a cada lançamento novo, o NERVOCHAOS, quarteto de Death Metal de São Paulo, nos surpreende um pouco mais. E se preparem, pois "The Art of Vengeance" é um disco realmente infernal!

Imaginem a banda ainda trilhando o caminho do Death Metal puro, direto e simples de antes, mantendo sua identidade, mas una a isso a solidez de uma formação sólida que está unida há quatro anos, mais algumas influências extremas que se aglutinaram ao grupo. Sim, o quarteto não só está soando mais coeso que em "To The Death", mas mais agressivo e ríspido, e o melhor de tudo é que sua sonoridade está revigorada. Nos momentos mais rápidos, é arrasador, e nos mais refreados, pesado e azedo. Os vocais estão extremamente guturais (embora alguns vocais um pouco rasgados apareçam de vez em quando, dando um tempero a mais ao som do grupo), os riffs estão mais maciços que antes, e os solos eficientes, o baixo continua bastante técnico, e a bateria tenha evoluído bastante, com maior diversidade nos andamentos. Mas não se precipitem: é o mesmo NERVOCHAOS de sempre, só um pouco mais evoluído.

A produção do disco ficou a cargo de Alex Azzali (bem conhecido por seu trabalho com bandas como ANCIENT, MORTUARY DRAPE, IMAGO MORTIS, entre outros), com a engenharia feita por Felipe Eregion (vocalista/guitarrista do UNEARTHLY) e Daniel Escobar (guitarrista do SAVANT e VOCIFERAX), e essa turma toda reunida nos Estúdios HR no RJ conseguiram criar uma sonoridade mais seca e pesada, o que ajuda a dar um brilho todo próprio a cada instrumento. E a arte simples de Marco Donida (sim, o guitarrista do MATANZA, ENTERRO e HELLSAKURA) deu uma cara bem "Old School" ao trabalho do quarteto, algo bem semelhante aos primeiros trabalhos de Death Metal dos anos 90.

NervoChaos
Outro ponto forte do CD é justamente a parte dos arranjos. O quarteto realmente esmerou bastante na parte de arranjos, e sua música está bem mais sólida, mais compactada, que antes. Se em "To The Death" a banda havia atingido um nível alto, agora eles subiram ainda mais. E isso em canções um pouco mais curtas.

Em 12 faixas de puro amassa-crânios, não há muito o que ser dito ou destacado. O disco é homogêneo do início ao fim.

"The Harvest" é uma faixa de abertura brutal, e embora seja bem tradicional, alguns pontos mais trabalhados surgem nas guitarras e linhas de bateria. Em "For Passion Not Fashion", já podemos perceber um sopro de maior renovação em meio à velocidade, com um ótimo trabalho da bateria (é muito sensível a evolução de Edu) e vocais ótimos (Guiller está em ótima forma no CD todo, diga-se de passagem). Em "The Devil's Work" (faixa do vídeo oficial), o andamento já é mediano e pesado, evidenciando demais o trabalho de Felipe no baixo, com excelentes momentos mais cadenciados. "Betrayed" é uma faixa mais tradicional da banda, um Death Metal um pouco mais simples, onde as guitarras de Guiller e Quinho roubam a cena. Já "From Below and Not Above" é uma bem arrastada, azeda e recheada de momentos pesados e cativantes, como quando a banda dá uma leve acelerada durante os solos. A feroz "Blood Ritual" é outra com tempo mais mediano e o baixo aparece em meio à uma tempestade de riffs ganchudos e agressivos, assim como vemos os mesmos elementos em "Rotten Morality" (que tem uma acelerada perto do fim, e temos uma bateria perfeita em toda a música). "Shadows of Destruction" tem um jeitão de Death Metal sueco de raiz, bem envolvente e rica em vocais ótimos e ótimos arranjos de guitarras. E arranjos ótimos se fazem presentes também em "Ghost of the Past", especialmente em termos de riffs e boas mudanças de andamento. "What is Dead May Never Die" é outra faixa que começa mais tradicional à lá NERVOCHAOS (ou seja, pancadaria para todos os lados sem dó), mas surgem momentos não tão velozes, e o solo de guitarra está bem claro, bem diferente do que as bandas de Death Metal mais tradicionais fazem. "Legacy of Pain" é tradicional e com certos toques de Thrash Metal anos 80. E fechando, uma versão bem pessoal do quarteto para "Lightless" do HEADHUNTER D.C., uma faixa extremamente rascante e cadenciada (até perto de seu fim, quando a pancadaria estanca mais uma vez), com excelentes solos e vocais.

E como se não fosse muito, temos uma segunda parte: o DVD "Warriors on the Road II", uma sequência de "17 Years of Chaos" onde temos um documentário que abrange de "To The Death" até aqui, com depoimentos do início das carreiras de Guiller, Quinho, Felipe e Edu até chegarem ao NERVOCHAOS, e é bem legal ver a banda tocando alguns shows, com a participação de Daniel (primeiro vocalista da banda) no show de BH, Guiller participando nos vocais em uma banda para "Walk" do PANTERA em um dos shows na Argentina, e alguns momentos hilários durante a tour de divulgação do "To The Death", aos quais deixarei a descoberta para os leitores (até o Pai Marcão aqui aparece, de forma discreta, nos takes do Panzer Fest I. Procurem um gordo careca no público). Ainda temos dois shows, "Ao Vivo no Roça'n'Roll Festival" (em 03/03/2013)  e "Ao Vivo CCJ" (em 24/11/2013), com todas as músicas com ilustrações de identificação e ótima qualidade sonora e visual, captando bastante a força e impacto das apresentações da banda. Ainda há depoimentos sobre os tributos dos quais eles participaram (STOMACHAL CORROSION e HEADHUNTER D.C.) , e um documentário sobre a gravação do "The Art of Vengeance" (com depoimentos do produtor Alex e dos "Nervoguys"), mostrando o porquê da banda ter dado uma crescida em termos musicais.

Não dá, o NERVOCHAOS sempre faz além do que é necessário, e sempre nos brinda com obras de quilate inestimável.


Tracklist:

Disc 1 (CD):

01. The Harvest
02. For Passion Not Fashion
03. The Devil's Work  
04. Betrayed
05. From Below and Not Above
06. Blood Ritual 
07. Rotten Moralism
08. Shadows of Destruction
09. Ghost of the Past
10. What is Dead May Never Die
11. The Legacy Is Pain
12. Lightless

Disc 2 (DVD)

Warriors on the Road - Part 2
- Documentário da "To the Death" Tour
- Documentário da gravação dos tributos do STOMACHAL CORROSION e HEADHUNTER D.C.

Ao Vivo no Roça'n'Roll Festival:
01. To the Death
02. Infernal Words
03. Mighty Justice
04. Pazuzu is Here
05. Dark Chaotic Destruction
06. All-Out War
07. Mark of the Beast
08. Perish Slowly
09. Pure Hemp

Ao Vivo CCJ:
01. Dark Chaotic Destruction
02. To the Death
03. All-Out War
04. Infernal Words
05. Mighty Justice
06. Total Satan
07. Sheep Among Wolves
08. Perish Slowly
09. Pure Hemp


Banda:

Guiller - Vocais, guitarras
Quinho - Guitarras
Felipe - Baixo
Edu - Bateria


Contatos:

Metal Media (Nervo Press)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):