17 de abr. de 2016

W.A.S.P. - Babylon (Álbum)


2009
Nacional

Nota: 9,0/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


Existem bandas que, mesmo nunca atingindo o status de gigantes do Metal, também nunca ficaram relegadas aos porões do undeground. E um dos exemplos disso é o quarteto norte americano W.A.S.P., que mesmo tendo experimentado um sucesso assombroso em seu início (que era o auge da era Hard Rock nos E.U.A., ou seja, a década de 80), não manteve seu status de monstro. Mas mesmo assim, o grupo é considerado uma lenda no cenário, um ícone.

E como tal, vemos em "Babylon", que a Shinigami Records acaba de lançar no Brasil, o motivo de ainda ser uma banda tão respeitada e cultuada mundo afora.

Nesse disco, a banda continua com seu estilo bem definido de sempre: uma mistura de Hard Rock com Heavy Metal pessoal, criada ainda nos tempos de "The Headless Children" e "The Crimson Idol". Vemos peso e agressividade nas medidas certas, mas em um trabalho musical de bom gosto e bem feito. E isso resulta em uma pesada e de qualidade, mas melodiosa e envolvente nas medidas certas. E como é bom ouvir a gangue de Blackie Lawless em plena forma.

"Babylon" é mais um álbum produzido pelas mãos de Blackie Lawless, tendo Marc Moreau e Mike Dupke na engenharia. Mas o diferencial é mesmo a mixagem e masterização de Logan Mader, que fez com que o disco soe com um peso evidente e limpo, sem que o lado mais acessível e envolvente da música do W.A.S.P. fosse deixado de lado. E a sonoridade ganhou um alinhavo moderno.

Arranjos bem feitos, músicas bem pensadas, o W.A.S.P. já se mostra em uma zona de conforto. Mas isso não é nenhum pecado, já que o grupo já fez sua parte e criou discos clássicos, mesmo porque "Babylon" é um discão, com uma qualidade excelente.

O que "Babylon" nos oferece: a grudenta "Crazy" (uma faixa de abertura no estilo do quarteto, com equilíbrio entre peso e melodia bem balanceado, apresentando guitarras ótimas e um refrão de primeira), a cheia de energia e boas doses de melodias "Live to Die Another Day" (mais uma com ótimo refrão, e certo toque de despojamento, mas sem soar relaxado. E que belo trabalho da base rítmica), a pesada à lá American Metal "Babylon's Burning" com seu jeito mais moderno e acessível (e outra em que baixo e bateria se mostram firmes), a balada pesadona "Into the Fire" (que é bem melodiosa e introspectiva, mas que ganha mais agressividade e peso no refrão. E é ótimo ver como os vocais se encaixam bem em todos os momentos), as mais voltadas ao Hard'n'Heavy comercial "Thunder Red" e "Seas of Fire", e a baladíssima "Godless Run" (outra em que peso e sofisticação se encontram perfeitamente, mostrando um trabalho de guitarras de primeira, especialmente nos solos). Agora, interessante é ver como a banda lidou com dois covers em "Babylon": uma versão pesada e bem feita para "Burn" do DEEP PURPLE (e assim podemos ver como o quarteto absorveu de influências dos ingleses, já que em termos de peso e elegância, o PURPLE é uma referência absoluta), e a versão despojada e descompromissada de "Promised Land" de CHUCK BERRY (que mesmo sendo um Rockão de primeira, aqui ganhou uma bela dose de agressividade e peso, fora os vocais estarem mostrando uma bela versatilidade).

Se "Babylon" é um disco antigo (pois foi lançado originalmente em 2009), por outro lado se mostra atual e uma jóia que o W.A.S.P. nos oferece.




Músicas:

1. Crazy
2. Live to Die Another Day
3. Babylon's Burning
4. Burn
5. Into the Fire
6. Thunder Red
7. Seas of Fire
8. Godless Run
9. Promised Land


Banda:


Blackie Lawless - Vocais, guitarra base, teclados
Doug Blair - Guitarra solo
Mike Duda - Baixo, backing vocals
Mike Dupke - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):