10 de fev. de 2014

Caladmor - Of Stones and Stars (CD)

Independente
Nota 8,5/10

Por Marcos "Big Daddy" Garcia

A Suíça nunca chegou a ser um grande centro de referência no Metal, já que poucas foram as bandas vindas de lá. Mas as que vieram foram marcantes, como HELLHAMMER, CELTIC FROST e CORONER. E agora, eis que mais um nome surge da terra dos Alpes: o quinteto CALADMOR, que nos brinda com seu segundo disco, "Of Stones and Stars".

A banda faz uma mistura de Folk Metal à lá ARKONA com uma sonoridade um pouco mais ríspida e crua do que estamos acostumados a ouvir do gênero, com belos vocais femininos (que fogem do padrão lírico) alternado com vocais limpos masculinos e guturais muito bons, ótimo trabalho das guitarras, baixo e bateria firmes na base, mas mantendo bom nível técnico, e teclados muito bem encaixados. Isso tudo resulta em uma música com sonoridade épica, cheia de energia e longe de ser simplista.

Caladmor
Sob a tutela de George Necola (gravação, mixagem) e Jonas Ekström (masterização), a gravação soa em um bom nível, com todos os instrumentos audíveis, mas com uma "sujeirinha" essencial, ou seja, foge um pouco dos padrões mais atuais do estilo e rebusca suas raízes, mas sem soar datado ou embolado. A arte é baseada em uma imagem que remete às raízes pagãs do povo europeu, que carrega em si uma profunda saudade de tempos onde o homem e a natureza tinham uma convivência mais íntima e equilibrada, e que apesar dos problemas, o mundo era menos caótico, e o valor de um homem e uma mulher estavam no que eles eram, e não no que possuíam.

O CALADMOR faz uma música pesada e bem envolvente, já que para muitos, o Folk/Pagan Metal resgata as próprias raízes. E quando menos espera, sente o enorme prazer de ouvir um disco tão bom e equilibrado em termos de composição.

"Curse the Gods" (empolgante, com belas alternância entre vocais limpos e suaves com outros mais agressivos), a cativante "The Raid", a bela e mais cadenciada "Of Stones and Stars" (aqui, as guitarras se destacam com belos riffs), a alternada "Alvíssmál", a bela "Laudine's Lament" (um pouco mais macia que as anteriores), a forte e pesada "Heralds of Doom" são as melhores faixas, embora do disco como um todo possua um bom nível.

Um grupo que merece respeito, e que deve conquistar muitos fãs ainda com sua música forte, melodiosa e envolvente.



Tracklist:

01. Curse of the Gods
02. The Raid
03. Of Stones and Stars
04. Dawn of the Deceiver
05. Alvíssmál
06. Laudine's Lament
07. Mimirs Born
08. A Nymph's Lure
09. Heralds of Doom
10. Taberna Trollis
11. Helios Sky


Banda:

Barbara "Babs" Brawand - Vocais
Nick Müller - Guitarras
Marcel Mäsi Stettler - Guitarras
Mäcka - Baixo
Martin "Maede" Baumann - Bateria, vocais (limpos e urrados), teclados


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):