1 de dez. de 2012

Lince - Zero (CD)


MS Metal Records - Nacional
Nota 8

Por Marcos Garcia

Até algum tempo atrás, acreditava-se que a cena de Prog Metal mundial estivesse morta, já que por volta da primeira metade da década passada, o estilo foi tão exposto, o número de bandas que apareceram foi tão grande, que logo estava desgastado e sem muita perspectiva de futuro. Mas justamente no Brasil, o estilo sofreu mutações e se reforçou para continuar. Mas mesmo assim, ainda existem bandas que buscam fazer aquela velha linha, sem se preocupar com tendências ou inovações. E o LINCE, de Santa Catarina, mostra isso em seu Debut, 'Zero'.

A banda usa aquela velha fórmula do Prog, ou seja, técnica em todos os momentos, só que mantendo peso e elegância, embora o quinteto use e abuse de elementos de fora do estilo, com momentos de Jazz e Fusion, e alguma coisinha de MPB e Bossa Nova (que em si, já é um jeito jazzístico de se tocar música brasileira), logo, a fórmula que a priori não é a mais original do mundo, ganha um diversidade musical maior e força, mas ao mesmo tempo é coesa e com peso moderado.

A produção sonora, feita por Adair Daufembach em conjunto com o quinteto, ficou bem limpa e faz com que cada um dos instrumentos fique perfeitamente audível, ou seja, cada nuance sonora da banda está bem evidente, ou seja, é um ponto positivo. A produção visual do CD é legal, em um belo Digipack, sendo um bom complemento para a música da banda.

Quando o CD começa a rolar, fica claro e evidente que a banda é bem homogênea em matéria de talento musical, embora Alírio Netto, vocalista, se destaque bastante durante todo o CD, mostrando ter uma ótima voz e um talento enorme, mas não que o quinteto viva apenas disso, muito pelo contrário. Basta ouvir a instigante 'On the Move' (que tem ótimo trabalho de teclados e bateria), 'Frenzy' (carregada de elementos jazzísticos, embora mantenha o peso nas guitarras), a bela 'Natural' (com belos violão no melhor estilo da Bossa Nova), a complexa 'Empire' (ótimo trabalho de baixo e bateria, sem contar que os vocais mostram força e suavidade incríveis), e a forte e pesada 'Sell', e verão o que queremos dizer.

Um bom trabalho, mas a banda pode render  bem mais que isso, logo, o futuro é promissor.

Neuronial Link

Tracklist:

01. On The Move
02. Frenzy
03. Natural
04. The Puppet Song
05. Empire
06. Neuronial Link
07. Lost Forever
08. Sell
09. Jammed
10. Echoes


Formação:

Alírio Netto - Vocais
Daniel Carelli - Guitarras
Arthur Boscato - Baixo
Reny Perucchi -  Teclados
Filipe Maliska - Bateria


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Comentário(s):