27 de ago. de 2013

Patria/Xeper - Divide Et Impera

Drakkar Productions
Nacional
Nota 9,0/10

Por Marcos Garcia


O formato Split LP/CD anda meio em baixa no Brasil, já que hoje em dia, com os custos mais acessíveis, as bandas estão dando preferência por fazer trabalhos inteiros delas mesmas, mas fora do país, este formato ainda é muito usado, especialmente quando estamos falando em Black Metal. E é com imenso prazer que ouvimos o ótimo 'Divide Et Impera', Split CD com as bandas PATRIA (do Brasil) e XEPER (da Itália), que mostram toda suas forças.

Ambas focam sua sonoridade naquele Black Metal cru e soturno característico do início da "Second Wave", ou seja, nada de extremo virtuosismo (embora ambos apresentem boa técnica no que tange a execução), mas focam seus esforços em criar algo mais climático e mórbido, e assim, ambas as bandas mostram trabalhos muito interessantes, bem pesados, e um autêntico deleite para os fãs mas die hard do estilo.

O PATRIA (que se auto-produziu) fez toda sua parte de estúdio em Carlos Barbosa (RS) no PR2 Studio, enquanto o XEPER usou o Music City Studio, em Treviso (Itália), logo, ambos os trabalhos soam diferentes: o PATRIA soa mais bem acabado e bem cuidado, ao passo que o XEPER preferiu algo extremamente cru, mas ambos com bons resultados. A parte gráfica, comum a ambos, é bem simples mesmo, mas nem por isso ineficiente.

A parte que coube ao PATRIA tem cinco ótimas músicas, com destaque para as ótimas 'The Seal' (que foca bastante na velocidade, embora existam momentos mais lentos, com ótimos vocais e rifs bem fortes), a mais sortuna 'Oceans of Ashes' (com momentos cadenciados perfeitos, bem climáticos, como só eles sabem fazer), e a excelente 'Death of the Sun'. O XEPER chega com carga pesada em 4 faixas bem equilibradas, todas bem longas (exceto pelo 5 minutos de 'When Time Fails into the Abyss of the Eternal'), destacando-se a variada 'Imago Typhonis' (reparem nos vocais insanos, com inserts em italiano), e a ótima 'When Time Fails into the Abyss of the Eternal' (com riffs climáticos e velozes).

É, a Drakkar Productions está de parabéns por mais este ótimo trabalho, que realmente é um deleite aos fãs de Black Metal mais saudosistas, bem como aos mais novatos.



Tracklist:


PATRIA

Tracklist:

01. Twenty One Grams  
02. The Seal  
03. Ocean of Ashes  
04. Death of the Sun  
05. Forged by the Moonlight  


Formação:

Triumphsword - Vocais
Mantus - Todos os instrumentos

PATRIA

Contatos:



XEPER:

Tracklist:

06. Eleventh Omega Revelation  
07. Imago Typhonis  
08. When Time Fails into the Abyss of the Eternal  
09. Doctrine of the Oldest One  


Formação:

Guh Lu - Guitarras
Alekht - Baixo

XEPER

Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):