26 de ago. de 2015

JackDevil - Evil Strikes Again (CD)

2015 - Urubuz Records - Nacional
Nota 10,0/10,0



Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia




E eis que os jagunços do Thrash Metal brasileiros voltam à carga, dispostos a ganhar mais e mais espaço dentro do cenário do país. Sim, o quarteto JACKDEVIL, de São Luís (MA) retorna, e agora, com seu segundo álbum, "Evil Strikes Again", novamente em parceria com a Urubuz Records.

Antes de tudo, é preciso dizer que alguma coisa mudou no mix de Thrash Metal com elementos do Heavy Metal tradicional à lá NWOBHM que ouvimos em seus trabalhos anteriores: musicalmente, o quarteto deu uma evoluída em termos técnicos, ao mesmo tempo que "Evil Strikes Again" soa mais polido e melodioso. Sim, os "Brazilian Devils" parecem estar se distanciando um pouco do rótulo "old school" e reescrevendo as regras conforme a vontade deles. E isso é ótimo, pois percebemos que a personalidade intacta do quarteto possui maior diversidade. Mas se minhas palavras os deixam desconfiados, podem ficar tranquilos: de forma alguma o disco desagradará os fãs mais antigos. Eles continuam cheios de energia e peso, apenas estão fazendo as coisas mais limpas e melódicas e do jeito deles, mas sem perder peso ou a pegada agressiva de antes.

Gravado, mixado e masterizado pelo baterista Felipe Stress, a gravação deu uma "engordada" em relação ao que vimos em "Unholy Sacrifice", ou seja, soa mais cheia e pesada, mas ao mesmo tempo, está bem clara. Cada elemento musical do grupo está bem audível sem problemas. E a arte de Ronilson Freire (capa), André Nadler (guitarrista/vocalista, que fez o layout) e Wanderley Perna (do GENOCÍDIO, que também trabalhou no layout) é muito boa, ainda buscando aquelas figuras de horror de uma forma bem mais simples, mas muito bem acabada. E tudo em um formato digipack caprichado.

JackDevil
Mais uma vez, o JACKDEVIL soube o que quer de sua música, apenas dando um passo adiante. Sim, a banda continua com a pegada pesada e músicas à lá old school, com a diferença de estarem mais polidas e o lado melodioso mais evidente, com arranjos excelentes, e mesmo alguns deles são mais intrincados que antes. E refrões muito bem pensados agora se tornam comuns, coisa que enriqueceu o trabalho deles.

Melhores momentos: a abertura rápida e feroz de "Evil Strikes Again" (belos arranjos nas guitarras, mais vocais furiosos), a mais limpa e melodiosa "Devil Awaits" (as melodias ficam mais evidentes aqui, e a base rítmica mostra uma diversidade incrível, fugindo um pouco dos padrões da velha escola, além de backing vocals raçudos bem postados), a Thrash'n'Roll com jeitão de METALLICA antigo "Nightcrawler" (belas melodias, um tempo não muito veloz, e belas vocalizações. Sinceramente, um dos pontos altos do CD, mesmo com alguma coisa nos lembrando os momentos mais lentos do "Kill 'Em All"), "Bestial Warlust" e seus arranjos mais intrincados de guitarras (outra excelente faixa do CD), "Beelzebub" e seu lado mais melodioso (mais uma vez, ótimos backing vocals e enriquecem a faixa, além de solos mais caprichados), e a Thrash'n'Heavy "Black Witch" (com um jeitão MOTORHEAD de ser, levada em tempo médio, empolgante e tende a se tornar um dos maiores sucessos nos shows da banda, com certeza. E reparem nas melodias dos solos de guitarra mais uma vez).

Mais uma vez, esses Cangaceiros do Thrash Metal mostraram seu valor, e as portas do sucesso se escancararão para eles. Até chega a ser óbvio, pois "Evil Strikes Again" é uma bicuda na porta.


Músicas:

01. Abaddon 
02. Evil Strikes Again 
03. Devil Awaits 
04. Satan's Rite 
05. Nightcrawler 
06. Bestial Warlust 
07. Beelzebub
08. The Reaper 
09. Death by Red Lights 
10. Black Witch 
11. Cangaço


Banda:

André Nadler - Vocais, guitarras
Ric Mukura - Guitarras
Renato Speedwolf - Baixo, teclados em "Abaddon" e "Black Witch"
Filipe Stress - Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):