Texto: Marcos “Big Daddy” Garcia
Fotos: Rogério Bezerra (Tellus Terror), Costábile Salzano Jr. (Behemoth)
Uma tarde nublada que prenunciava uma noite chuvosa aclimatava a cidade para mais uma apresentação do BEHEMOTH, um dos nomes de maior destaque na cena extrema mundial, que veio ao Brasil para uma série de shows de divulgação do álbum lançado no início do ano, “The Satanist”. E ainda tivemos a apresentação do TELLUS TERROR, banda carioca que fazia sua estréia nos palcos e lançava na cidade do CD “EZ Life DV8”, seu primeiro álbum.
Tellus Terror |
A casa abriu suas portas para um público muito bom, um pouco abaixo da metade da capacidade, e eles puderam ver o TELLUS TERROR realizar sua primeira apresentação ao vivo.
E que apresentação!
Apesar de ser uma banda bem jovem, e de certo frisson inicial, Felipe Borges (vocais), Álvaro Faria (guitarras, backing vocals), Wéderson Félix (guitarras), Arthur Chebec (baixo), Ramon Montenegro (teclados, sintetizadores, vocais limpos), e Ali Ahmed Ghazzaoni (bateria) são bem experientes, se soltaram rapidamente e mostraram uma unidade forte e entrosamento de muitos ensaios. E a experiência de cada um só fez o show ir melhorando e chegando a um ótimo nível, com boa movimentação por parte de Arthur e Wéderson (dois ciclones de cabelos no palco), também de Álvaro (um pouco mais comportado) e Ramon, enquanto Felipe mostra boa comunicação com o público e teve que ficar um pouco mais parado devido ao espaço que tiveram. E Ali na bateria é muito técnico e tem pegada muito pesada, além de ser um nome emergente, que pode tranquilamente, em breve, ser comparado com monstros como Max Kolesne (KRISIUN) e Victor Mendonça (LACERATED AND CARBONIZED).
Tocando apenas material próprio em um set não muito longo, vieram ótimas composições, como “Bloody Vision”, a bela e pesada “Terraformer” e a empolgante “Endtime Panorama”. E não foi à toa que foram muito aplaudidos e chamados pelo público.
Ao final, a banda se reuniu em frente ao palco, saudou o público, se curvando, e cumprimentaram muitos dos presentes.
Ótima estréia!
Setlist:
Stardust
Bloody Vision
Terraformer
Civil Carnage
Equinox
Endtime Panorama
Veio um intervalo para os preparativos finais para o BEHEMOTH fazer seu show, e enquanto isso, a casa ia enchendo de mais e mais fãs. Um dia, alguém me explique que mania é essa de pagar para ver duas bandas e só assistir uma que impera atualmente...
Behemoth |
E na hora marcada, eis que uma sinistra introdução começa a tocar, e as cortinas se abrem. O BEHEMOTH estava mais uma vez na cidade de São Paulo, começando o show com “Blow Your Trumpet Gabriel”, do novo disco.
A banda é segura no palco, com ótima postura de todos. Mas que fique claro que uma apresentação de Nergal (guitarras, vocais), Orion (baixo, vocais), Seth (guitarras) e Inferno (bateria) nunca é algo convencional, e nunca será.
O uso de elementos teatrais, toda a mise en scène é incrível, o uso de turíbulo (onde Nergal incensava a frente do palco), todos esses aspectos prendiam a atenção dos fãs, que gritavam as músicas junto com ele, comandados por eles em hinos como “Conquer All”, “Decade Of Therion”, a impactante “Christians to the Lions”, e as já clássicas “Alas, Lord is Upon Me” e “At the Left Hand ov God”, varrendo quase todas a sua longa discografia. E após uma saída, voltaram e com “O Father, O Satan, O Sun!”, em cujos minutos finais, a banda tocou com as mesmas máscaras usadas no vídeo promocional de “Blow Your Trumpets Gabriel”. E o nível de insanidade no meio do público ficou mais e mais absurdo.
Setlist:
Blow Your Trumpets Gabriel
Ora Pro Nobis Lucifer
Conquer All
Decade of Therion
As Above So Below
Slaves Shall Serve
Christians to the Lions
The Satanist
Ov Fire and the Void
Furor Divinus
Ludzie Wschodu (Siekiera cover)
Alas, Lord is Upon Me
At the Left Hand ov God
Chant for Eschaton 2000
O Father, O Satan, O Sun!
Parabéns ao BEHEMOTH, ao TELLUS TERROR, à produtora Sob Controle, à The Ultimate Music Press, ao Carioca Club e todos os envolvidos na organização de um excelente evento.