22 de jul. de 2014

Resenha: Sabaton - Heroes (CD)

Nuclear Blast
Nota 10,0/10,0

Por Marcos "Big Daddy" Garcia


Não é de hoje que o quinteto sueco de Power/Heavy Metal SABATON anda causando fortes comoções no underground, bem como anda crescendo e mostrando sua cara para o mundo mais e mais. E isso não é à toa, já que a banda mostra que tem cara e coragem para criar uma música forte, atraente e muito pesada, sem perder a elegância e clima envolvente. E em "Heroes", seu novo disco, eles mostram que não possuem medo de desafios.

Antes de tudo, o SABATON não chega a ser genitor de algo novo, longe disso até, mas justamente por seguir um caminho bem pessoal entre o Heavy Metal germânico e o Power Metal, sem deixar de ter peso, uma técnica mais sóbria e sem muitas firulas, preferindo criar músicas épicas baseadas em belos refrões, corais operísticos e arranjos de teclados, mas ao mesmo tempo, chega a ser covardia não citar como Joakim Brodén sabe usar muito bem sua ótima voz (sem uso de timbres agudos falsetes), a dupla de guitarras formada por Thobbe Englund e Chris Rörland é soberba em seus riffs e belos solos melódicos, a base rítmica de Pär Sundström (baixo) e Hannes Van Dahl (bateria) é de boa técnica e peso absurdos. E tudo isso recheado com ótimas orquestrações, teclados refinados e corais sensacionais, reforçando o clima épico e pesado do grupo.

Peter Tägtgren foi produtor da obra, bem como acompanhou toda a gravação e fez aa mixagem, com masterização de Jonas Kjellgren (que ainda fez algumas gravações adicionais). E digamos de passagem: o nome de Peter já nos leva a imaginar o nível de qualidade sonora aliada à clareza instrumental que nem chega a ser necessário citar, e mais uma vez, ele acertou a mão perfeitamente. A arte do disco é espetacular, um lindíssimo trabalho de Péter Sallai, enfocando bastante o conceito do disco, já que cada faixa de "Heroes" é uma homenagem a algum herói (e a listagem pode ser vista aqui).

Sabaton
Em termos de composição, o ponto crucial e mais forte do CD são justamente os arranjos instrumentais, já que a banda mostra que se esforçou bastante para criar um apanhado de músicas digno de um trabalho perfeito, ao mesmo tempo em que buscou não burilá-las além do necessário e deixá-las em um nível tal que poucos assimilariam o disco facilmente, o que é o caso, pois o CD é extremamente acessível, sem ser meloso. E vale citar as participações especiais de Christer Gärds, Anders Sandström, Bosse Gärds, Pontus Lekaregård, Pelle Hindén, Marie Mullback, Åsa Österlund, Hannele Junkala, Sofia Lundström, Marie-Louise Strömqvist nos corais, Philip Lindh no piano em "The Ballad of Bull", programação, arranjos orquestrais; Daniel Beckman na programação, arranjos orquestrais; e Ken Kängström (guitarras adicionais). Há outros convidados para bônus de outras versões, mas nos apeguemos a versão simples de "Heroes".

Podemos dizer que o CD é o ponto mais alto da carreira do SABATON até o momento, com composições excelentes e que em nenhum momento cansam os nossos ouvidos, exaltado ainda mais pelas letras que, como já citado, são homenagens a grandes personagens reais, a heróis de carne e osso que passaram em nosso mundo. E os melhores momentos são a perfeita e envolvente "Night Witches" (belas vocalizações e grandes corais), a grandiosa e envolvente "No Bullets Fly" (belíssimas guitarras e arranjos orquestrais), a avassaladora e ganchuda "To Hell and Back", a também grandiosa e refinada "Resist and Bite", a mais pesada e acessível "Soldier of 3 Armies" (aqui, a base baixo-bateria mostra sua força), e a destruidora "Far From the Fame".

Calma aí, pessoal, pois guardei algo especial para o final da resenha: não há como não destacar a maravilhosa e melhor faixa do disco, "Smoking Snakes", com ótimos vocais, guitarras (em especial nos solos), corais de tirar lágrimas dos olhos, base baixo-bateria excelente e lindíssimo refrão, com trechos em nosso idioma natal, pois ela é para nós, brasileiros.

Para quem não sabe, o nome "Smoking Snakes" é uma referência direta ao lema da FEB (Força Expedicionária Brasileira), cujo lema era "A Cobra Está Fumando", já que era comum as forças aliadas dizerem que era "mais fácil uma cobra fumar um cachimbo do que a FEB embarcar para o front", logo, a Cobra Fumou na Campanha da Itália. E na canção, se foca os feitos de 3 Pracinhas ilustres, que se separaram de sua unidade e lutaram contra um contingente enorme de tropas da Wehrmacht em 14/04/1945. Eles se recusaram a se render, e lutaram até a morte. Então, foram enterrados pelos próprios alemães que colocaram cruzes em suas sepulturas com a inscrição "Drei brasilianische Helden", ou seja, "Três Heróis Brasileiros". Seus corpos depois foram translados para o cemitério de Pistóia, na Itália, e depois para o Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro. 

E como a totalidade dos professores de História de nosso país parecem ter uma enorme recusa em reverenciar nossos verdadeiros heróis, por serem militares, em prol de algumas ilusões de cunho socialista como Guevara, Fidel e outros (esses deveriam ter vergonha de verem a memória de nossos célebres heróis se decompondo ao ponto de um grupo sueco recuperar essa memória preciosa. Talvez um ranço anti-militar tão em voga em nossas universidades públicas, que deveriam sim, estarem preocupadas em formar profissionais, e não com doutrinação falida de um regime que não deu certo em lugar algum, já que contra os fatos vistos e comprovados, qualquer tipo de tentativa de argumentação chega a ser ridículo), o Metal Samsara faz questão de reverenciar as memórias desses três ilustres homens que enchem de orgulho nosso povo, nossa terra, e resgata um pouco do nosso amor por nosso país.

Fonte: Sabaton Brasil
Muito obrigado, Arlindo Lúcio da Silva, Geraldo Baeta da Cruz e Geraldo Rodrigues de Souza, por terem lutado em nosso nome e feito a Cobra Fumar. Vocês são os verdadeiros heróis que devemos reverenciar, e no fundo, tenho orgulho de pertencer ao país que cedeu ao mundo homens como vocês.


Nas palavras da irmã de Geraldo, a querida Natanaela Baêta Morais: "Tudo isso só não pode cair no esquecimento das novas gerações", pedido dela, uma senhora de mais de 80 anos, que guarda, como lembrança, todas as cartas do soldado e medalhas conquistadas nos campos da Itália e um pouco das cinzas do herói (fonte). Logo, uma visita aos memoriais da FEB e dos nossos pracinhas é obrigação de todos nós, motivo de orgulho nacionalista verdadeiro. E ainda lembro que muitos deles são mantidos de forma voluntária, sem um centavo do governo do Brasil! 

E agradecimentos também SABATON, por não só ter resgatado esse pedacinho de nossa história, mas ao mesmo tempo, por um disco fantástico, parabéns.

Ah, sim: o vídeo abaixo para "Smoking Snakes" foi feito pelo pessoal do Sabaton Brasil, e agradecemos de coração por seu belíssimo trabalho, por honrar esses heróis.




Tracklist:

01. Night Witches
02. No Bullets Fly
03. Smoking Snakes
04. Inmate 4859
05. To Hell and Back
06. The Ballad of Bull
07. Resist and Bite
08. Soldier of 3 Armies
09. Far from the Fame
10. Hearts of Iron


Banda:

Joakim Brodén – Vocais
Thobbe Englund – Guitarras
Chris Rörland – Guitarras
Pär Sundström – Baixo
Hannes Van Dahl – Bateria


Contatos:

Sabaton Brasil (Facebook)
Panzer Battalion (Fórum Oficial)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):