23 de jan. de 2015

Metal Inc – Syren, Statik Majik, Dreadnox (16/01/2015 – Rio Rock & Blues Bar – RJ)


Texto: Marcos "Big Daddy" Garcia
Fotos: Luciana Pires

Apesar do forte calor que ocorreu no dia (que precedia o feriadão, já que o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade, cairia na terça-feira após o fim de semana), o Rio Rock & Blues bar recebeu um bom público para o evento que tinha sua primeira versão: o Metal Inc Festival.

E três bandas ótimas, todas da cidade, fizeram suas apresentações: DREADNOX, STATIK MAJIK e SYREN. Um fator interessante de se notar é que nenhuma banda de Metal extremo esteve nesta primeira versão, mas isso não quer dizer que não possa ocorrer nas próximas.

Começando a noite, veio o quarteto DREADNOX.

Dreadnox

Firmes em sua música, muito bem entrosados, o quarteto mostrou força e conquistou com esta apresentação mais fãs.

Fábio Schneider (vocais), Kiko Dittert (guitarras), Dead Montana (baixo) e Felipe Cury (bateria) se mostram uma banda com bom nível técnico, usando e abusando de seu Metal tradicional com roupagem moderna, mantendo uma boa postura (que ainda pode melhorar ainda mais) e capturando a atenção de todos.

Dreadnox

O setlist foi baseado completamente no recém lançado “The Hero Inside”, terceiro disco da banda que foi produzido por Renato Tribuzy (que estava presente) e mixado por Roy Z. (que anda devendo uma visita aos nossos espaços no RJ), e pudemos comprovar a força e peso de canções como "Abuse of Power", a mais acessível "Dreamcatcher" (faixa do vídeo oficial de divulgação do CD, cujas imagens apareciam nos telões laterais do palco enquanto ela era tocada), e a ótima "The Hero Inside". Mas, além disso, o grupo mostra seu ecleticismo nas versões para "Blackened" do METALLICA e "Refuse/Resist" do SEPULTURA.

Mostraram ótima apresentação, saíram aplaudidos, e me não é à toa que a banda tem tido boa repercussão Brasil afora.

Dreadnox

The Dread has come!

Setlist:

Final Siege
Miracle
Abuse of Power
Blackened
Dreamcatcher
The Hero Inside
Nomophobia
Refuse/Resist 

Após um intervalo de alguns minutos, foi a vez do STATIK MAJIK subir ao palco e fazer um show perfeito.

Statik Majik

Experientes e donos de uma fusão de Stoner Rock, Hard Rock e Metal tradicional, o trio mostra segurança e excelente postura, fora um bom humor ótimo. Basta olhar para como Thiago Velásquez (baixo, vocais) e Leonardo Cintra (guitarras) interagem de forma espontânea com o público e se movimentam muito bem no palco. E o baterista Luis Carlos, o veterano e querido Carlinhos da cena carioca, mostra firmeza e segurança por trás da bateria, mas sempre com uma pegada pesada.

Statik Majik

E é sempre ótimo ouvir a banda tocar músicas como "God in the Mirror", a ganchuda e hit total "Drowning in Despair" e "Shadows of Hope". Mas eles ainda deram uma canja do que vem por aí com uma música inédita, "Path of Redemption", além de uma versão muito boa para "Man in the Box" do ALICE IN CHAINS e outra para o clássico "War Pigs" (preciso dizer de quem é?), que levantou o público.

Saíram bastante aplaudidos, e jogaram uma pressão para cima do SYREN.

Statik Majik

Be Majik!

Setlist:

God in the Mirror
Between 4 Walls
Drowning in Despair
Reality
Man in the Box 
Remembrance
Path to Redemption 
Paradox of Self-Existence
Shadows of Hope
War Pigs 
Utopia Sunrise

Outro intervalo para que os equipamentos fossem devidamente preparados, e logo o SYREN sobe ao palco.

E verdade seja dita: pressão é com eles mesmos!

Syren

Seguros e bem soltos no palco, o SYREN mostra-se um quarteto forte e muito coeso, destilando um Metal tradicional com a agressividade moderna. E essa apresentação contou com a participação especial do guitarrista Carlos Losch, que entrou às pressas e poucos dias antes do evento, em substituição a Guilherme. E nem parecia que isso ocorrera, tamanha segurança de Carlos. Mas é preciso citar que o apoio de Maurício Martins (um baixista técnico e de peso) e Júlio Martins (um batera de pegada pesada e ótima noção de tempo) foi essencial. E falar no veterano e único membro restante da formação original, o vocalista Luiz Syren, é sempre falar em um dos grandes vocalistas brasileiros. Postura firme, voz afinada e em um timbre fantástico.

O SYREN se mostra entrosado, e aproveitou o show para lançar seu novo CD, "Motordevil", que deve sair em fevereiro. Mas além de novas, também tocaram alguns sons de “Heavy Metal”, como "The End" (que foi faixa do vídeo oficial de divulgação do álbum). Mas o grosso do repertório foi mesmo do disco mais recente, como "Eyes" e a ótima "You Gonna Die", fora uma excelente versão pata "Ghost of Navigator", do IRON MAIDEN, onde Luiz dividiu os vocais com Rod Rossi e Kiko (do DREADNOX) deu uma canja nas guitarras. 

Syren

E como se já não fosse muito, a banda ainda mandou "Die in Paradise", faixa que dá nome à cerveja oficial da banda, e que contou com a presença do grupo de Pole Dance do Studio Anna Bia, fazendo coreografias que realmente lembram a presença feminina no Metal.

E foram aplaudidos com toda justiça, mostrando que ainda possuem espaço na cena.

Syren

Hear the Syren screaming!!!!

Setlist:

Intro
Rebellion
Eyes 
My Shadow, my Dear Friend
The End
You Gonna Die
Ghost of Navigator
Blindfold
Devilroad 
Die in Paradise

Um evento excelente, que veio para ficar, e que fortalece ainda mais a cena do Rio de Janeiro. E que devido à boa resposta de público, terá uma nova versão em breve.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):