Banda participa da edição do Brasil, em setembro, e celebra os 30 anos do festival |
Rio de Janeiro, 24 de fevereiro de 2015 - O Rock in Rio acaba de confirmar mais um headliner para a edição brasileira do evento. METALLICA se junta ao line-up do maior festival de música e entretenimento do mundo, que acontece na Cidade do Rock, nos dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de setembro. Katy Perry, System of a Down, A-HA, Queens of the Stone Age, Slipknot, Faith no More e Hollywood Vampires já estão confirmados para o Palco Mundo.
O ano de 2015 marca o retorno do METALLICA ao Rock in Rio. A banda se apresenta em maio na edição do festival que acontecerá em Las Vegas e, sem setembro, em solo carioca, na cidade do Rock do Brasil, onde se apresentou nas edições de 2011 e 2013. No Rock in Rio-Lisboa, em Portugal, os metaleiros tocaram nos anos de 2004, 2008 e 2012.
Formada em 1981 pelo baterista Lars Ulrich e o guitarrista e vocalista James Hetfield, o METALLICA tornou-se uma das bandas de rock mais influentes e de maior sucesso comercial da história, tendo vendido 110 milhões de álbuns no mundo inteiro e tocado para milhões de fãs em todo o mundo. A banda emplacou vários álbuns multi-platina, incluindo "Metallica", de 1991 (chamado de "The Black Album"), que é o mais vendido na história da Soundscan, registrando 16 milhões de discos vendidos, apenas nos Estados Unidos.
O mais recente trabalho de estúdio da banda, "Death Magnetic", ganhou certificação de platina em apenas seis semanas da sua estreia no topo da parada Top 200 da Billboard, em outubro de 2008. "Death Magnetic" alcançou o primeiro lugar em 32 países e vendeu cinco milhões de cópias em todo o mundo. O METALLICA também recebeu inúmeros prêmios, incluindo nove Grammys, dois American Music Awards e vários MTV Video Music Awards, além de serem incluídos no Rock and Roll Hall of Fame and Museum, em 2009.
Em 2011, a banda comemorou o seu 30º aniversário, com uma semana de shows para o fã-clube no teatro Fillmore, em São Francisco, na Califórnia. Em 2012, o METALLICA apresentou um novo show, na Cidade do México, que contou com elementos emblemáticos da carreira de 30 anos da banda, incluído no filme "Metallica: Through the Never". O musical em 3D faz com que a plateia mergulhe em uma experiência cinematográfica crua e visceral, com imagens espetaculares das apresentações ao vivo de algumas das canções mais emblemáticas do Metallica — criadas exclusivamente para o filme — além da narrativa ousada, com imagens tiradas da iconografia pioneira da banda. "Metallica: Through The Never" foi lançado nos cinemas na América do Norte pela Picturehouse, em 2013.
Em dezembro de 2013, o METALLICA fez um show raro na Antártida, onde a plateia ouvia a apresentação por meio de fones de ouvido para proteger o meio ambiente. Com esse show, a banda fez história ao se tornar o primeiro grupo a se apresentar nos sete continentes (tudo dentro de um ano), ganhando uma menção na edição de 60 anos do Livro Guinness de Recordes Mundiais. O METALLICA tocou "One" com o pianista chinês e Embaixador do Grammy, Lang Lang, na 56ª Cerimônia do Grammy Awards em 26 de janeiro, dois dias antes do lançamento de "Metallica: Through the Never" em DVD e Blu-Ray.
Sobre o Rock in Rio
Com 30 anos de história, o Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento do mundo por uma série de razões. Das quatorze edições anteriores, cinco ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011 e 2013), seis em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012 e 2014) e três na Espanha (2008, 2010 e 2012). Em 2015, o Rock in Rio acontecerá em Las Vegas, EUA, em maio, pela primeira vez. Em setembro, a sexta edição no Brasil acontecerá na Cidade do Rock.
Combinando todas as edições já realizadas, mais de 7,5 milhões de pessoas já participaram do evento. Outro número que não para de crescer é o das redes sociais, nas quais o Rock in Rio está quebrando recordes com mais de 11 milhões de seguidores. Em termos de atrações, somando-se as edições brasileiras, portuguesas e espanholas, mais de 1.274 atrações musicais se apresentaram nos palcos do Rock in Rio, com um total de 1.200 horas de música, com transmissão para mais de 1 bilhão de telespectadores em todo o mundo, pela TV e Internet.
Ao longo dos anos, mais de US$ 530 milhões foram investidos na marca. Além disso, mais de US$ 23,2 milhões foram investidos em projetos sociais e ambientais. Mais do que os índices de audiência e de investimentos significativos, o Rock in Rio tem ajudado na economia dos lugares visitados: mais de 148 mil postos de trabalho foram gerados ao longo dos últimos 29 anos. Na Espanha, o festival é top of mind, superando a concorrência da Fórmula 1. Na edição de 2013, 46% da plateia do Rock in Rio era de fora do estado do Rio de Janeiro. O impacto econômico da edição de 2013 na cidade, publicado pela Riotur, foi de R$ 1 bilhão, e as taxas de ocupação de hotéis eram de cerca de 90% no período.
A/C Fabiana Fuchs
(+55 21) 3461-4616 ramal 147 / 99978-3449