18 de jun. de 2016

SUBVIVENTES - DEPENDE DE ONDE OLHAR (Álbum)


2016
Independente
Nacional

Nota: 8,0/10,0
  
Músicas:

1. Adeus
2. Espiral Racional
3. Índios
4. Mundo Parado
5. Razão Limitada
6. O Levante
7. Não Passarão!
8. Súplica Animal
9. Homem Invisível
10. Futebol Moderno
11. Encenação
12. Bandeira Negra


Banda:

Galeão - Vocais
Garrafa - Guitarras
Abutre - Baixo
Vermeio - Bateria


Contatos:

Lanciare (Assessoria de Imprensa)

Muitos acreditam que o movimento Punk está enterrado, após um melancólico fim nos anos 90. Na realidade, o movimento continua indo bem, obrigado, e vemos um renascer não só dos ideais, mas da musicalidade do Punk Rock sob uma nova forma de ser feito. Óbvio que ainda existe o romantismo pelo Do It Yourself, mas não há necessidade de gravar de forma tosca.

Acho que "Depende de Onde Olhar", no disco do quarteto paulista SUBVIVENTES é uma prova disso, já que o mesmo idealismo lírico dos anos 80 está aqui, aliado à pegada suja e irônica do Punk Rock Brasileiro, apenas bem gravado.

Subviventes
Há muito do Punk Rock '77 aqui, bem como uma pegada um pouco mais melodiosa e acessível (sejamos sinceros: o Punk Rock não é tão intragável assim), como riffs ganchudos, ótimos refrões, vocais irônicos em certos momentos, e uma base rítmica bem simples, mas extremamente funcional. E a banda mostra que, nesses quase 30 anos de carreira, a essência lírica e a fidelidade musical continuam intactas.

A produção de Nobru Bueno e Rafael "Garrafa" deixou a sonoridade da banda limpa, onde a força e "punch" do som vem das músicas em si, e dos timbres que foram escolhidos para os instrumentos. Além disso, o disco é permeado por uma dose de crueza interessante, pois temos a clara idéia de que é assim que a banda soa ao vivo.

A força do trabalho do grupo vem da unidade. Sim, não há tentativas de cada um deles se aparecer mais que o outro, de se exibir. Não, o enfoque do SUBVIVENTES é a música, e vemos que as músicas estão com arranjos bem diretos e espontâneos, mas procuraram trabalhar bem esse aspecto, além da dinâmica das canções estar de primeira. E as canções mantém a tradição de curta duração.

O disco é muito bom, mas destacam-se as seguintes canções:

Adeus - Melodiosa e forte, é uma canção grudenta, mas reparem como os backing vocals e riffs de guitarra dão aquele gosto azedo do Punk Rock tradicional.

Espiral Racional - Aquele lado mais Hardcore agressivo dá as caras, com uma boa dose de velocidade. Mas existem momentos em que a velocidade diminui e certa dose de peso aparece (como no refrão). E que trabalho ótimo dos vocais.

Índios - Novamente a banda lança mão de melodias e aquela pegada Punk de raiz, alo semelhante ao que o RAMONES fazia com maestria em muitos momentos, aquele jeitão bem Rock'n'Roll/Psychobilly, onde as guitarras mostram riffs ganchudos de primeira.

Razão Limitada - É incrível a capacidade da banda de criar músicas cativantes, que grudam em nossos ouvidos. O nível de acessibilidade musical é de primeira, sem que a banda perca suas raízes Punk. Belos solos e um trabalho de primeira de baixo e bateria.

Súplica Animal - Uma canção que se inicia com violões (participação de Cleyton Lima), e logo ganha adrenalina, com guitarras melodiosas e vocais de primeira. A letra merece uma citação especial, contra os maus tratos e abandono dos animais.

Homem Invisível - As guitarras mostram solos bem melodiosos, o andamento é simples e nada veloz. Mas como nos embalam essas melodias, e permitem os vocais mostrarem um ótimo trabalho.

"Depende de Onde Olhar" é um disco ótimo, merece aplausos, e que o SUBVIVENTES possa manter a bandeira do Punk Rock brasileiro de pé.


Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):