28 de jun. de 2013

Lordi - To Be or Not to Beast (CD)

Shinigami Records - Nacional
Nota 9,5/10

Por Marcos Garcia


Realmente, o mundo do Metal nos prega peças de vez em quando muito boas. E o quinteto LORDI, das frias terras da Finlândia, nos mostra o quanto podem surpreender com esse disco muito bom, 'To Be or Not to Beast', que a Shinigami Records, prestando mais uma vez um ótimo serviço aos bangers brazuca, acaba de pôr no mercado nacional.

É bem verdade que a banda usa trajes de monstros em fotos promocionais e em suas apresentações ao vivo à lá GWAR (só não nada tão nojento como os americanos), o que poderia confundir alguns fãs mais incautos, mas sua sonoridade é um Hard'n'Heavy vibrante e cheio de energia, com ótimos refrões e tudo que é indispensável ao estilo. Ou seja, este quinteto insano é adepto daquilo que chamamos de "Rock Horror', ou seja, algo muito teatral no palco, e no caso deste quinteto, uma música muito boa e agradável, com vocais roucos muito bons, guitarras com riffs bem compostos e ganchudos, baixo e bateria coesos e pesados, e teclados eficientes aclimatando o produto e tornando-o mais acessível. Traduzindo: um som bem pesado, que dá gosto de ouvir, mas acessível e contagiante.

Produzido, mixado e masterizado  pelo conhecido Michael Wagener (cujo nome está associado a trabalhos com bandas como MEGADETH, ACCEPT, RAVEN, HAMMERFALL, SKID ROW, entre tantos outros), é óbvio que o trabalho sonoro do disco está perfeito, com cada instrumento bem claro e aparente, sem deixar nenhum deles se sobressair acima dos outros, e ao mesmo tempo, sem tirar o peso da banda e sem mutilar a acessibilidade sonora do grupo.  A arte, concebida pelo próprio Mr. Lordi (vocalista da banda), está bem trabalhada e reforça a imagem de monstros e o tom de humor negro da banda. 

Se não se pode levá-los a sério pela imagem e letras, podem fazê-lo por sua música, que é de alto nível e envolvente, pois o CD de ponta à ponta é ótimo, com tudo para fazer sucesso em terras brasileiras com méritos próprios, uma vez que fora a acessibilidade, ainda conta em favor da banda a duração de suas músicas, evitando ultrapassar os 4 minutos.

A ganchuda e envolvente 'We're Not Bad for the Kids (We're Worse)' abre o CD, com a bateria mostrando um trabalho consistente e ótimos riffs, seguida por 'I Luv Ugly', outra que apesar de mais cadenciada, é bem contagiante e o ouvinte sairá gritando o refrão a plenos pulmões, além de ser permeada por riffs e teclados bem construídos. 'The Riff', faixa do vídeo oficial de divulgação (vejam, pois é extremamente legal!), já possui uma maior presença dos teclados, vocais bem postados e com um refrão bem grudento, o que a torna a faixa de trabalho do disco. Já 'Something Wicked This Way Comes' é mais refreada e pesadona, sobressaindo-se os vocais, que se liga sem interrupções à 'I'm the Best', que é uma ótima canção e um dos pontos altos do disco, com uma ótima levada Rock'n'Roll. 'Horrifiction' mantém o nível do disco, com suas variações entre momentos mais ríspidos e outros mais lentos, bem como a mais Rocker 'Happy New Fear' também faz, reparem bem na força do refrão. 'Schizo Doll' começa bem caótica, em uma mistura de riffs e teclados insanos, antes de virar um belo hardão pesado. 'Candy for the Cannibal' é uma canção bem forte e com belos momentos de baixo e voz. A pedrada irônica 'Sincerely with Love' é bem legal, mas recomendamos uma lida na letra para perceberem a ironia do título. Já 'SCG6: Otus' Butcher Clinic' é metade uma brincadeira eletrônica/industrial caótica, e a segunda metade é um solo de bateria gravado ao vivo em Paris, feito pelo finado baterista Otus (Tonmi Lillman, cuja causa mortis ainda é desconhecida), em um tributo à sua memória.

Realmente este disco surpreende bastante quem não conhece o ótimo trabalho do quinteto, e merece o investimento. Indicadíssimo à fãs de bandas como I, CHROME DIVISION e utras do ramo, mas é óbvio que estes monstros finlandeses irão pegar muitos outros com sua música.



Tracklist:

01. We're Not Bad for the Kids (We're Worse)
02. I Luv Ugly
03. The Riff
04. Something Wicked This Way Comes
05. I'm the Best
06. Horrifiction
07. Happy New Fear
08. Schizo Doll
09. Candy for the Cannibal
10. Sincerely with Love
11. SCG6: Otus' Butcher Clinic


Formação:

Mr. Lordi - Vocais
Amen - Guitarras
OX - Baixo
Mana - Bateria
Hella - Teclados



Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):