27 de ago. de 2015

Crisix - Rise... Then Rest (CD)

2015 - Urubuz Records - Nacional
Nota 9,5/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


Um aspecto interessante de ser avaliado nos últimos tempos é a tendência que as bandas de Thrash Metal old school andam apresentando. Em geral, no primeiro disco, elas ficam presas dentro da fórmula já mais que conhecida. Mas depois, começam mutações interessantes. JACKDEVIL e METALIZER no Brasil são testemunhas claras disso, e agora, vemos no ótimo trabalho do quinteto espanhol CRISIX a mesma coisa, neste ótimo "Rise... Then Rest", que a Urubuz Records colocou no mercado brasileiro.

Originalmente lançado em 2013, vemos que o quinteto é especializado em fazer Thrash Metal com influências do gênero praticado nos E.U.A., ou seja, é agressivo e ríspido, mas recheado de boa técnica e melodias muito bem trabalhadas. Mas é bom se destacar que há elementos anômalos aqui, como alguns vocais mais guturais acompanhando o rasgado que lembra bastante "Zetro" Souza e Paul Ballof. Há momento soberbos no CD, que fazem o rótulo "old school" não fazer tanto sentido assim, e isso é otimo. Mas não se exaltem os mais puritanos: esses elementos não chegarão a incomodar vocês.

Javi Bastard é o produtor do trabalho, mas é impressionante ver que Erik Rutan (sim, ele mesmo) mixou e masterizou o disco. Está limpo, intenso, pesado e brilhante, tudo nas medidas certas e sem descaracterizar a sonoridade do quinteto. E a arte que teve contribuições de Marc Busqué "Busi", Albert Requena, Javi Carrión, Marc Torras e Julián Baz ilustra aquele "feeling" do Thrash/Crossover dos anos 80.

Crisix
Como dito acima, o CRISIX não e de obedecer muito regras impostas ou limites determinados. A música deles soa como o coração de cada um os guia. E nada de ser enjoativo e repetitivo, ou mesmo mais do mesmo. Se prestar atenção, vai ver que estes "hermanos" sabem arranjar bem demais suas músicas, sem que elas soem polidas demais ou mecânicas.

Melhores momentos: a veloz e empolgante "I.Y.F.F." (recheada de riffs insanos e bem acabados), a variada "Rise...Then Rest" (alguns riffs aqui possuem toques mais modernos e melodiosos, fora citar o trabalho técnico da cozinha da banda, que é fantástico), a excelente e alternada "Bring 'Em to the Pit" (um Thrash ganchudo e bem divertido com uns toques irônicos à lá S.O.D.), a intrincada e mais cadenciada "Frieza the Tyrant" (também muito divertida, com boas variações vocais e ótimos backing vocals, e melodias muito boas nas guitarras), e a abrasiva "Army of Darkness" (também cadenciada e pesada, com um jeitão bem ANTHRAX na base rítmica). Mas como se já não fosse muito, a Urubuz Records ainda nos presenteia com um bônus ótimo na versão brasileira: uma versão Thrasher e cheia de energia do hino "Ace of Spades", só mais agressiva e extrema que a original, mas sem no entanto ser uma blasfêmia contra o trio mais insano e doentio do Rock'n'Roll.

Uma excelente aquisição para os fãs do Thrash Metal. Mas que tal se, no futuro, o primeiro disco do quinteto, "The Menace", também viesse a ser lançado na terra brasilis?

Por enquanto, vamos nos satisfazendo com "Rise... Then Rest", que é uma pérola do gênero.







Músicas:

01. I.Y.F.F. 
02. Rise...Then Rest 
03. Bring 'Em to the Pit 
04. Those Voices Shall Remain 
05. One by One 
06. Frieza the Tyrant 
07. Seven 
08. Army of Darkness 
09. Volcano Face 
10. Scars of the Wolf 
11. Waldi Gang 
12. Ace of Spades


Banda:

Julián Baz - Vocais
Marc Busqué "Busi" - Guitarras 
Albert Requena - Guitarras 
Marc Torras - Baixo
Javi Carrión - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):