26 de out. de 2015

MASTERPLAN - Keep Your Dream aLive (CD+DVD): Triunfante ao vivo

2015
Nacional

Nota 10,0/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


Discos ao vivo são, em termos de Heavy Metal, uma antiga e saudável tradição. No passado, servia para suprir a necessidade que muitos tinha de ouvir suas bandas favoritas ao vivo, e ao mesmo tempo, para coroar o auge de certos momentos nas carreiras de uma banda. Hoje, apesar do romantismo que cerca discos ao vivo ter dado uma certa caída, eles continuam sendo uma prova de fogo para vermos se uma banda consegue ser impactante ao vivo, o quanto ela consegue reproduzir seus trabalhos de estúdio diante de uma platéia. Sendo assim, podemos dizer que o quinteto alemão MASTERPLAN passou no teste com louvor, como o excelente "Keep Your Dream aLive" nos mostra. E digamos de passagem: é um autêntico presente aos fãs.

Antes de tudo, é preciso deixar claro que temos um pacote CD+DVD, logo, vamos por partes.

Os shows gravados foram o do Masters of Rock 2013 (República Tcheca), Wacken Open Air 2014 (Alemanha), Atlanta Prog Power Festival 2014 (Estados Unidos) e Midi Festival Shanghai 2014 (China), e temos o melhor de cada um, tanto no CD quanto no DVD. 

O CD representa bem o que ouvimos em um show da banda, com tudo em seus devidos lugares graças à produção e mixagem feita pelo próprio Roland Grapow. Podemos dizer que a mixagem e masterização não alteraram em nada a aura de uma apresentação ao vivo. E se existem os famosos "overdubs" (pequenas regravações em estúdio de partes que bandas erram ao vivo, que todas as bandas fazem), são bem poucos e imperceptíveis. E a qualidade sonora, digamos de passagem, é de primeira. E isso sem falar que a banda mostra uma coesão ao vivo muito boa. No que tange ao DVD, o tratamento é de primeira, com a edição de imagens feita pelo tecladista Axel Mackenrott, e a qualidade de imagens está beirando a perfeição, além de excelentes takes das câmeras.

MasterPlan

Tirando "Black Night of Magic", que está apenas no CD, o setlist da banda no DVD é basicamente o mesmo para o show do Masters of Rock 2013 (os outros são extras do DVD, cada um com suas particularidades). E um dos momentos mais legas dos extras é ver o after show da banda no Wacken 2014, onde se mostra a descontração dos camarins.

Falando tanto do CD quanto do DVD, é impressionante a qualidade e coesão da formação atual do quinteto ao vivo. Óbvio que Roland e Axel estão muito bem e com excelentes performances, mas ver e ouvir o trabalho de Martin na bateria e Jari no baixo chega a ser covardia, pois ambos são excelentes. E Rick nos vocais se sai muito bem, cantando as linhas de seus antecessores (no caso, Jørn Lande Mike DiRomeo) perfeitamente, assim como as próprias. Sim, ele é um grande vocalista, além de ter uma performance ao vivo perfeita, sabendo levar o público ao delírio.

Falar das músicas em si chega a ser desnecessário, pois o quinteto soube fazer o setlist com sabedoria, escolhendo as melhores músicas de todos os seus lançamentos, sem deixar de fora músicas do último trabalho de estúdio ("Novum Initium") de fora, pois é a excursão dele, e lá estão "Keep Your Dream Alive" e "Black Night of Magic" ao lado de clássicos como "Spirit Never Die", "Heroes", "Soulburn" e outras tantas que nem precisam ser mencionadas.


Ao vivo no Rio de Janeiro 2015 (Foto: Daniel Croce)

Mas existe mais um extra, fora os listados: os vídeos oficiais da banda. Lá estão todos eles, e servem para ver como o estilo da banda evoluiu desde "MasterPlan" até "Novum Initium".

Um excelente lançamento que vem coroar a carreira do MASTERPLAN de maneira fenomenal, e prepara a banda para um futuro ainda melhor do que o que vimos até agora.



Músicas:

Disco 1 - CD:

1. Per Aspera Ad Astra (intro) 
2. Enlighten Me 
3. Spirit Never Die 
4. Lost and Gone 
5. Crystal Night 
6. Betrayal 
7. Crimson Rider 
8. Back for My Life
9. Time to Be King 
10. Keep Your Dream Alive 
11. Heroes 
12. Soulburn 
13. Kind Hearted Light 
14. Crawling from Hell 
15. Black Night of Magic 


Disco 2 - DVD: 

1. Per Aspera Ad Astra (intro) 
2. Enlighten Me 
3. Spirit Never Die 
4. Lost and Gone 
5. Crystal Night 
6. Betrayal 
7. Crimson Rider 
8. Back for My Life
9. Time to Be King 
10. Keep Your Dream Alive 
11. Heroes 
12. Soulburn 
13. Kind Hearted Light 
14. Crawling from Hell


Extras:

Wacken Show:

1. Special: Wacken 
2. Heroes
3. Keep Your Dream Alive
4. Crystal Night
5. Soulburn
6. Spirit Never Die
7. Crawling from Hell
8. Special Wacken After Show


Asia:

1. Special: Asia 
2. Soulburn
3. Heroes


Atlanta:

1. Special: Atlanta 
2. Black Night of Magic


Vídeos oficiais:

1. Enlighten Me
2. Back for My Life
3. Lost and Gone
4. Time to Be King
5. Keep Your Dream Alive


Banda:

Rick Altzi - Vocais
Roland Grapow - Guitarras, backing vocals 
Axel Mackenrott - Teclados 
Jari Kainulainen - Baixo 
Martin "Marthus" Skaroupka - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):