17 de dez. de 2013

NervoChaos - 17 Years of Chaos (Box)

Nota 10/10

Por Marcos Garcia


Bem, não há muito o que dizer sobre o NERVOCHAOS que já não tenha sido dito antes, pois falamos de uma das bandas mais lendárias do underground brasileiro, calejados por muita estrada (turnês pela América do Sul, Europa e Ásia, Europa inclusive), cinco discos de estúdio, vários EPs, Demos, Splits, um disco ao vivo, um split DVD ao vivo, e enfim, a banda chega com seu Box com dois DVDs e CD "17 Years of Chaos", uma homenagem aos anos de estrada do grupo. E se preparem para mais uma brutal tijolada do mais puro e duro Death Metal Old School.

Edição de imagem e som perfeitas (e nas canções ao vivo, não vê-se nenhum tipo de overdub que retire a força e energia das apresentações da banda), em um trabalho de produção por parte de Cherry Taketani, arte gráfica primorosa (Lauro Nightrealm, no CD e no DVD 1, e Estênio "Napalm", no DVD 2, realmente fizeram um trabalho excelente de design), em uma embalagem Digipack muito bonita, com um encarte contendo uma biografia do grupo, informações adicionais, e muitas fotos. 

E podem preparar a cerveja, os sanduíches e expulsem todos de casa quando forem ver o trabalho, pois a diversão é mais que garantida!

Como dito acima, são dois DVDs. "17 Years of Chaos", o primeiro, é um extenso e ótimo documentário narrando a história da banda, explicando cada um dos muitos eventos de sua longa estrada, desde quando houve a ruptura do SIEGRID INGRID, passando pelas muitas mudanças de formação (sempre sem omitir fato algum, desfazendo qualquer idéia errada sobre as razões de tantas mudanças nesses anos todos de luta), os lançamentos dos discos (inclusive com comentário de produtores e técnicos que trabalharam com o grupo), as participações especiais em seus discos (inclusive com comentários de vários artistas nacionais e internacionais que participaram deles), as turnês, depoimentos de vários músicos conhecidos na cena sobre o NERVOCHAOS (como Vitor do VOODOOPRIEST, Eregion do UNEARTHLY, Pompeu do KORZUS e Zhema do VULCANO), e ainda depoimentos, um escrito por Quinho e um falado por Edu. Uma das coisas que ficam mais evidentes são as experiências aprendidas na estrada, tanto as agradáveis quanto as ruins (sempre aquele promoter que te dá tapinhas nas costas, mas que não cumpre os acordos feitos). E obviamente isso regado à muita música, óbvio, sempre ambientadas com cada época enfocada. Ah, sim: as animações brancas em fundo preto são impagáveis! E ainda não mencionamos os clipes de "Putrid Pleasures" e "Cold Feelings", ambos retiradas em um show antigo, na época em que eles ainda eram um quinteto.

O segundo DVD, "Warriors on the Road", já abrangem toda a produção de seu disco mais recente, "To the Death", com depoimentos de Cherry (do HELLSAKURA), Jão (RATOS DE PORÃO), Antônio Araújo (KORZUS), e Zhema (VULCANO), fora citarem Ralph Santolla que também participou, além de Alex Azzali, que fez o trabalho de mixagem e masterização do CD. E também temos várias filmagens e shows abrangendo a "To the Death Tour", sejam no Brasil, sejam em vários países de fora, e aí começam não só faixas ao vivo, mas vários comentários, inclusive alguns que servem para alertar muitos que a vida na estrada não é apenas de coisas boas e festas, mas também de muitos espinhos. Mas não podemos deixar de frisar o bom humor e brincadeiras que ocorrem na estrada. E ainda temos o clip para "Pure Hemp" (entremeada de takes ao vivo e da banda nos bastidores) e a versão ao vivo para "Cold Feelings" com a formação atual.

E como se não bastasse, ainda temos o CD "17 Years of Chaos", que tem quatro faixas gravadas ao vivo no Hangar 110 (na turnê do "To the Death", óbvio), captando a sonoridade de grosso calibre do grupo, e mais um bônus para os fãs: as faixas de cada uma das três Demos do NERVOCHAOS, resgatando um pouco de seu passado, permitindo aos fãs a visualização de sua evolução musical nesses anos todos (mas sempre com a fidelidade à sua vocação extrema).

Um ótima e brutal comemoração.


Tracklist:

DVD 1: 17 Years of Chaos (Documentário de 17 anos de história da banda)  

DVD 2: Warriors on the Road (Documentário da "To the Death Tour")

CD: 17 Years of Chaos (CD)

- Live to the Death (Live at Hangar 110, 2012)

01. To the Death 
02. Mark of the Beast
03. Sheep Amongst Wolves
04. Mind Under Siege

- Necro Satanic Cult (2004)

05. Cursed Soul 
06. Everlasting Death
07. Nailed to the Bed of Worm
08. Putrid Pleasures

- Disfigured Christ (2000)

09. Envy
10 . When the Mask Falls Down
11. Pure Hemp
12. Speechless

- Nervochaos (1996)

13. Lier, Loser
14. Pain Haze
15. Hate Your God
16. Hate Face


Banda:

Guiller - Vocais, guitarras
Quinho - Guitarras
Felipe Freitas - Baixo
Eduardo Lane - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):