21 de mar. de 2016

HELLLIGHT - Journey Through Endless Storm (álbum)


2015
Mutilation Records
Nacional

Nota: 9,5/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


O Doom Metal é, antes de tudo, um estilo dentro do Metal cheio de subdivisões bem distintas. Mas a essência é a mesma para cada uma dessas vertentes: um som cadenciado, azedo, fúnebre e bem inacessível para os não acostumados. Mas para aqueles que não ligam para regras, sejam bem vindos a um novo universo de infinitas possibilidades. E digamos que esta nova realidade encontra no trio HELLLIGHT, de São Paulo (SP) um de seus grandes representantes. Que o diga "Journey Through Endless Storm", seu mais recente trabalho.

Aqui, temos uma obra prima do Funeral Doom Metal. Ou seja, o som é ainda mais arrastado, pesado e intenso que nos outros estilos, e ainda carrega aquela mesma aura fúnebre que clássicos do Doom Death Metal como "Turn Loose the Swans", "Serenades" e "Shades of God". É preciso tomar cuidados, pois a sonoridade da banda realmente é de arrepiar, mas depois do primeiro momento, qualquer um fica estupefato pelo quilate do trabalho. Sim, pois o trio se superou!

Com mixagem de Fábio de Paula (guitarrista/vocalista do grupo), mais a masterização de Roberto Toledo deixaram a sonoridade de "Journey Through Endless Storm" azeda e densa, pesada e agressiva, mas com tais fatores se equilibrando com uma ótima clareza instrumental. E assim, a música do trio flui de maneira espontânea, e podemos absorvê-la de maneira natural. E a arte de Rodrigo Bueno é simples, mas sombria, como o trabalho do grupo, transparecendo o que vocês poderão ouvir.

A beleza musical do disco é surpreendente, pois em meio a tanto azedume e clima denso, existe uma elegância sutil, mas evidente. O grupo não se furta de ir adiante dentro de seu estilo, transcendendo tudo que já haviam feito antes, pois o experimentalismo tomou conta da banda, sem que seu estilo tenha perdido a essência. E para dar um toque a mais de elegância, temos as convidadas Cielinszka Wielewsk, do BULLET COURSE, tocando violoncelo em "Dive in the Dark", além de Cláudia O. Ghisi nos vocais femininos em "Journey Through Endless Storm"       e "End of Pain", ambas dando um toque a mais de brilhantismo ao disco.

A banda caprichou, verdade seja dita, pois cada uma das músicas é preciosa à sua maneira, tornando a audição de cada uma delas obrigatória, sem pular nenhuma, e mesmo sendo faixas enormes (a menor, "End of Pain", tem pouco mais de três minutos, mas todas as outras transcendem os oito minutos de duração).

Mas posso citar como destaques as seguintes faixas: a espetacular e diversificada "Journey Through Endless Storm" (azeda de doer, mas com a presença melancólica do violoncelo de Cielinszka, contrastando bem com riffs duros e teclados sinistros), a melancolicamente fúnebre "Dive in the Dark", que é adornada por riffs ótimos e com um trabalho pesado de baixo e bateria; a variada e elegante "Time", onde mais uma vez as guitarras mostram um trabalho excelente, junto com os vocais (que ganharam bem mais diversidade em termos de timbres nesse disco), a soturna e bela "Beyond Stars", com seus belos arranjos de teclados e forte melancolia, e a trituradora de ossos "Shapeless Forms of Emptiness" e sua atmosfera altamente depressiva, adornada mais uma vez com ótimos vocais e recheada de mudanças entre momentos mais duros, e outros mais melodiosos e elegantes.

Em suma: "Journey Through Endless Storm" é um disco bem difícil de ser absorvido, mas a cada ouvida, percebemos que o HELLLIGHT tem todo talento do mundo para preencher o espaço no coração que muitos sentem de música agressiva e melancólica.

E sou forçado a repetir um velho chavão: o Brasil já está muito pequeno para o grupo...




Músicas:

1. Journey Through Endless Storm
2. Dive in the Dark
3. Distant Light that Fades
4. Time
5. Cemetherapy
6. Beyond Stars
7. Shapeless Forms of Emptiness
8. End of Pain


Banda:


Fábio de Paula - Guitarras, vocais
Alexandre Vida - Baixo
Rafael Sade - Teclados, backing vocals

Contatos:

Metal Media (Assessoria de Imprensa)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):