Nota 8,0/10,0
Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia
Cada vez mais, vemos que em um país tão cheio de culturas diferentes entre si, que o Metal é uma linguagem universal. Em tudo que é canto do Brasil, surgem bandas de Metal. E a região Centro-Oeste do país tem mostrado cada vez mais a sua cara e potencial, com nomes ótimos, e mais um que chega para dar a cara a tapas e revidar é o quarteto HELLMOTZ, de Campo Grande (MS). E já chegaram com uma voadora no meio dos peitos chamada "South Born".
Desfilando uma mistura bem feita de ingredientes de várias linhas de Metal ao Groove do Southern Metal/Rock, temos uma música agressiva, muito abrasiva e com belas linhas melódicas, mais aquele feeling musical característico do sul dos EUA que acabou sendo internacionalizado na década de 90, graças à bandas como DOWN. Sem ser rápido demais, ou cadenciado em excesso, o grupo desfila composições muito boas e que nos cativam nas primeiras ouvidas, mesmo sendo tão azedo. Mas somos fãs de Metal/Rock, certo? Logo, não é pecado algum, e sim uma qualidade do trabalho do grupo.
Hellmotz |
Algumas guitarras foram gravadas pelo baixista Alex, o baixo por Guilherme Baioni, e a bateria por Ronnie Solano, mas nem mesmo assim o trabalho do quarteto desaponta. Os arranjos são bem legais, sem exagerar demais na técnica, e as músicas não soam cansativas em momento algum.
Melhores momentos de "South Born":
Mike Phillips (The Formidable Bastard) - Pesada, azeda, com um andamento não muito veloz, mostrando peso e aquele som gorduroso essencial ao gênero nas guitarras, com bons arranjos e riffs marcantes.
Defiance - Um pouco mais cadenciada e abrasiva, o que mostra o capricho e bom trabalho de baixo e bateria. E digamos de passagem: a cozinha do grupo é ótima.
Booze & Girls - Outra que não exagera na velocidade, com um andamento bem variado, a bateria usando muito bem os bumbos, e mudanças de ritmo muito empolgantes. Mas veja como os vocais à lá "Big Bear" funcionam bem nesses tempos mais azedos.
Southern Rulez - Mesmo pesada e agressiva, é uma das melhores e mais divertidas faixas do disco. As melodias das guitarras são bem empolgantes, e o andamento dá aquela caprichada, graças ao peso do baixo e técnica da bateria.
Pentakill - Curta, pesada e instigante, é uma canção em que novamente o trabalho das guitarras é o diferencial, mas sem deixar o ótimo trabalho dos vocais de fora, tudo sob uma base rítmica forte e bem azeda.
Green Visitors - Outro peso-pesado com belo trabalho nos dois bumbos, um andamento um pouco mais veloz, e com riffs de guitarra caprichados e que dão aquele toque de adrenalina a mais.
South Born - Realmente, eles sabem fazer canções com um jeito que nos agarram e não soltam mais. Ouçam estes riffs ganchudos e os vocais mostrando uma versatilidade ótima.
Balada do Pistoleiro - é uma bônus, presente no tributo ao ZUMBIS DO ESPAÇO, mas que ganhou uma roupagem Southern Metal mais agressiva, mas que esbanja peso e melodia em doses bem equilibradas, com arranjos muito bons na base rítmica.
Uma bela revelação, e como "South Born" é apenas o primeiro álbum do grupo, o futuro é promissor!
Músicas:
01. Mike Phillips (The Formidable Bastard)
02. Wielding the Axe
03. Defiance
04. Booze & Girls
05. Southern Rulez
06. Pentakill
07. Full Throttle (to Hell On a Harley)
08. Chainsaw Battlefield
09. Green Visitors
10. South Born
11. Balada do Pistoleiro
Banda:
Hélio Canto – Vocais
Marcos Thadeu Lima – Guitarras
Alex Bittencourt – Baixo
Lucas Medeiros – Bateria
Contatos:
Metal Media (Assessoria de Imprensa)