17 de abr. de 2016

GAMMA RAY - Heading For Tomorrow - Anniversary Edition (álbum duplo)


2016
Nacional

Nota: 10,0/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


Em 1988, após o HELLOWEEN chegar ao sucesso graças às duas partes de "Keeper of the Seven Keys", o fundador da banda, Kai Hansen, deixou o quinteto, por problemas que, até os dias de hoje, são motivos de discussões acaloradas. Nisso, Kai resolveu começar um novo projeto em 1989, como ele falou em uma entrevista para a Rock Brigade (ainda me lembro dela com bastante clareza). E junto com o vocalista Ralph Scheepers (um amigo de Kai de longa data), mais Uwe Wessel no baixo e Matthias Burchardt na bateria, nasceu o GAMMA RAY, um dos nomes mais conhecidos e amados do Heavy/Power Metal. E como ano passado foi o aniversário de 25 de "Heading For Tomorrow", a earMUSIC (gravadora do grupo) foi e lançou uma versão comemorativa do grupo. Mas a Shinigami Records, mais uma vez prestando serviço aos fãs brasileiros, lançou a versão nacional de "Heading For Tomorrow - Anniversary Edition", mantendo o disco no formato duplo comemorativo.

Diferentemente do que vemos e ouvimos nos discos mais recentes, em "Heading For Tomorrow", vemos o quarteto em um formato mais melodioso e experimental (como Kai havia falado na entrevista em menciono acima), mais solto em termos de guitarras. No fundo, o grupo devia estar buscando uma personalidade na época, o que torna a audição do disco algo maravilhoso e bem diversificado. Mas a força das guitarras dobradas, dos corais e das letras fortes e positivas continua ali, imutável, já que é uma característica de tudo que Kai trabalha.

A produção do disco ficou nas mãos do próprio Kai, tendo Tommy Newton na mixagem. Mas nessa versão, temos que Alexander Dietz e Eike Freese, que trabalharam na remasterização, fizeram um trabalho primoroso, dando brilho, peso e volume às canções, sem descaracterizar a sonoridade a que estamos acostumados. E a arte de Hervé Monjeaud para esta versão ficou linda, mas resgatando a foto da original, trabalhando a foto em forma de desenho e adicionando alguns elementos que caíram muito bem.

Este disco é e sempre foi uma obra prima. Não há o que falar de negativo, não há espaço para críticas, tudo encaixa e funciona em perfeita harmonia. E no encarte, até mesmo as letras das músicas bônus estão lá, algo quase inédito em termos de relançamentos. E dando um brilho especial, ainda temos as presenças especiais de Tommy Newton nas guitarras em "Free Time", Mischa Gerlach nos teclados, Dirk Schlächter (que viria a integrar a banda posteriormente como guitarrista, e depois como baixista) tocando baixo em "Money" e baixo adicional em "The Silence", e Tammo Vollmers (do PLKRZ) na bateria em "Heaven Can Wait".

No disco um, encontramos o CD original, logo, temos o prazer de ouvir hinos do grupo com uma qualidade remasterizada. Mas o que podemos dizer de clássicos como a forte e melodiosa "Lust for Life" e seus vocais marcantes e peso, da clássica "Heaven Can Wait" e seu ritmo forte, excelentes guitarras e forte refrão (e que até hoje aparece nos shows da banda), do peso azedo de "Space Eater", da melodiosa, bela e introspectiva "The Silence" (que me perdoem os fãs, mas isso é a balada que o HELLOWEEN sempre quis fazer e nunca conseguiu), ou a clássica e pesada "Heading For Tomorrow"? 

Não há o que dizer delas!

E como se já não fosse muito, ainda temos a ótima versão para o clássico "Look at Yourself", que ganhou uma roupagem mais moderna excelente (que se encontra na versão original do disco, e onde podemos ver como o trabalho do quinteto foi importante para a formação do Power Metal e suas subvertentes), além das faixas bônus "Mr. Outlaw" (que pertence à versão japonesa do disco), além de "Sail On" e "Lonesome Stranger" (Ambas sendo músicas do lado B do EP "Heaven Can Wait").

E se já não fosse suficiente para convencer vocês do valor do CD, o disco 2 tem um monte de bônus: faixas nunca antes lançadas, versões demos e de EPs, músicas ao vivo, karakokês, enfim, um delicioso adicional que torna a aquisição de "Heading For Tomorrow - Anniversary Edition" obrigatória aos fãs da banda e de Power Metal. Na realidade, qualquer fã de Metal que se preze.

No mais, ouçam no mais alto volume. E um agradecimento a Shinigami Records por nos presentear com um lançamento tão precioso.





Músicas:

Disco 1:

1. Welcome
2. Lust for Life
3. Heaven Can Wait
4. Space Eater
5. Money
6. The Silence
7. Hold Your Ground
8. Free Time
9. Heading For Tomorrow
10. Look at Yourself (Uriah Heep cover)
11. Mr. Outlaw  
12. Sail On
13. Lonesome Stranger 

Disco 2:

1. Who Do You Think You Are?
2. Heaven Can Wait (versão do EP)
3. Money (versão Demo com Kai nos vocais)
4. Sail On (versão Demo com Kai nos vocais)
5. Heading for Tomorrow (ao vivo, medley)
6. Space Eater (ao vivo)  
7. The Silence (versão Demo com Kai nos vocais)
8. Mr. Outlaw (versão Instrumental)
9. Heaven Can Wait (versão Demo com Kai nos vocais)
10. Heading For Tomorrow (versão Karaokê)
11. Space Eater (versão Karaokê)
12. Lonesome Stranger (versão Demo)


Banda:


Ralf Scheepers - Vocais
Kai Hansen - Guitarras, vocais adicionais em "Money" e "Heading For Tomorrow"
Uwe Wessel - Baixo
Matthias Burchardt - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):