21 de dez. de 2012

Berkaial - Eternal Curse (CD)



Independente - Nacional
Nota 8,5

Por Marcos Garcia

Este é um ótimo exemplo de um disco que ficou escondido por um bom tempo, e que agora chega à luz, e uma banda com enorme talento para mostrar acaba ficando escondida nos porões mais obscuros do underground. 'Eternal Curse', da banda carioca de Black Metal BERKAIAL, é de 2009, mas somente agora recebe de fato uma recepção da imprensa especializada.

A banda, fundada em 2000, faz um estilo de Black Metal que foge aos padrões mais modernos, com raízes fincadas nas formas mais tradicionais do estilo, ora com velocidade mais moderada, e outras mais cadenciadas, com melodias soturnas e obscuras bem fortes, ou seja, faz uma mistura muito homogênea da sonoridade entre MAYHEM, IMMORTAL pós 'At the Heart of Winter' e DISSECTION, mas sem imitar ambos, tendo personalidade. Vocais rasgados muito bem postados e com fôlego de sobre, guitarras com riffs e solos muito bons, base rítmica baixo-bateria extremamente competente e variada, sem cair em pontos comuns. Então, é um delírio sonoro.

O disco foi gravado no Estúdio do Horto, no RJ, com a produção, gravação  e masterização feitas por Igor Fabbri, guitarrista da banda, e a mixagem feita por Leonardo Pagani, o disco soa intenso e pesado o tempo todo, com coesão, mas sem deixar de ter aquela aura característica do Black Metal. A arte é ótima, também feita por Igor, mas uma pena que as letras estão ausentes.

O disco em si mostra uma banda madura e com muito a mostrar de bom, musicalmente falando, pois difere bastante do que ouvimos atualmente, mas sem soar datado ou ultrapassado, e a competência do quarteto é mostrada em faixas fortes como 'Eternal Curse', que começa com aquela velocidade não exagerada costumeira, para logo focar em uma andamento variado e cheio de garra, com a bateria de Igor Noronha (que não está mais na banda) bastante variada nos andamentos; a ótima e intensa 'Berkaial's Curse', que varia bastante na velocidade dos andamentos, ma sendo mais focada no peso e em ótimos riffs soturnos de guitarra; 'Murder Misery', que começa lenta e sombria, e logo ganha peso, mas continuando macabra como antes, com um trabalho bem forte dos vocais; o bate-estacas da agressiva 'Ancient Texts of Abdul', o que torna o trabalho do baixo ainda mais evidente; a ríspida 'Dark God', e a ótima 'Heir Of Satan'.

Uma ótima banda, que está voltado à ativa definitivamente, e que já se encontra fazendo shows e mais shows. E que fiquem dessa vez, pois sua música é ótima.


Tracklist:

01. Eternal Curse
02. Berkaial's Rise
03. Murder Misery
04. Ancient Texts of Abdul
05. The Ritual Begins
06. Scimitar of Yog Soth Oth
07. Inferna Originatus
08. Dark God  
09. Song for the Damned
10. Heir of Satan
11. The Ritual Ends


Formação:

Paulo Ballado - Vocais
Igor Fabbri - Guitarras
Bruno Galluzzo - Baixo
Igor Noronha - Bateria



Contatos:

Comentários
0 Comentários

Comentário(s):