3 de mar. de 2013

Vomitory - Carnage Euphoria (CD)



Shinigami Records - Nacional
Nota 8,5

Por Marcos Garcia

Um dos nomes mais underground da cena sueca de Death Metal, o VOMITORY, banda contemporânea de DISMEMBER, ENTOMBED, UNLEASHED e outras daquela primeira leva do Sweden Death Metal, infelizmente anunciou o encerramento de suas atividades para o final do ano de 2013, mas nem por isso devemos deixar de apreciar seus ótimos trabalhos, sendo que um deles, 'Carnage Euphoria', acaba de ganhar sua versão brasileira graças à Shinigami Records.

O que temos aqui é um grupo que aposta no 'Swedish Way of Death Metal' até os dentes, sem abrir conceções à sonoridades mais modernas ou firulas que sejam. Aqui, é brutalidade tradicional no melhor estilo, embora o grupo lance mão de uma boa técnica, mostrando que fazer o estilo exige não só fôlego e criatividade, mas domínio de seus intrumentos.

Berros guturais insanos, guitarras com afinação baixa roncando ásperas e brutas numa linha bem King/Hanneman, sejam nas bases ou solos, baixo preso à marcação rítmica e distorcido, e bateria mostrando boas levadas no 1 X 1, alternadas com boas viradas e conduções nos bumbos bem feitas, e assim, o quarteto gera uma massa sonora bruta e digna de respeito, capaz de deixar pasmo qualquer fã de Death Metal old school. Eles não priorizam uma velocidade estonteante, e sabem delinear seu som, seja nos momentos mais rápidos, seja naqueles mais cadenciados, sem perder peso e vitalidade. O VOMITORY não chega a fazer nada de novo, mesmo porque a proposta da banda é ser fiel às raízes de sua época de fundação.

Produzido, mixado e masterizado por Rikard Löfgren no Leon Music Studio, em Karlstad (cidade natal da banda), é bom o ouvinte se preparar para uma sonoridade brutal e realmente pesada, pois a banda está em plena forma e longe de querer algo muito sofisticado, mas ao mesmo tempo, é cristalina o suficiente para que possamos perceber os detalhes sonoros de cada instrumento sem maiores dificuldades. A arte do CD, feita pela Killustrations, ficou bem sinistra e com aquele clima 'old school' que a banda transmite em sua música, e feita sobre contornos de marrom e negro, ficou muito bem feito e longe de ser simplista.

Sonoramente, o grupo prioriza mais os aspectos tradicionais do Death Metal, mas sem soar datado ou ser apenas mais um, pois a banda sangra em energia e vitalidade durante todo o CD, especialmente nas faixas 'The Carnage Rages On', rápida e bruta como uma pedrada na cara, com ótimos riffs de guitarra e bateria com boa técnica; a igualmente bruta 'Serpents', mas onde a velocidade é um pouco menor, com um andamento empolgante e vocais urrados em grande estilo; a tradicionalíssima em termos de Death Metal 'A Lesson in Virulence'; a cadenciada e trituradora de ossos 'The Ravenous Dead', com bateria mais técnica e urros bem fortes; e a curta e rápida 'Possessed'.

Um ótimo CD, que vale o investimento e que serve como tributo a este nome forte do undeground que, infelizmente, irá parar em breve, então, aproveitem.

The Carnage Rages On

Tracklist:

01. The Carnage Rages On
02. Serpents
03. A Lesson in Virulence
04. Ripe Cadavers
05. Rage of Honour
06. The Ravenous Dead
07. Deadlock
08. Rebirth of the Grotesque
09. Possessed
10. Great Deceiver


Formação:

Erik Rundqvist - Vocais, baixo
Urban Gustafsson - Guitarras
Peter Östlund - Guitarra solo
Tobias Gustafsson - Bateria


Contato:


Comentários
0 Comentários

Comentário(s):