Independente
Nota 8,5/10
Por Marcos Garcia
Bem, fazer Black Metal é uma coisa artesanal e está ligado diretamente ao coração do músico, e não é um estilo nem simples de ser feito ou analisado. É preciso compreender a que ele vem, onde quer chegar e qual a sua missão dentro do Metal como um todo. Somente assim as pessoas terão uma idéia e poderão compreender discos seminais como "Welcome to Hell", "Under the Sign of the Black Mark", "De Mysteriis Dom Sathanas", "Det Som Engang Var" e muitos outros que, para os não iniciados, podem parecer simplesmente barulho. Não, meus caros, o estilo tem essência própria, e um bom nome que chega até nós é do quinteto carioca DEATHPASS, que lançou há algum tempo seu primeiro trabalho, o EP "Proliferating the Curse".
Bebendo na fonte seminal do estilo, o grupo faz uma música que se assemelha bastante à bandas como MAYHEM antigo, WATAIN e outros, sem muitas firulas (o que não quer dizer simplista, por favor), cru e que realmente chega a pingar sangue. Soturno, sempre bastante climático, evitando ficar sempre com um mesmo tipo de andamento. Vocais rasgados muito bons, riffs de guitarra cortantes e secos, baixo e bateria muito bem entrosados e pesados, e a banda tem garra e energia suficientes para fãs mais tradicionais do gênero. É ouvir e virar fã.
Deathpass |
O EP possui três faixas: a agressiva e bruta "Rivers of Blood" (com uma velocidade moderada e bons arranjos, especialmente pela bateria de Belial e vocais de Orcus), "I Don't Need Your Fucking God" (esta com boas variações de andamento, do 1x1 clássico passando por momentos bem lentos e soturnos, apresentando um bom trabalho de guitarras, além da participação especial de Pedrito Hildebrando do VOCIFERATUS nos vocais), e "Hellish Stripes" (onde a velocidade, novamente em um nível mais tradicional, se faz presente, onde baixo e bateria mostram sua força mais uma vez em uma base rítmica bem entrosada, e com aquele riffs secos e bem fortes à lá MAYHEM). E deixa um vazio ao fim, já que realmente se ouve e se quer mais e mais em termos de música. É ligar a tecla "repeat" do CD player e aproveitar ao máximo. E ainda se pode baixar o trabalho gratuitamente aqui, mas deixem de ser mão de vaca e comprem a cópia física com a banda, oras.
Uma boa estréia, e que realmente deixa claro que o DEATHPASS pode ambicionar mais dentro de seu trabalho.
Tracklist:
01. Incipiens Chaos (intro)
02. Rivers of Blood
03. I Don't Need Your Fucking God
04. Hellish Stripes
Formação:
Orcus- Vocais
Hell - Guitarras
Zepar - Guitarras
Amon - Baixo
Belial - Bateria
Contatos: