17 de mai. de 2013

Gutted Souls - Unconscious Automaton (EP)


Independente - Nacional
Nota 8

Por Marcos Garcia

Realmente, o Rio de Janeiro guarda algumas surpresas no tocante à música pesada como um todo, e o mais recente é o doentio quarteto de Brutal Death Metal GUTTED SOULS, de Duque de Caxias, que acaba de soltar o EP 'Unconscious Automaton', um verdadeiro torpedo de brutalidade que está mirando os ouvidos mais incautos.

O grupo, como citado acima, se especializa em uma música que transpira brutalidade sem medida contra tudo e todos sem tréguas, mas longe de ser algo simplista, já que a técnica da banda é muito boa, especialmente na bateria. Temos vocais urrados a extremo, riffs de guitarra bem pesados, solos que abusam de alavancas, base baixo-bateria técnica e bem entrosada, e isso tudo resulta em um som que, se por um lado não é original, por outro tem vitalidade de sobra, é bem espontâneo e com garra ímpar.

A produção do trabalho, feito por Wellington Ferrari e pela própria banda ficou artesanal, mas muito intensa e brutal, deixando os instrumentos, e compensa um pouco da inexperiência da banda (pois é apenas o segundo trabalho deles, depois de um Demo CD) com doses homeopáticas de energia em estado primordial. A parte gráfica é muito legal, com algumas referências às artes usadas por bandas do estilo da Flórida.

As faixas do EP são todas em um bom nível de composição, mostrando que eles ainda vão oferecer muito à cena Metal, pois sabem não só usar de uma velocidade extrema, mas também de momentos mais cadenciados e outros de velocidade moderada, como na destruidora de ouvidos 'The Undying Stars', com um trabalho ótimo da bateria, que esbanja boa pegada e bumbos animais; a mas tradicional (em termos de Death Metal) 'Psychopathic Ruler', com ótimos vocais; as variações de andamentos e riffs da insana 'Dancing to the Sound of the Powers That Be'; a pancadaria trincada de 'Words of Hate', que possui momentos mais cadenciados bem empolgantes. Além delas, temos as bônus de 'Mondo Psycho' e 'The Undying Stars', músicas em versão Demo, mas que se possuem gravações toscas, são verdadeiras explosões de agressividade musical.

Um bom EP de estréia, que prepara caminho para novas investidas da banda em um futuro que promete bastante.


Tracklist:

01. The Undying Stars
02. Psychopathic Ruler
03. Dancing to the Sound of the Powers That Be
04. Words of Hate
05. Mondo Psycho (Demo 2011)
06. The Undying Stars (Demo 2011)


Formação:

Iron - Vocais
Wellington Ferrari - Baixo e guitarras (estúdio)
Leandro Alves - Guitarras
Alexandre A.O.C.B - Bateria




Contatos:


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):