Independente - Importado
Nota 8,5
Por Marcos Garcia
Caríssimos, definitivamente a America Latina guarda alguns segredos metálicos ótimos, que deveriam entrar no contexto do Mercosul, uma vez que temos público suficiente e bandas de qualidade para formar um mercado forte e sólido. Não é uma questão de preconceito, mas sim de que temos todas as condições para transformar-nos em uma potência mundial em termos de Metal. Mais uma ótima banda que se junta ao time de cima no contexto sul-americano é, sem medo de errar, o quarteto THE GRIEF, vindo de Quito, no Equador.
Fazendo um Black Metal sinfônico bem ríspido e pesado, onde técnica e agressividade se encontram em um casamento perfeito. Temos vocais rasgados bem típicos do que é feito na escola equatoriana, ou seja, longe dos padrões europeu e brasileiro, riffs de guitarra empolgantes que misturam melodia e agressividade nas doses certas, baixo firme na marcação e mostrando ótima técnica, e uma bateria muito variada, e intervenções de orquestrações bem sacadas, mas longe de serem o núcleo da música diversificada deste quarteto.
A produção, feita pelo próprio quarteto, mostra algumas deficiências, coisa bem comum em termos de material independente, mas que não chegam a deixar o som da banda incompreensível ou sem peso, pois os instrumentos estão bem claros. Poderia ser melhor, mas está em um nível bem razoável. A produção visual é bem caprichada, usando o formato Digipack muito bem trabalhado e a arte como um todo reflete bastante a sonoridade da banda.
Ao pôr o CD para rolar, vemos uma música que difere muito do que conhecemos por Black Metal Sinfônico, uma vez que é bem crua e não economiza na rispidez e agressividade, logo, é um ponto positivo do quarteto, que foge aos modelos já estabelecidos do estilo, e cada faixa apresenta um deleite aos ouvidos, mantendo o nível do CD bem alto, mas se destacam a ótima 'First Stumble', com riffs cativantes e vocais muito bem postados; a empolgante 'Regret', com baixo e bateria mostrando um trabalho fenomenal; a maravilhosa e ganchuda 'The Art of Suffering Well', onde os riffs de guitarra dão a tônica, capazes de prender o ouvinte, e com a presença de um solo bem feito e eficiente; e igualmente empolgante é 'The Shine (of Your Eyes)', outro destaque do disco, com belos arranjos.
Globalização do Metal Sul-americano JÁ, e que o GRIEF seja mais um nome forte deste processo.
Regret
Tracklist:
01. First Stumble
02. Ominous Fate
03. Regret
04. The Art of Suffering Well
05. The Realm of the Grief
06. The Shine (of Your Eyes)
Formação:
Galeas - Vocais
X-Ar - Guitarras e orquestrações
Al-Azif - Baixo
X-Ri - Bateria
Contatos: