12 de jun de 2017

DUST COMMANDO: “[...] a música pode ser tranquilamente apreciada sem vídeos”



É inegável a força audiovisual não só no mundo da música, que em muitos momentos torna tanto a escrita como somente o áudio em algo obsoleto. É a nova realidade e tendência, e sobre este assunto o vocalista e guitarrista do DUST COMMANDO Thiago Rabuske expressa o seu ponto de vista, confira:

O Dust Commando já soma dois videoclipes e um lyric vídeo. Qual a importância da divulgação audiovisual na carreira de uma banda?

Thiago: Eu não sou muito fã de videoclipes. Acho que a música pode ser tranquilamente apreciada sem vídeos. Mas não podemos negar a força que a produção audiovisual tem, principalmente nos dias de hoje, onde a maior plataforma mundial de música mescla som e vídeo - o onipresente YouTube.


Muitas bandas (seguindo exemplos de grandes como Metallica), estão lançando vários videoclipes do mesmo álbum, algumas até mesmo lançando um clipe para cada faixa. Seria essa a nova tendência de divulgação?

Thiago: É engraçado ver o Metallica fazer isto sabendo que foi um “parto” lançar o primeiro clipe deles! Mas sim, acredito ser esta a tendência. O visual atrai, por muitas vezes, pessoas que somente o áudio não atrairia. Então acredito ser uma peça fundamental na divulgação de uma banda nos dias atuais. A democratização dos meios de divulgação já é uma evolução sensacional - é só lembrar que, antes, era preciso enviar vídeos para as emissoras que trabalhavam com clipes e torcer para que o mesmo se “encaixasse” na programação...


Sabemos que produzir um videoclipe não é nada fácil e barato. Ele traz mais retorno do que o lançamento físico do material (CD’s, DVD’s...)?

Thiago: Olha, se por retorno falarmos em views, curtidas e compartilhamentos sim, ele traz. Mas eu tenho uma visão diferente sobre a música. Adoraria viver dela, mas não é este o único objetivo. Divulgar pra mim diz respeito mais ao reconhecimento, à resposta que receberei de pessoas que a minha música, de alguma maneira, toca. As mensagens e comentários que recebo valem mais que tudo. E CD físico até agora foi só pra resenhas e por luxo mesmo!


A banda já pensa em algum próximo lançamento em vídeo? Se sim, o que podemos esperar?

Thiago: Temos dois videoclipes com roteiros programados e muitas ideias para outros. “Heavyweight Dinosaurs” e “Outsider” serão as próximas a receberem vídeos - e serão totalmente diferentes de tudo que fizemos até o momento. A primeira conta uma história de uma maneira muito peculiar, teremos muitos efeitos e uma mensagem sobre conhecimento e o que a falta dele pode fazer. Em “Outsider” faremos uma crítica à política de imigração que o conservadorismo adora condenar, mas à nossa maneira. Acredito que até o fim do ano pelo menos um dos dois vídeos já estará disponível. E em breve lançaremos um clipe ao vivo!

Aproveite e confira os vídeos oficiais do DUST COMMANDO até o momento:










Links Relacionados:


Comentário(s):