29 de mai. de 2013

Iced Earth - Live in Ancient Kourion (Duplo CD ao vivo)

 Shinigami Records - Nacional
Nota 10/10

Por Marcos Garcia

Discos ao vivo dentro do Metal possuem uma tradição enorme, e vistos como uma prova de fogo para as bandas. Isso se deve ao fato de se ver como a banda se porta ao vivo em relação ao que faz em estúdio. Especialmente quando algum ícone saiu da banda, pois sempre fica a dúvida se seu substituto irá preencher sua vaga à altura. Mas para quem conhece o ICED EARTH de longa data, sabe que Jon Schaffer, seu líder e um dos maiores perfeccionistas do Metal, não deixaria a peteca cair ou escolheria alguém sem potencial para o lugar de Matt Barlow, e 'Live in Ancient Kourion', CD duplo ao vivo da banda, que a Shinigami Records acaba de disponibilizar em versão brasileira, não deixa dúvidas que a banda está em ótima forma.

Gravado no Kourion Theater, em Chipre (uma ruína antiga da civilização, restaurada com a finalidade de abrigar vários tipos de eventos), 'Live in Ancient Kourion' foi um desafio enorme para a banda, sua crew e todos os envolvidos, tanto que há uma narrativa de Jon sobre isso no encarte, mas o trabalho foi válido: este duplo ao vivo faz valer qualquer esforço, uma vez que percebe-se a energia e sentimento que envolvem banda e público, que só um fã que vai a shows consegue perceber e compreender. As gravações, feitas por Jim Morris (velho parceiro da banda), e tendo mixagem e masterização feitas no Morrisound Studios, em Tampa, na Flórida, transpiram a garra ao vivo do quinteto, a força de suas composições e o quanto a banda se doa em suas apresentações.

Musicalmente, nada pode ser dito da banda além do que já foi exaustivamente falado em todos esses anos, de que seu híbrido entre Power, Tradicional e Thrash é perfeito, mas permitam a este crítico um comentário adicional: a voz de Stu Block é perfeita, e seu estilo de cantar casou muito bem com o estilo musical da banda, inclusive em seus clássicos antigos, com a voz dele alcançando timbres altíssimos sem dificuldade. E entrar na vaga que já foi de Matt Barlow e Tim "Ripper" Owens não é algo muito simples, pois as comparações sempre serão feitas. 

A produção sonora ficou ótima, sendo que captar todas as nuances de uma banda ao vivo não é algo simples, mesmo com toda tecnologia disponível na atualidade, mas o peso de cada música, bem como a qualidade sonora de cada instrumentos é evidente, sem que nenhum instrumento desapareça sob os outros. E se há overdubs por aqui, eles são indetectáveis. A arte, como sempre, é algo muito belo aos olhos, em um trabalho muito bem feito, a capa de Nathan Perry e Felipe Machado Franco, e o design por Carsten Drescher.

Agora, falar do conteúdo musical, do repertório da apresentação, é covardia com os mais fracos de coração, já que 'Live in Ancient Kourion' nos dá a clara impressão que a banda poderia fazer um triplo, quádruplo ou sabe-se lá quantos CDs eles quisessem pôr no pacote, pois é um CD que não vai sair dos aparelhos de som por muito tempo. Quanto mais se ouve, mais vontade dá de se ouvir. Há clássicos de todas as fases da banda, e para todos os gostos. E isso torna o trabalho de destacar faixas quase que impossível!

De 'Dystopia', que abre o CD 1, com o clamor e forte acolhida do público à banda, passando por 'Buning Times', 'V', 'I Died for You' (que ao vivo ganhou uma roupagem linda, graças à voz encorpada e forte de Stu), as excelentes 'Setian Massacre', 'Dark City' e 'Dracula',  a fortíssima e cativante 'Ten Thousand Strong', a pesada e emotiva 'Declaration Day', a destruidora 'Days of Rage' e suas ótimas guitarras, a clássica 'Melancholy', que ficou perfeita em sua versão ao vivo, que fecha o show, mas voltam para a encore com a ótima 'Boiling Point', pesada e com um trabalho de baixo e bateria perfeito, com ótimos agudos "halfordianos", a longa e mais cadenciada 'Damien', com riffs antológicos, a sentimental 'Watching Over Me', cuja interpretação de Stu mostra brilhantismo, bem como os riffs de Jon; a gigantesca 'Dante's Inferno', tocada na íntegra, uma autêntica viagem pela célebre obra literária de Dante Alighieri, com seus riffs fortes e trabalhados; até fecharem o CD 2 com a ótima dobradinha de 'Iced Earth' (do primeiro CD, de 1990) e 'The Hunter'.

Como sempre, o ICED EARTH mostra que, com um pouquinho mais de incentivo e apoio, pode vir a ser um dos grandes nomes do Metal mundial, chegado ao nível de bandas como MAIDEN, PRIEST e outros.




Tracklist:

01. Intro
02. Dystopia
03. Burning Times
04. Angel's Holocaust
05. Slave to the Dark
06. V
07. When the Night Falls
08. I Died for You
09. Invasion
10. Motivation of Man
11. Setian Massacre
12. Stormrider
13. Pure Evil
14. Wolf
15. Dark City
16. Dracula
17. Ten Thousand Strong

CD 2:
01. Anthem
02. Declaration Day
03. Days of Rage
04. Melancholy
05. Encore Intro
06. In Sacred Flames
07. Boiling Point
08. Damien
09. Watching Over Me
10. Dante's Inferno
11. Iced Earth
12. The Hunter


Formação:

Jon Schaffer - Guitarras e backing vocals
Brent Smedley - Bateria
Troy Seele - Guitarra solo
Stu Block - Vocais
Luke Appleton - Baixo


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):