Indie Recordings - Importado
Nota 9,5
Por Marcos Garcia
E lá vem mais uma banda que foca o Black Metal norueguês de raiz, ou seja, enfocando aquele clima soturno e denso, com riffs ora um pouco mais velozes (mas nada muito exagerado), ora mais cadenciados e soturnos, baixo vibrando constantemente (sem se arriscar a fugir da marcação), e uma bateria que segura bem o andamento, mas que não cai no marasmo e apresenta técnica razoável seja quando pega o 1X1 ou em levadas mais lentas. É isso que o NETTLECARRIER, da Noruega, nos oferece em seu primeiro CD, homônimo, que acaba de sair pela Indie Recordings.
A coisa é bem de raiz, e se olharmos sua formação, vamos ver pessoas conhecidas no underground da cena norueguesa, como Dirge Rep (ex-GEHENNA, ENSLAVED e GORGOROTH, entre outros), T. Ciekals (DJEVEL, LJÅ), e Mannevond (KOLDBRANN, URGEHAL), e a música que temos é um misto de SATYRICON antigo, DARKTHRONE lá de 1993-94 e URGEHAL, ou seja, é aquele Black Metal direto, ríspido até os ossos e pesado, mas longe de ser simplório.
Com algumas dificuldades (como a impossibilidade de ensaiarem, já que a banda possui duas bases, uma em Oslo e outra em Stavanger), eles foram para o Caliban studios, tendo Ruben Willem como produtor, com o detalhe de nunca os três estarem na mesma sala ao mesmo tempo, mas mesmo assim, tendo em vista que o trio é composto de músicos experientes, o disco soa conciso, denso, pesado, cru e bastante climático, como as bandas lá da primeira metade da década de 90 eram. A produção visual é bem simples e direta, o que serve para aclimatação dos ouvintes ao que os espera.
E quando o CD começa a tocar, tenham certeza que os que sentem saudades daqueles áureos anos da cena norueguesa não ficarão desapontados, pois há ótimas canções como a rápida 'The Boiling Blood', uma explosão Black Metal com riffs fortes e massivos, e destaque para o trabalho de bateria; a variada e ríspida 'I Helvete Kristus Skal Forgaa', onde a alternância de clima e vocais mórbidos são o grande atrativo; a soturna e climática 'Naar Han Vaakner'; a forte 'Demoriel'; e 'Bundet til Masten', com toda aquela aura noventista concisa e opressiva, feita por quem entende do riscado.
Os porões da Noruega ainda guardam ótimas surpresas!
Ainda bem!
Paa Vaare Paaler Deres Hoder
Tracklist:
01. The Boiling Blood
02. Paa Vaare Paaler Deres Hoder
03. I Helvete Kristus Skal Forgaa
04. Naar Han Vaakner
05. Demoriel
06. Cup of Lethe
07. Bundet til Masten
Formação:
T.Ciekals- Guitarras, backing vocals
Dirge Rep - Bateria
Mannevond - Baixo, Vocais
Contatos:
https://www.facebook.com/pages/NettleCarrier/325436644174821
http://www.myspace.com/nettlecarrierofdoom