28 de ago. de 2012

Metal Open Air 2012 - Um fracasso para ser refletido e nunca esquecido



Por Marcos Garcia

Passaram-se 4 meses após o fracasso do Metal Open Air, e aparentemente, toda aquela situação foi esquecida, como bem convém a muitos brasileiros.

O Metal Samsara ainda não existia nesta época, então, podem considerar este um manifesto tardio. Palavras que precisam ser ditas e revistas todos os dias nos próximos anos, tal qual uma oração religiosa ou a letra de uma música que gostamos, pois por mais que elas sejam desagradáveis a muitos, ainda se fazem necessárias.

Um Headbanger que não é solidário aos que sofreram dessabores no MOA, como serem postos em meio à fezes e urina de animais, que pagaram o ingresso e se comportaram de forma honesta e comportada, apesar do festival de trapalhadas de ambas as produtoras responsáveis (a lembrar, a Negri Concerts de São Paulo e a Lamparina Produções do Maranhão) é um autêntico ALIENADO, indigno de andar em meio a cena do Metal, porque só olha para o próprio umbigo, e não o bem comum de todos nós.

A omissão desses (sempre com as desculpas 'é pelas bandas', 'não sei se vou ver de novo') é o que os mantém em meio a nós, e é o que fez o MOA ser um fracasso, o que permitiu que o Metal recuasse anos no passado após esforços hercúleos para levantá-lo no Brasil, e que  agora faz com que promoters honestos comam o pão que o diabo amassou e vomitou para trazer bandas de porte médio para cá. Até para os que trabalham na imprensa, a coisa ficou muito difícil, pois mais uma vez, nós, os brasileiros, somos vistos como um povo que não é sério em seus compromissos, como na situação referente ao roubo das lagostas em nossa costa na década de 60, quando surgiu a frase 'o Brasil não é um país sério'.

Há papo que ronda o baixo underground que os donos da Negri Concerts pressionaram a imprensa, dizendo que não dariam credenciamentos a quem falasse a verdade sobre o MOA. Se é fato, que estejam à vontade em relação ao autor desta matéria, pois o mesmo nunca quis nada com eventos desta produtora ou bandas que a mesma traz. Nunca ao custo da dignidade dos irmãos da cena Metal, pois não este autor não é um maldito egoísta. Em 30 anos de Metal, ele aprendeu que apenas a unidade manterá a cena forte, apenas sabendo boicotar canalhas que as coisas irão entrar nos eixos, pois estes irão produzir eventos de outros estilos mais comerciais e deixarão nosso meio. 

E se o coração do caro leitor não é capaz de se comover com esta desgraça toda ocorrida com seres humanos, que tal refrescar a memória: leia aqui.

Agora, depois de ler, se você for capaz de ver uma coisa assim e não sentir-se comovido com a desgraça alheia, seu lugar é nos bailes funk, nos shows de pagode e axé, no diabo que o carregue e o deixe por lá, mas não na cena Metal. Nada justifica sua omissão, sua falta de senso, e o pior de tudo: sua falta de sentimento humano para com outrém outrem
Pessoas acampadas em meio à fezes e urina de animais, carrapatos e baratas (pois o Parque da Independência é usado para exposição de agropecuária), roubadas dentro do evento, com serviços de infraestrutura em nível insatisfatório (pessoas tomando banho em bebedouros de cavalos não é algo digno), e depois, sem direito a comida, sem direito a acomodações dignas, sem direito à dignidade humana. E vocês ainda vão a eventos da Negri Concerts ou da Lamparina Produções, que em um país sério, ambas as empresas já teriam sido cassadas, e seus donos presos?

Este site se manifesta sempre como um órgão de conscientização em geral, mas sempre com as palavras célebres de Isaac Newton em mente: 'Amicus Plato, Amicus Aristoteles, plus Amicas Veritas', ou seja, 'sou amigo de Platão, e amigo de Aristóteles, mas sou antes de tudo amigo da Verdade', e assim sempre será.
Publicações e sites como Whiplash, Collector's Room e Roadie Crew fizeram sua parte, divulgando e mostrando os fatos lá ocorridos, denunciando a todos o que se passava no Parque da Independência, com mais de 50% das bandas desistindo de tocar por não terem suas exigências atendidas, embora algumas pessoas mostrassem completo desrespeito para com o público, tomando partido do opressor e não da vítima, como pode ser visto nesta matéria no Whiplash.

Pouco mais de quatro meses, e nada foi feito. Nada dos responsáveis em cana, das pessoas ressarcidas, e o pior de tudo: nada de lição aprendida por bangers, já que muitos ainda apoiam a Negri Concerts, como se manifesta em fóruns na internet.

E sobre ter sido no Nordeste, isso nada é relevante. Se fosse em SP, RJ, MG ou no diabo que carregue a Negri Concerts e a Lamparina Produções, teria o mesmo efeito. E se o brasileiro sonha com um festival do porte do Wacken, é preciso que antes aprenda a ter respeito por si mesmo e por outros que sofreram as agruras no Maranhão.

Se isso, a alternativa será sempre a de economizar por anos, pagar caro e ir ver os grandes festivais na Europa, pois lá, o fã é tratado com respeito, e não como um animal...

Ficam as lições, logo, vamos aprendê-las de uma vez por todas...

Comentários
0 Comentários

Comentário(s):