12 de jun. de 2014

Resenha: Mastodon - Once More 'Round the Sun (CD)

Reprise Records
Nota 9,5/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Falar do MASTODON como uma das bandas mais inovadoras e até mesmo exóticas dos últimos anos é chover no molhado, já que "The Hunter", de 2011, abriu as portas do mundo, e o quarteto de Atlanta (EUA) volta após três anos com o ótimo "Once More 'Round the Sun", seu mais recente trabalho.

Óbvio que "The Hunter" é uma pérola do Rock, mas o "Once More 'Round the Sun" tem seu próprio charme, pois mesmo sendo a mesma fórmula de seu antecessor, é um pouquinho menos minimalista e mais acessível que antes (devido às melodias estarem um pouco mais evidentes), mas mesmo assim, o quarteto ainda nos envolve com sua música sinuosa, forte, pesada, orgânica e de bom gosto. Os vocais continuam explorando timbres agressivos e suaves de voz normal, as guitarras mostram força e peso sempre com riffs ora mais simples, ora mais complexos, e em solos inspirados e cheios de melodias; o baixo não fica apenas na marcação, mas mostra técnica e muitas vezes uma veia jazzística acentuada, como ouvimos em "Asleep in the Deep", e a bateria continua pesada e bem variada. Em suma: é algo fenomenal em termos de musicalidade, mas a banda deu uma refinada muito bem esmerada em sua técnica.

Antes de tudo, é preciso dizer que o produtor Nick Raskulinecz soube realmente explorar bem os recursos da banda, bem como soube dar uma sonoridade um pouco mais encorpada e pesada ao trabalho musical do quarteto. É absurdo em termos de qualidade sonora, pois tudo está claro aos ouvidos desde os instrumentos aos arranjos musicais, mas pesado como um mastodonte!

A arte de Skinner (famoso por trabalhos surreais que remetem ao universo do terror quase abstrato) fez um trabalho ótimo, e em termos de MASTODON, que sempre nos surpreende com artes fora do usual, é mais um belo trabalho.

Mastodon
É desnecessário falar sobre o que ouvimos musicalmente, já que a essência musical do MASTODON está intocada, apenas trabalhada em uma forma um pouco mais simples que antes (eu disse "um pouco", logo, peço que não tenham idéias errôneas), os arranjos mostram uma preocupação estética grande, especialmente em termos melódicos, já que "Once More 'Round the Sun" soa bem menos furioso que antes, buscando abranger um público mais amplo, mas sem deixar suas características prévias de lado. Apenas ouvimos uma faceta nova deste belo diamante musical.

O disco inteiro é muito bom, sem dúvidas, mostrando que o quarteto não perdeu a mão na hora de compor. "Tread Lightly" mostra que o grupo continua soando pesado e forte, mas não tão técnico como antes, mas ouçam como as melodias vocais e a bateria estão ótimos), "The Motherload" tem belo refrão grudento e de fácil assimilação. Ainda temos a pesada e sinuosa "High Load", a melodiosa e trabalhada "Once More 'Round the Sun" (aqui já vemos algo do grupo em sua fase mais minimalista surgindo). "Chimes at Midnight" já mostra a banda mais seca e agressiva (reparem que mesmo a técnica instrumental é bem mais presente, especialmente pelo baixo e pela bateria), enquanto "Asleep in the Deep" é mais introspectiva, com belos toques dos anos 70 e belos arranjos dinâmicos entre guitarra e vocais (mas se acompanhar com atenção, como a base está variada e apresentando tempos quebrados ótimos) e "Feast Your Eyes" é mais ríspida (mas como eles abusam da técnica!). "Aunt Lisa" possui momentos calmos e outros mais agressivos (graças aos vocais e à participação das meninas da banda Punk THE COATHANGERS). Em "Ember City", voltamos a ter uma música que mixa momentos introspectivos e acessíveis, mas com alguns arranjos mais técnicos aqui e ali. "Halloween" é mais uma música com uma pegada mais acessível, sem perder o estilão do quarteto. E o disco se encerra com a longa "Diamond in the Witch House" (com participação de Scott Kelly, do NEUROSIS, mais uma vez nos vocais) mostra a banda pegando pesado, vaticinando à lá BLACK SABBATH, em um clima denso e soturno, mas em uma faixa mais seca e sem tanta técnica.

O MASTODON mostra mais uma vez que pode ser um dos grandes nomes do Metal atual. Cacife e música para isso, eles tem, e muito.







Tracklist:

01. Tread Lightly
02. The Motherload
03. High Road
04. Once More 'Round the Sun
05. Chimes at Midnight
06. Asleep in the Deep
07. Feast Your Eyes
08. Aunt Lisa
09. Ember City 
10. Halloween
11. Diamond in the Witch House


Banda:

Brent Hinds - Guitarras, vocais
Bill Kelliher - Guitarras, backing vocals
Troy Sanders - Baixo, teclados, backing vocals
Brann Dailor - Bateria, backing vocals


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):