1 de abr. de 2015

Roadie Metal volume II (Coletânea)

Independente
Nota 8,5/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia



O formato das coletâneas tem se tornado mais e mais usual nos dias de hoje, ressuscitando a fórmula usada tantas vezes no passado com sabedoria, ou alguém aqui se atreve a contestar o peso histórico da série “Metal Massacre” nos EUA ou da “Warfare Noise” no Brasil?

Sim, as coletâneas estão voltando com tudo, sejam digitais ou físicas, e é sempre ótimo ver iniciativas como essa, que tendem a divulgar bastante, já que uma banda acaba ajudando a outra a ser mais conhecida, e assim, todos saem ganhando. E é muito bom ver que a rádio ROADIE METAL, gerenciada pelo colega Gleison Júnior, teve a iniciativa de lançar, em plena era dos downloads na internet, uma segunda versão da “Roadie Metal”, em CD duplo, e apresentando o trabalho de 34 bandas de nossa cena, em vários gêneros de Metal, sem preconceito. Do Hard/AOR mais grudento ao Black Metal experimental, passando pelo Metal tradicional, pelo Thrash e Death, ou seja, tem para todos os gostos. E ainda bem que é assim, pois há uma integração entre as vertentes, quebrando assim algumas barreiras criadas pelo radicalismo infantilóide de muitos (uma herança maldita criada nos anos 80 e arrastada até os dias de hoje como imprescindível por muitos, verdade seja dita).

Óbvio que existem oscilações no que tange a qualidade de gravação, já que, obviamente, cada banda buscou gravar por sua conta e do seu modo, mas não chega realmente a ser um problema. Outro tipo de oscilação é mais sintomático: o da qualidade de cada banda. Isso deve ocorrer porque já existem bandas experientes, com trabalhos bem definidos e personalidades assentadas, como são os casos explícitos do SCIBEX e do MARENNA, e outras que aparentam ainda estar buscando sua própria sonoridade, o que mostra bandas de potencial ainda bruto. Mas acreditamos que, neste último caso, a coletânea os ajude a polir mais e mais seus trabalhos. E um ponto muito interessante e legal é a presença de bandas cantando em nossa língua pátria, o que realmente mostra que esta tendência anda crescendo bastante no país.

O encarte, apesar de bem simples, tem fotos de todas as bandas, o que deve ter dado um enorme trabalho ao designer, já que colocar 34 fotos em um encarte com 4 folhas é um desafio. Além disso, a capa é um Digipack bem semelhante às dos antigos discos de vinil. Ou seja, economia e funcionalidade andaram de mãos dadas, e o resultado é muito bom.

Temos destaques óbvios nos dois discos.

No CD 1, é impossível não gostar do APPLE SIN e seu jeitão Hard’n’Heavy pegajoso em “Apple Sin”; o trabalho vigoroso do FATAL SCREAM em “Killer Wolf”, que mostra uma sonoridade híbrida entre o Metal tradicional com insights do Power e mesmo do Thrash Metal; o Black Metal Avant Garde do SCIBEX com a excelente “Static”, mostrando uma diversidade musical absurda (uma das melhores do gênero no país); o Hard/AOR do MARENNA em “Like an Angel”, uma jóia preciosa de bom gosto (que belíssimos vocais e refrões); o SILENCE e sua levada que também transita entre o Hard tradicional e o Heavy Metal, na elegante e ganchuda “Mr. Lie”; o Hard Rock poderoso de CRYS DELYRA em “Qual é o Seu Nome”, pesada e envolvente; o raivoso THE REVENGERS e seu Metal tradicional moderno e azedo em “Revenger”; a força do THE MZZ PROJECT em “You Are the One”, também transitando entre o Hard e o Metal tradicional.

No CD 2, o MUTRAN já abre com “Crossroads”, um Blues-Rock de primeira, recheado de feeling e belos arranjos, fora vocais bem arranjados; o BURNING WITCH e seu Metalzão ganchudo à lá NWOBHM em “Malleus Maleficarum”, mostrando-se uma banda bem dinâmica; o ABOMINATUS e seu jeitão Black Metal de ser em “Negated”, sinistro, com belo trabalho de teclados; o Thrash Metal trabalhado, agressivo e com boas melodias do OUTLANDERS em “Storm Traitor”; a envolvete “Não Vou Parar” do FULLFACE, e seu jeitão meio Hard Rock, meio Rock e meio anos 70 que nos agarra pelos ouvidos; a envolvente “I Am the Way”, do CRIMSOM BLOOD, um típico Metal tradicional que verte energia e melodias; o Rock’n’Heavy acessível do CORONEL XX em “A Vida que Você Quis Levar”, com uma levada deliciosamente envolvente; o ataque brutal e azedo de “...Or Be Destroyed”, um mix de Thrash com Hardcore furioso do CROWN OF SCORN; a linda “Lullabaies of a Goer”, do COLORSIMETRIA, uma semi-balada pesada e com boa presença das seis cordas acústicas e belos teclados; o INSANITY vem com toda carga e fúria em “Liberdade Condicionada”, com sua fúria Thrasher à lá SLAYER e MEGADETH; o igualmente furioso INNER CALL, com “The Payment”, mostrando um pouco mais de vocação para melodias; o puramente Rock Ballad “Sem Tradução” do HARPER’S, muito bem feita e apresentando guitarras ótimas; a insanidade Hardcore melódica com toques de Metal do PISSING AGAINST THE WIND em “Not Afraid”, que é muito bem vinda na coletânea, verdade seja dita; o caótico FROZEN FROST em “Dangerous Mind”, que de certa forma nos lembra algo que fica entre o CRADLE OF FILTH dos primeiros trabalhos com a podreira de um GORGOROTH ou 1349. 

Óbvio que estes são os destaques, mas vale citações honrosas aos outros participantes. CONTINUUM, EVIL REMAINS, EXORDIUM, THUNDERWRATH, CHAFUN DI FORMIO, STEEL SOLDIER, KNIGHTS, GATO DE LOUÇA, WAR THUNDER, DEFENSOR, LEGADO DE HONRA e DISSONÂNCIA COGNITIVA. Não é porque não foram citados acima que são trabalhos ruins, muito longe disso, mas é preciso uma polida a mais, pôr um pouquinho mais do que vocês tem no coração para fora. Percebo seu talento, mas vejo que cada um pode render bem mais.

No mais, “Roadie Metal Volume II” é uma coletânea digna de aplausos e merece menções honrosas. Agora, é adquirir a de vocês, e curtir bastante!

E lembramos: o ROADIE METAL vai ao ar todas as quintas das 20:30 às 23:00 no Canal Felicidade ao vivo.




Músicas:

CD 1:

01. Continuum - Choke Hold
02. Apple Sin - Apple Sin
03. Evil Remains - The Executioner
04. Fatal Scream - Killer Wolf
05. Scibex - Static
06. Marenna - Like an Angel
07. Silence - Mr. Lie
08. Exordium - Heavy Metal
09. Crys DeLyra - Qual é o Seu Nome
10. The Revengers - Revenger
11. Thunderwrath - Power of Freedom
12. Chafun Di Formio - Minha Toada
13. Steel Soldier - Guardians of the Night
14. The MZZ Project - You Are the One
15. Knights - Knights
16. Gato de Louça - Luta Armada
17. War Thunder – Source of the Dragon

CD 2:

01. Mutran - Crossroad
02. Burning Witch - Malleus Maleficarum
03. Abominatus - Negated
04. Outlanders - Storm Traitor
05. Fullface - Não Vou Parar
06. Crimsom Blood - I Am the Way
07. Coronel XX - A Vida que Você Quis Levar
08. Defensor - Não Vou me Calar
09. Crown of Scorn - ...Or Be Destroyed
10. Colorsimetria - Lullabaies of a Goer
11. Insanity - Liberdade Condicionada
12. Inner Call - The Payment
13. Harper's - Sem Tradução
14. Pissing Against the Wild - Not Afraid
15. Legado de Honra - Vendável
16. Frozen Frost - Dangerous Mind
17. Dissonância Cognitiva - Virjão


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):