16 de set. de 2015

Torchia - Ending Beginning (EP)

2015 - Independente - Importado

Nota 9,0/10,0

Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia


Existem citações na internet sobre a força e cultura na Finlândia, em como o país é forte em termos econômicos e educacionais. E muitos atribuem que essas características influem na qualidade das bandas de Metal do país. Bem, não saberia dizer se existe uma correlação explícita entre estes fatores, mas o trabalho do quinteto TORCHIA, de Tampere, é excelente, como o EP "Ending Beginning" prova.

Imaginem uma banda que consegue ter aquele som bruto, agressivo e técnico do Death Metal finlandês com algumas melodias muito bem encaixadas e alguns toques de Thrash Metal. Óbvio que a força da escola do Metal do país está presente, com uma qualidade instrumental muito boa, mas elegante e com um toque de refinamento delicioso. Vocais que oscilam entre timbres agressivos mais rasgados e outros mais próximos ao gutural, uma dupla de guitarras fantástica em bases que nos tomam de assalto pelos ouvidos e solos bem caprichados, e um trabalho de baixo e bateria que tem peso e diversidade técnica muito bons. Sim, eles chegam a um nível ótimo, mesmo ainda tão jovens (a banda só tem dois anos desde que foi formada).

Torchia
A qualidade sonora ficou de alto nível. Todos os instrumentos soam claros e pesados, a escolha de timbres foi muito boa, com cada arranjo instrumental perfeitamente audível, e que soube deixar os vocais bem claros, a ponto de compreendermos a dicção de cada letra.

É incrível, nos seduz logo na primeira audição, tudo isso porque o quinteto sabe equilibrar muito bem a técnica e a melodia com o peso e agressividade necessários, algo que vemos de maneira comum nas bandas finlandesas. E como eles sabem arranjar bem cada canção, sempre com classe, mas soando espontâneo e agressivo sempre.

O EP abre com a rápida e cativante "Ending Beginning", onde os andamentos variam de forma harmoniosa, graças ao trabalho firme e preciso de baixo e bateria. Em "My Land Shall Burn", vemos claramente uma canção mais cadenciada, com muito peso e melodias preciosas surgindo das guitarras de uma forma incrível, quase hipnótica. E "They Haunt Behind Us" volta a ter mais velocidade, mas graças às mudanças rítmicas, não cansam os nossos ouvidos, e que belíssimo trabalho dos vocais aqui. E todas as três apresentam aquele molho especial do "feeling", aquela coisinha que somente um músico de cacife pode pôr em seu trabalho. Sim, o TORCHIA tem muita personalidade, é claro aos nossos ouvidos.

Falando sério: nenhuma banda da Finlândia deveria gravar Demo CDs ou EPs, mas álbuns completos, pois sempre são excelentes. E que o TORCHIA se torne em breve um gigante, pois música para isso eles possuem, e ainda não colocaram todo seu potencial para fora.

Uma banda excelente!



Músicas:

01. Ending Beginning
02. My Land Shall Burn
03. They Haunt Behind Us


Banda:

Eetu Hentunen - Vocais
Ville "Phinx" Riitamaa - Guitarra solo, backing vocals 
Henri Heikkinen - Guitarra base
Pirkka Birkstedt - Baixo
Joonas Juntunen - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):