5 de jun. de 2013

Obskure - Dense Shades of Mankind (CD)

Independente - Nacional
Nota 9
Por Marcos Garcia

Para aqueles que já tem um tempo longo ouvindo o Metal nacional, sabe o quanto o Nordeste de nosso país já gerou bandas de alto nível, e em todos os estados dessa região. E um nome já antigo na cena, que mantém acesa a velha chama é o veterano sexteto de Death Metal melódico e experimental (mas brutal e ríspido de trincar os dentes) OBSKURE, de Fortaleza (CE), e que após 15 anos, chega com o ótimo 'Dense Shades of Mankind', seu segundo Full Length.

O tempo entre 'Overcasting' (seu primeiro álbum) e este trabalho possui um Demo CD, um DVD e um EP, mas faltava a banda mostrar as caras de novo, e agora, mostram que este tempo de espera valeu a pena, pois o Death/Grindcore da banda, feito com técnica e melodias muito boas, sem tirar a brutalidade do grupo. Vocais urrados bem sacados, dupla de guitarras afiada em ótimas riffs e solos com doses fortes de melodia; base baixo/bateria firme e com boa diversidade técnica, e teclados muito bem postados. E tudo isso resulta em um trabalho musical muito pessoal, com muito peso e energia.

Produzido por Moisés Veloso e pelo próprio sexto, tendo todo o processo feito nos MV Studios, a produção é em um nível bom, com os instrumentos audíveis e a sonorização boa e crua, o que deixa o som da banda bem ríspido e cru, sem perder seu refinamento natural. Já a arte, feita por Gustavo Sazes, ficou muito boa, com uma capa insana e bem trabalhada, a parte interna do encarte bem feita e com letras bem legíveis, e tudo isso em um belo Digipack. Vale salientar aqui que este trabalho teve apoio da Prefeitura Municipal de Fortzaleza, por meio  do Edital de Incentivo à Música de lá. Sabendo como fazer, o próprio poder público auxilia no processo de criação de um disco.

E que CD!

O mix de agressividade bruta e crua da banda com melodias é muito bom, que sabe se equilibrar bastante, sem perder a essência extrema da banda, com vários pontos altos, como 'Christian Sovereign', uma faixa que começa climática, com belos teclados e clima terroroso, mas sem deixar de ter seus momentos ríspidos, graças aos vocais; a bem esporrenta e trabalhada 'Anxious Passage Relief', com riffs ganchudos e um trabalho ótimo de bateria; a opressiva e intensa 'Tension Eve Massacre', onde novamente a bateria mostra seu talento nos bumbos, solos fabulosos e os teclados dando um toque de classe; a empolgante e técnica 'Hidden Essence Rescue', com guitarras e teclados em um trabalho conjunto muito bem feito e a participação de vocais femininos (feitos por Claudine Albuquerque); 'Pieces from the Old Life', com seu trabalho bem diferenciado e base rítmica impressionante, mesmos elementos encontrados na furiosa 'From One Who Stopped Dreaming...'; 'Memories of a Recent Past', com sua riqueza de mudanças de andamento e vocais furiosos bem encaixados; e 'Vermin's Banquet', uma faixa curta e um pouco mais puxada para o Death Metal de raiz, ou seja, pauladas para todos os lados sem piedade. E como se não bastasse, ainda temos a parte multimídia, com o clip para 'Christian Soverein' (produzido por alunos do Rock.Doc de Fortaleza, curso este mantido pela Associação Cultural Cearense do Rock) e uma galeria de fotos do grupo. 

Um disco realmente surpreendente, que vale o investimento e nos faz desejar de todo coração que a banda não demore de novo para lançar seu próximo trabalho!


Tracklist:

01. Christian Sovereign
02. Anxious Passage Relief
03. Tension Eve Massacre
04. Hidden Essence Rescue
05. Unsticked  
06. Pieces from the Old Life 
07. From One Who Stopped Dreaming...
08. Barren Evolution 
09. Memories of a Recent Past
10. Vermin's Banquet


Formação:

Germano Monteiro - Vocais
Daniel Boyadjian - Guitarra solo e backing vocals
Amaudson Ximenes - Guitarra base
Jolson Ximenes - Baixo
Wilker D'Angelo - Bateria
Fabio Barros - Teclados
Claudine Albuquerque - Vocais em 'Hidden Essence Rescue'
Marcelo Barbosa - Guitarras on 'Unsticked'


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):