1 de dez. de 2012

Heptah - Master of Delusion (CD)


MS Metal Records - Nacional
Nota 9,5

Por Marcos Garcia

É incrível mesmo já sendo um  estilo meio desgastado, o Progressive Metal continua gerando bons nomes, fugindo de certos clichês e partindo para uma música nova e forte.

O HEPTAH, de Campinas (SP), mostra a cara fazendo um Prog Metal com muita influência de Metal Tradicional moderno, ou seja, é uma banda de Heavy Metal moderno mais pomposa e técnica, mas sem perder a pegada pesada e cheia de energia, e seu primeiro Full Length, 'Master of Delusion', que acaba de ser lançado pela MS Metal Records, que tem prestado um serviço ótimo ao Metal nacional.

Dois vocalistas se alternam nas faixas do CD, dando maior diversidade ao trabalho, e usam mais timbres mais graves, secos e agressivos de sua vozes, mas sem perder melodia, e temos inserts de vocais guturais bem feitos aqui e ali, solos e riffs de guitarra muito bem postados e pesados (sem abrir mão de uma técnica apurada), baixo e bateria extremamente coesos e pesados, mantendo um equilíbrio bem sábio entre peso, melodia e técnica. Ou seja, uma banda que prefere fazer um trabalho musical não extremamente técnico como se costumava ouvir no Prog há alguns anos, mas focam seu trabalho em músicas mais coesas e pesadas, mais homogênea e sem tantas auto-indulgências de meter 1000 notas onde não cabem 10 direito. Ou seja: muito bom!

O trabalho da banda foi produzido (e muito bem, diga-se de passagem) por Rads e Raphael,  que ainda contaram com Ricardo Piccoli na mixagem e masterização, ou seja, ficou tudo em casa, mas ambos souberam dar peso e coesão às músicas, mas sem que elas ficassem sem a clareza necessária, ou seja, pesado e limpo o suficiente para que nenhum detalhe de sua música fique escondido. A produção visual é maravilhosa, diga-se de passagem, em um lindo Digipack, e como um encarte soberbamente bem feito, que deve ter posto um velho amigo deste que vos escreve boquiaberto.

Musicalmente, este CD tem um nível alto, bem próximo à de muitas bandas internacionais cultuadas por aqui, com um nível homogêneo, sendo que podemos destacar a ótima 'Reasons to Fight', com ótimo trabalho da bateria e das guitarras, em uma faixa bem intensa e agressiva; a forte e mais trampada 'Something’s Wrong', com um andamento complexo, dando oportunidade do baixo aparecer bastante, e com riffs fortes; a bela e sentimental 'Never Die', onde se sobressaem os vocais, ótimo solo, e onde existem crescendos ótimos; a variada e pesada 'Time to Regret', com solos de guitarra bem fortes e competentes; 'Dead Order', com belo trabalho da cozinha rítmica, especialmente do baixo; e a ótima 'Sword of the Spirit'.

Ótima banda, trabalho promissor e que merece uma ouvida carinhosa.

Em tempo: após a gravação do CD, o baixista Robson Baroli entrou na banda no lugar de Luiz Pianowsky, e Samuel Zechin entrou para a outra guitarra.

Never Die


Tracklist:

01. The Battle Was Already Won
02. Reasons to Fight
03. Something’s Wrong
04. Never Die
05. Time to Regret
06. Insanity
07. Dead Order
08. Angels Whispers
09. Things in my Head
10. Sword of the Spirit
11. Illusion Seller


Formação:

Rhads Clemente - Guitarra e vocal
Ricardo Corsi - Guitarra e Vocal
Luiz Pianowsky - Baixo
Raphael Jorge - Bateria, vocais guturais e backing vocals


Contatos:


Comentários
0 Comentários

Comentário(s):