16 de mar. de 2016

ROADIE METAL VOL VI (Compilação)


2016
Independente
Nacional

Nota 8,5/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


As coletâneas, aquele formato tão usual nos anos 80, estão de volta, e com enorme força. Ainda bem, pois assim, recuperamos um pedaço da história do Metal mundial, e isso ajuda as bandas mais jovens e desconhecidas a ganharem alguma projeção. E no Brasil, temos algumas ótimas edições. E a ROADIE METAL, organizada pelo apresentador Gleison Júnior (do programa Roadie Metal), chega a seu sexto e melhor volume.

Esta edição é mesmo a melhor, e o que pesa para que esta opinião fique clara é a presença de bandas conhecidas nos dois CDs, ou seja: existem nomes bem fortes, o que atrai a atenção dos ouvintes e fãs de Metal para os nomes mais novos. E isso sem falar que há um ecumenismo musical, um ecleticismo em termos de Metal muito bom. Isso é bom.

Como sempre, a produção sonora muda de banda para banda, pois existem as questões de como cada uma delas precisa soar, e mesmo as econômicas, ou seja, a sonoridade muda conforme estilo e personalidade de cada grupo, mas conforme as condições financeiras e técnicas que elas possuem em suas mãos. Mas no geral, o saldo é muito positivo.

No CD 1, temos como peso pesado o SUPERSONIC BREWER, do RS, grupo experiente e conhecido por seus discos, que chega com "Trapped in an Hourglass", mostrando a força de seu Thrash Metal cheio de Groove e peso, em uma música bem azeda e técnica (com ótimas guitarras). Mas o carioca VORGOK com "Kill Them Dead" (um Thrash Metal sujo na veia da velha escolha, com uma saraivada de riffs insana e boa técnica), o peso melodioso do ALL 7 DAYS em "Ensign of War", o Rock'n'Roll raçudo do MAGNÉTICA em "Os Magnéticos" (bem envolvente e ganhudo), o Thrash old school do CEIFFADOR em "Anjo Imortal", e a sujeira brutal e cavalar do TERROSPHERE em "Terror Squad".

NO CD 2, aí a coisa fica bem complexa: o número de bandas experientes e com discos lançados é bem maior. Mas ficam como destaques o Thrash grooveado do MAVERICK com a azeda "Upsidown", o Crossover raivoso de cheio de groove e influências modernas do PROJECT BLACK PANTERA com "Eu Boto Pra Fuder" (e eles realmente botam pra fuder! Que belo trabalho!), o nervoso trabalho do JÄILBÄIT e seu Rock sujo e imundo em "Do You Wanna Be a Rockstar?" (haja fôlego, com essa cozinha rítmica pesada e esse baixo distorcido trovejando). O TORTURE SQUAD vai bem em "No Escape From Hell", mas parece que a banda precisa de um pouco mais de sintonia (está bom, mas para o nível deles é pouco), e o OBILIVIOUS MACHINE, um iniciante em "Echoes of Insanity" (uma canção que é melodiosa e agressiva, um Metalzão moderno e bem feito, com boa influência de SYMPHONY X, com a banda toda indo muito bem).

Se sua banda não foi citada acima, não é motivos para raspar a cabeça e ir tocar outros estilos. Seus trabalhos estão bons, e eu acredito em cada um.

No mais, parabéns às bandas, a Gleison pela ótima iniciativa e todos os envolvidos.


Músicas:

CD 01:

01. DRAMMA: Sombra da Solidão
02. M-19: Southerm Brave
03. VORGOK: Kill Them Dead
04. SHALLRISE: Follows His Quest
05. SUPERSONIC BREWER: Trapped in an Hourglass;
06. ALL 7 DAYS: Ensign of War
07. MAGNÉTICA: Os Magnéticos
08. INCARNE: Good Morning, Humans
09. CEIFFADOR: Anjo Infernal
10. FIREGUN: What’s the Reason?
11. LETHAL ACCORDS: I Have a Dream
12. DEVIATION: Like I Side
13. TERROSPHERE: Terror Squad
14. CRUCIFY: Rise Up
15. RISING: Hexencraft
16. EVIL: Minds: War
17. STEEL SOLIDER: Messenger of Souls

CD 02:

01. TORTURE SQUAD: No Escape From Hell
02. MAVERICK: Upsidown
03. THE GOTHS: The Death
04. PROJECT BLACK PANTERA: Boto Pra Fuder
05. APPLE SIN: Another Day
06. BLACK TRIAD: Dream On
07. AIRTRAIN: Black To War
08. CRACKED SKULL: Fascism
09. DEKAPTO: Financiando a Própria Morte
10. BLUE LOTUS: Rat Game
11. KYBALLIUM: Sea of Illusions
12. ÁS: Warrior
13. BLOODFIRE: Save The World From War
14. LASCIA: Jealousy
15. UNIVERSE: The Dreams Does Not End Here
16. OBILIVIOUS MACHINE: Echoes of Insanity
17. JÄILBÄIT: Do You Wanna Be a Rockstar?


Contatos:


Facebook (Assessoria)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):