3 de mai. de 2013

Barbaria - Watery Gate (CD)

Independente - Nacional
Nota 9

Por Marcos Garcia

E eis que os bucaneiros do Metal nacional retorna à carga mais uma vez, e agora, finalmente, O BARBARIA chega com seu primeiro Full Length, 'Watery Gate', que irá fazer muitos andarem pela prancha, pois o disco é ótimo!

Aos que ainda não conhecem o trabalho do quarteto, eles seguem a linha do Power Metal alemão dos anos 80, na linha de bandas como GRAVE DIGGER e RUNNING WILD, mas de forma atualizada e musicalmente mais cru e pesado, e buscando realmente dar uma climática voltada aos piratas e seu universo, de uma forma que modistas fãs de 'Piratas do Carbe' nem conseguem imaginar. Vocais agressivos e que esbanjam vigor e energia, guitarras com riffs pesados e bem azedos, mas sem perder a melodia, especialmente nos solos, baixo e bateria com boa técnica e firmes nos andamentos, sem deixar buracos que sejam. E a banda não usa de uma técnica mirabolante, mas prefere fazer uma sonoridade bruta, privilegiando o conjunto.

Gravado no estúdio SIMC Music, em Piracicaba (SP), tendo na produção Tiago Sega, o disco soa mais bem gravado e melhor acabado que a Demo 'Under the Black Flag', embora ainda esteja crua, mas todos os instrumentos são audíveis e pesados, com seus devidos volumes. Já a capa é um primor de beleza, dando a aclimatação perfeita ao que espera o ouvinte.

E preparem-se para a abordagem, pois eles vieram com tudo!

'Watery Gate' é um discão em termos de composições, com um bom nível, e sabendo não ser um disco cansativo, pois a banda não faz músicas de um fôlego só, e assim, temos um CD bem homogêneo.

O CD abre com 'Blackbeard', que tem uma intro melódica, para então virar uma verdadeira amassa-crânios de peso e agressividade, com ótimos riffs e vocais com dicção explendorosa, com um refrão intenso; depois, temos a pesada e mais cadenciada 'The Piper', com ótimo trabalho de bateria e baixo, tendo os mesmo elementos a ótima 'Buccaneers'; já 'Watery Gate' é aquele típico Power Metal com andamento mais moderado e empolgante, com belíssimo trabalho de baixo e vocais aburdos; a longa e emocionante 'The Flying Dutchman', uma pedrada Heavy/Power com andamento mais cadente e intenso, versando sobre a lenda do Holandês Voador, o barco fantasma das lendas (que foi usado no filme. A lenda é bem antiga, e referência relativamente comum na cultura Pop, logo, não confundam as coisas e achem que a banda está nessa por conta do filme); a pedrada agressiva de 'Under the Black Flag', já bem conhecida devido ao primeiro Demo CD, só que aqui está mais bem gravada e pesada, com ótimas guitarras; a climática 'Cut Throat Island', onde existem momentos de peso e agressividade se mesclando a outros mais densos e emotivos; e 'Merciless' com um certo toque de peso e elegância à lá MAIDEN, com ótimas bases e solo muito bom.

Eles chegaram para conquistar, e vocês, caros leitores, serão os próximos a ingressarem na tripulação desta embarcação, e por opção própria!

Um dos discos do ano em termos de bandas nacionais, com certeza, e que pode ser ouvido aqui, e mesmo baixado por algum tempo.




Tracklist:

01. Blackbeard
02. The Piper
03. Buccaneers
04. Watery Grave
05. The Flying Dutchman
06. Under the Black Flag
07. Cut Throat Island
08. Merciless


Formação:

Draco Louback - Vocais
Marcelo Louback - Guitarras
Carlos Veraart - Baixo
Anderson Gomes - Bateria



Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):