17 de nov. de 2012

Riti Occulti - Riti Occulti (CD)


Epidemie Records - Importado
Nota 8,5

Por Marcos Garcia


E mais uma banda surpreende a todos com uma mistura um pouco inusitada, mas bem feita e convincente: Stoner com Black Metal. E não, não é uma piada, pois o trabalho dos italianos do RITI OCCULTI é bem sério, como podemos comprovar em seu primeiro disco, 'Riti Occulti'.

A mistura é evidente, graças ao instrumental gorduroso e denso, mais vocais e climas tétricos do Black Metal, e esta mistura funciona muito bem, pois é feita com desenvoltura e ousadia, algo raro para aqueles que se apegam demais a rótulos musicais. E é extremamente agradável aos ouvidos, acreditem!

A produção sonora é aquela que costumamos ver nos discos de Stoner de raiz, ou seja, uma gravação bem suja e gordurosa, mas sem deixar que a música banda fique prejudicada em algum aspecto, ou seja, podemos ouvir cada instrumento separadamente sem grandes esforços. Aliás, esta produção dá força ao som da banda, pois soa grave e tétrica, aclimatando o resultado.

Musicalmente, o disco é muito bom, estando em um patamar fora do comum, e a satisfação dos iniciados é garantida, uma vez que as músicas são bem diferentes do que andam apresentando pelo mundo, mas temos destaques na terrorosa e densa  'It’s all Grey', com uma forte aura 'sabbathiana' de início, com vocais rasgados fortes e teclados sombrios, mesmo elementos na azeda 'Revelation', onde vocais rasgados se entremeiam com outros mais agonizantes em meio à uma cadência fúnebre; a soturna e experimental 'Desert of Soul', uma faixa quase toda instrumental, com inserções de vocais próximo de seu fim; e a psicodélica e pesada 'Never a Joy'.

Uma grata surpresa, e que merece uma ouvida com muita atenção e carinho, pois a banda merece.

Alcyone

Tracklist:

01. It’s All Grey
02. Revelation
03. I’m Nobody
04. Alcyone
05. Desert of Soul
06. Bitter Awakening
07. Never a Joy


Formação:

Serena Mastracco - Vocais rasgados
Elisabetta Marchetti - Vocais limpos
Niccolò Tricarico - Bass e Bouzouki
Ivano Mandola - Bateria
Luciano Lamanna - Sintetizadores e efeitos (estúdio)
Sara Del Regno - Sintetizadores e efeitos (ao vivo e em estúdio)
Stefano Todarello - Flauta (convidado)


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Comentário(s):