8 de jun. de 2014

Resenha: D.A.M - Phantasmagoria (EP)

Independente
Nota 9,5/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


É incrível como certas bandas são imensamente criativas e nos dão trabalhos ótimos. E o D.A.M. de Belo Horizonte (MG) volta à carga com mais um ótimo trabalho, o fantástico EP "Phantasmagoria"

Lançado um ano após "Tales of the Mad King", já se percebe que o trabalho do grupo deu uma amadurecida. Agora, todas as influências musicais de seu Melodic Death Metal estão mais concisas, mais pesadas e bem exploradas. Ou seja: quem já gostou do primeiro trabalho, não irá reclamar desse, muito pelo contrário. As comparações com bandas como CHILDREN OF BODOM podem aparecer, mas o trabalho do grupo é um pouco mais seco e com mais influência de música clássica. A mistura de vocais urrados, ótimos riffs e solos, teclados excelentes e base rítmica pesada são um deleite aos nossos ouvidos, e a música é de primeira.

Guilherme Alvarenga (D.A.M.)
A produção ficou muito boa, bem editada e com uma sonoridade bem limpa e seca, em um trabalho bem feito de mixagem e masterização pelas mãos de por David Fau do Best Plugins Studio. Ou seja, todos os instrumentos e arranjos estão bem claros, as músicas com vibração e peso necessários, e o trabalho soa como um só, sem variação de qualidade entre as seis faixas.

A arte de João Victor G. Costa (Jinn) é muito boa, deixando evidenciado claramente o teor musical/lírico do grupo.

As músicas que compõem o disco são sensacionais, longe de serem repetitivas ou enjoadas, evitando repetir arranjos de forma infinita e cansarem nossos ouvidos, mas os arranjos buscam tornar cada momento uma nova descoberta.

"Banished from Paradise" abre o EP com o mesmo clima semi-épico apresentado em "Tales of the Mad King", só que mais seca e ríspida, com ótimo trabalho de bateria e teclados (que, ainda bem, não ficam servindo apenas de pano de fundo). Em "Fear (Lunar Body)", já vemos um direcionamento mais voltado ao Death Metal melódico puro e simples, com belos arranjos de guitarra e teclados, e mais alguns vocais limpos aqui e ali que casaram bem com a música. Já em "Phantasmagoria", vemos grandes arranjos de teclados introduzindo a música, antes de virar uma música com um andamento perfeito, que permite ver um trabalho muito precioso da base baixo-bateria. Em "Lord of Dreams" temos uma canção que exala fortes sentimentos, ainda mais evidenciado pelo uso de vocais limpos em alguns trechos. "Empty Silence (Solar Body)" é mais agressiva devido aos vocais e impostação de vozes, apesar dos belos arranjos de teclados melodiosos. E "End of Light" encerra o disco com chave de ouro, uma jóia de peso, agressividade e melodia muito bem balanceadas, onde as guitarras e os vocais roubam a cena.

Um disco ótimo, e que merece não só a audição, mas mesmo a aquisição, sem downloads ilegais. Não lesem as bandas, por favor.






Tracklist:

01. Banished from Paradise
02. Fear (Lunar Body)
03. Phantasmagoria
04. Lord of Dreams
05. Empty Silence (Solar Body)
06. End of Light


Banda:

Guilherme de Alvarenga - Vocais, teclados
Iz Castro - Guitarras, baixo
Edu Megale - Guitarras e solos em "Fear (Lunar Body)" e "End of Light"


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):