1 de ago. de 2013

Carcass - Surgical Steel (CD)

Nuclear Blast - Importado
Nota 10/10

Por Marcos Garcia

2013 está sendo um ano de grandes surpresas, sem sombra de dúvidas, e uma melhor que a outra, já que desde janeiro, o que tem surgido de discos ótimos não dá para contar, e eis que mais uma banda experiente honra sua história e nos concede um trabalho ótimo: os ingleses do CARCASS, um dos pioneiros do Goregrind/Grindcore, Death Metal melódico e Death'n'Roll, após longo hiato de 17 anos sem discos de estúdio (inclusive com a banda parada entre 1996 e 2007), retorna à carga com 'Surgical Steel', e a Nuclear Blast tem o mérito de apostar na banda.

Bem, o CD mostra um grupo renovado e forte, vigoroso e destilando aquilo que se esperava deles, ou seja, uma volta ao estilo que ouvimos em 'Necroticism - Descanting the Insalubrious' e 'Heartwork', mas mesmo assim, a banda ganhou uma brutalidade ímpar, ainda mais que antes, sem perder a essência melodiosa de ambos os trabalhos. Os vocais de Jeff Walker estão cortantes e diferenciados da maioria das bandas de Death Metal, e seu baixo continua perfeito e bem trabalhado. As guitarras de Bill Steer mostram que ele, mesmo sem a companhia de Mike Amott ou outro guitarrista (Ben Ash entrou na banda após as gravações estarem terminadas), está firme e seguro tanto nos ótimos riffs (a criatividade dele está no ápice) quanto nos solos. O estreante Daniel Wilding, que antes só participou de apresentações ao vivo, mostra que realmente está no lugar certo, pois sua técnica se encaixa como uma luva na banda. Resultado: perfeição em forma de música!

Produzido por Colin Richardson, que foi o mentor da banda a partir do 'Symphony of Sickness', e com mixagem e masterização de Andy Sneaps, não há como a sonoridade da banda não soar intensa, pesada e agressiva, mas ao mesmo tempo, garantindo que cada mínimo detalhezinho dos instrumentos possa ser audível com facilidade. A capa, como se percebe claramente, é um "comeback" às raízes escatológicas do grupo, evidenciando que o ouvinte será submetido à uma bela cirurgia.

Musicalmente, 'Surgical Steel' nasceu clássico, já que não deve nada a nenhum de seus antecessores, e consegue inclusive ser superior a 'Swansong' justamente por resgatar o lado mais técnico e bruto da banda, com músicas inspiradas e bem espontâneas, empolgando do início ao fim e sendo um disco viciante em todos os aspectos. E não, não é possível dizer que uma ou outra faixa entre as onze que compõe o disco (embora ainda exista uma a mais no Digipack, 'Intensive Battery Brooding',  e 4 que foram gravadas e não utilizadas, que são 'A Wraith in the Apparatus', 'Intensive Battery Brooding', 'Zochrot', e 'Livestock Marketplace'.) é a melhor, pois cada uma com seu brilho todo particular.

Destacam nas primeiras ouvidas a curta e grossa 'Thrasher's Abbatoir' (com alguns toques que lembram o lado mais brutal de 'Heartwork', e Jeff mostra sua garra e forma de cantar bem características, ainda com a participação do ex-batera da banda, Ken Owen, nos backing vocals), a destruidora de pescoços 'Cadaver Pouch Conveyor System' (veloz e com bons toques mais melodiosos, sem deixar o peso e brutalidade de lado. E que ótimas guitarras!), a cadenciada e bem trabalhada 'A Congealed Clot of Blood' (reparem bem no trabalho de baixo e bateria fortes em meio ao andamento empolgante, e vocalizações muito bem cuidadas), a ganchuda 'Noncompliance to ASTM F899-12 Standard', (cujas bases e solos mostram que Bill Steer não pode sumir do Death Metal), a técnica 'The Granulating Dark Satanic Mills' (com toques bem leves do 'Swansong', pois há uma levada mais Hard'n'Roll anos 70 nela), a arrasante 'Captive Bolt Steel', que a banda havia liberado para download gratuito há alguns dias, e a longa e viciante 'Mount of Execution', onde mais uma vez Jeff mostra que seus urros não são apenas para disfarçar uma possível falta de técnica, já que a dicção e impostação de voz dele está perfeita. Mas como já citado acima, o CD é excelente do início ao fim.

Não dá para negar: o CARCASS voltou para ficar, e cravaram mais um disco perfeito em sua carreira brilhante.

Fortíssimo candidato a CD do ano!



Tracklist:

01. 1985
02. Thrasher's Abbatoir
03. Cadaver Pouch Conveyor System
04. A Congealed Clot of Blood  
05. The Master Butcher’s Apron
06. Noncompliance to ASTM F899-12 Standard
07. The Granulating Dark Satanic Mills  
08. Unfit for Human Consumption
09. 316L Grade Surgical Steel
10. Captive Bolt Pistol
11. Mount of Execution


Formação:


Jeff Walker - Baixo e vocais
Bill Steer - Guitarras e backing vocals
Daniel Wilding - Bateria
Ken Owen - Backing Vocals em 'Thrasher's Abbatoir' e 'Unfit for Human Consumption' (convidado)



Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):