9 de ago. de 2013

Hecate Enthroned - Redimus (CD)

Blackend Records - Importado
Nota 9,5/10

Por Marcos Garcia


Uma das frases que este autor usa quase que constantemente em conversas com amigos e textos é "o Underground não é justo", e de fato, sejamos bem francos, ele não o é. Qual de nós nunca viu/ouviu uma banda que você pensou "por que cargas d'água estes caras não engrenam, se fazem um trabalho fantástico"?

Esse pensamento é um tormento constante, já que a resposta não é única, e pode até mesmo não existir, por mais que teorias mil surjam para tentar explicar tal fator. E uma das bandas que mais merece sair deste anonimato de injustiça é, sem sobra de dúvidas, o sexteto de Black Metal HECATE ENTHRONED, cujo último disco, 'Redimus', é uma obra-prima do estilo.

Naturais das cidades de Manchester, Wrexham e Bolton, este sexteto já teve membros de bandas de peso inglesas, como o CRADLE OF FILTH, e criam um híbrido de Symphonic Black Metal hiper agressivo e ríspido com muito de Death Metal, sabendo ser soturno quando necessário, mas sempre forte e pesado, sabendo alternar entre a velocidade extremada (onde as nuances de Death Metal em seu trabalho surgem mais claramente), e outros momentos mais arrastados. Os vocais oscilam entre o gutural terroroso e rasgados extremos harmoniosamente, as guitarras da banda mostram força em seus riffs e temas variados e pesados, baixo e bateria são entrosados e sabem soar pesados e técnicos na medida certa, e os teclados não servem apenas para criar a atmosfera soturna, mas mostram uma diversidade musical bem grande, dando um toque de refinamento ao trabalho bruto do grupo, e assim, o sexteto mostra que faz algo único, por mais que ainda se teime em compará-los ao CRADLE OF FILTH (quem conhece mesmo a banda, sabe que isso é uma comparação vazia).

A produção sonora de 'Redimus' (que vem do latim, e significa "nós retornamos") é bem feita, sabendo ser limpa o suficiente para que o trabalho instrumental do grupo não fique comprometido, mas ao mesmo tempo, consegue fazer com que a aura soturna da música deles fique evidente, soando pesado e bruto, mas sempre climático e denso. A arte, simples e montada sobre gravuras, é funcional e aumenta o clima denso e lúgubre de sua música, logo, é um aviso do que estão para ouvir.

Ao ouvir o disco, a impressão é que, mesmo depois de quase dez anos, 'Redimus' soa forte e atual, um disco bem atemporal, com um nível musical bem elevado, mostrando que os membros são ótimos compositores, mantendo o ouvinte preso ao disco do início ao fim, mesmo com uma música complexa e bem feita como a deles.

Não é simples destacar uma das faixas do CD, pois é bem homogêneo em termos de qualidade. Após a 'Intro', vem 'Soil of Sin' (bem agressiva, embora apresente momentos mais amenos, com ótimos vocais e teclados soberbos), e depois a não tão veloz e bem trabalhada 'Headhunter' (onde o entrosamento entre as ótimas melodias das guitarras e teclados ficam claro), cujo escopo se repete em 'No One Hears' (embora esta tenha mais agressividade). O disco segue com a mezzo climática e mezzo-bruta 'The Face of Betrayal' (com a base baixo/bateria mostrando um rico bojo técnico, e bons andamentos), a bela e soturna 'As Fire' (introduzida por violões Folk, até que vira uma faixa bem trabalhada, focada em peso e andamentos cadenciados empolgantes), a cativante 'An Eternal Belief (I Am Born Part III)' (observem como teclados e vocais guturais casam perfeitamente com as guitarras e teclados no início mais lento, e como a base rítmica mostra peso durante os momentos velozes, e temos a participação especial de Jason Mendonça, do AKERCOCKE, nos backing vocals). Violões Folk se fazem ouvir no início da ótima instrumental  'Morbeea', e depois ganham contornos de música espanhola, sendo uma preparação para a mórbida e cadenciada 'Redimus' (que não deixa de ser agressiva ou mórbida, com certos toques bem depressivos nos vocais sussurrados e momentos mais velozes). 'Choose Misathropy' (outra que alterna entre momentos amenos e outros bem agressivos) e 'Overriding Imagination' fecham o disco, mantendo o nível musical do CD bem elevado.

Após a audição, fica clara a injustiça que o grupo sofre, e por conta disso (e de mudanças na formação, tanto que a foto que colocamos abaixo é da nova formação), apenas agora, em 2013, a banda se prepara para lançar o sucessor de 'Redimus' por outro selo.

Esperemos que eles venham a ter mais sucesso, pois merecem, e enquanto o novo não sai, a audição de 'Redimus' é uma ótima pedida para aquecer os auto-falantes e nossos ouvidos.



Tracklist:

01. Intro
02. Soil of Sin
03. Headhunter
04. No One Hears
05. The Face of Betrayal
06. As Fire
07. The Shining Delight
08. An Eternal Belief (I Am Born Part III)
09. Morbeea
10. Redimus
11. Choose Misanthropy
12. Overriding Imagination


Formação:

Dean Seddon - Vocais
Andy Milnes - Guitarras
Nigel Dennen - Guitarras
Dylan Hughes - Baixo
Pete White - Teclados
Bob Kendrick - Bateria, Percussão
Jason Mendonça - Backing vocals em 'An Eternal Belief' (convidado)



Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):