20 de out. de 2014

Resenha: Mutran - A Life Preview (EP)

Black Legion Productions
Nota 10,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


E é com enorme prazer que o Metal Samsara mais uma vez é honrado com a presença do excelente grupo carioca MUTRAN, que o Pai Marcão aqui, usando de liberdade e sem querer criar mais um rótulo (pois nenhum deles no fundo faz sentido), poderia classificar como Eclectic Rock, já que não se prendem muito à fórmula pré-estabelecidas e não se comportam de maneira previsível. E é esta imprevisibilidade que torna o EP "A Life Preview" tão bom de se ouvir.

A fórmula usada no EP é a mesma de "Yellow Pictures", só um pouquinho mais distorcida, mas mantendo o bom gosto e nível técnico de antes. Continuamos a ter aquela mesma eclética, usando o peso do Hard, a força ganchuda do Rock'n'Roll setentista, mais elementos de Jazz e Blues, e mais algumas coisas. Os vocais continuam bem melodiosos, mas mais secos e com bons timbres. As guitarras tem aquela energia e sentimento fortes do Blues, com timbres lembrando em muito os trabalhos dos anos 60, de bandas como LED ZEPPELIN e BEATLES, mas mais atualizado e diversificado. Baixo e bateria estão com pesos e técnica devidos, formando uma base rítmica bem diversificada. E ainda temos a presença de teclados, percussões, e mesmo alguns toques com berimbau muito bons. Juntando tudo isso, vemos uma banda que faz um trabalho agradável, com boas doses de acessibilidade musical, pesado e cheio de energia. Ah, sim: o que não falta ao grupo é personalidade.

Mutran
Gravado nos FKStudios, em Niterói (RJ), podemos dizer que a sonoridade está bem seca e forte, privilegiando um feeling de disco ao vivo (mesmo nas faixas de estúdio), sabendo deixar todos os instrumentos com os devidos timbres e no lugar certo, onde em meio à uma música tão eclética, a coesão sonora é importante. E nisso, o MUTRAN teve uma sabedoria muito grande em termos de mixagem e masterização. A arte (feita pela Mutran ArtWork), por sua vez, retrata bem o tema central de suas letras.

A dinâmica entre peso e boogie, entre energia e bom gosto, é vista no trabalho como um todo, e é bom que se preparem, pois o grupo mostra uma latinidade saudável e forte, que contagia o ouvinte de tal forma que ele vicia. 

Uma parte do EP é inédita, com as faixas "Signor Luiz" (faixa do vídeo clipe, um típico Hard'n'Roll daqueles bem grudentos, rápido e com bons arranjos de guitarras, vocais muito bem colocados e mesmo alguns backing vocals bem fortes), "Hungry" (essa bem mais bluesy/progressiva, com belos arranjos de teclados, novamente grandes vocais com toda a latinidade citada acima, um refrão bem envolvente e cheio de energia), e "Close Your Eyes" (um belo de um Rock mais refreado e cheio de elementos não convencionais, bastante ganchudo e com belo solo de uma Fender Stratocaster ou Telecaster) sendo inéditas e gravadas em estúdio, enquanto "Galactic Tales: The Legend Of Captain Pollen", "Are You Still Out There?" (que aqui aparecem com seus títulos diminuídos) e "Crossroad" pertencem ao "Yellow Pictures", só que aqui gravadas ao vivo, onde a banda mostra que, mesmo em suas apresentações, a mesma técnica do estúdio está presentes, mais a também existe a energia que somente uma banda de Rock pode ter ao vivo.

O MUTRAN não decepciona, e é uma das melhores bandas de nosso país, com certeza.



Tracklist:

01. Signor Luiz
02. Hungry
03. Close Your Eyes
04. Galactic Tales: The Legend Of Captain Pollen
05. Are You Still Out There?
06. Crossroad


Banda:

Gustavo Mutran - Vocais, guitarras (faixas 1, 2, 3, 4, 5, 6), teclados, piano, sequenciadores (faixas 1, 2, 3)
Mayckell Santos - Guitarras (faixas 4, 5, 6)
Rony Guitar - Guitarra solo em "Hungry"
Adão Roza - Baixo, vocais
Joabe Meirelles - Baixo em "Hungry"
Thiago Pedroso - Bateria (faixas 4, 5, 6)
Franklin Vilaça - Bateria (faixas 1, 2, 3)
Elias Alves - Teclados, sequenciadores (faixas 4, 5, 6)
Willian Ocanha - Percussão (faixas 4, 5, 6)


Contatos:

Black Legion Productions (selo e assessoria)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):