26 de dez. de 2013

Sacred Reich - Ignorance (CD)

Classic 10/10

Por Marcos Garcia


O Metal é, muitas vezes, o mais injutso dos estilos. Esta afirmação está baseada em um fato muito simples: quantas não são as bandas que vivem sob o status "cult", ou nem mesmo isso, quando uma das vertentes do Metal começa a ficar em voga?

Casos não faltam, bandas ótimas que colocariam muitos medalhões em maus lençóis, que apenas não tiveram a exposição necessária. E um dos muitos casos é, sem sombra de dúvidas, o do SACRED REICH, quarteto de Thrash Metal americano de Phoenix, Arizona. E neste rerlançamento de seu primeiro trabalho, o ótimo "Ignorance", que a Urubuz Records bancou, vemos o quão esses caras prometiam.

Um Thrash agressivo e duro de ser engolido por ouvidos acostumados com algo mais polido é o que ouvimos aqui, que chega bem perto da escola européia, com muita garra vinda do HC, mas isso sem deixar de lado uma conotação melódica bem forte. Mais tarde, após o "American Way", eles ficariam um pouco mais polidos e trabalhados, mas sem nunca perder sua força sonora.

Vocais ótimos e bem diferentes do que se ouvia na época, riffs de guitarra ríspidos e agressivos, solos com boas melodias, baixo bem presente e pesado, e bateria técnica, sabendo dar diversidade aos andamentos do grupo. E mixando tudo isso, é aporrinhação certa para aqueles vizinhos churraqueiros de fim de semana ou pentelhos que fazem cultos até altas horas.

Sacred Reich
Produzido pela própria banda com a ajuda de Bill Metoyer (e sabe-se lá quem fez a remasterização), e ainda podemos sentir que a música da banda continua forte e visceral como na época, soando pesada, agressiva de doer os dentes e cheia de vida, mas com limpeza suficiente para que cada instrumento seja percebido separadamente sem grandes problemas. Era muito boa para os padrões da época, e mesmo para hoje em dia. Já a arte do encarte foi toda modificada, com letras legíveis, muitas fotos (um inclusive coma galera do SEPULTURA na época), mas a capa continua a mesma de antes, mantendo a autenticidade do CD. E ainda existe um longo comentário na contra capa feito por Malcolm Dome, famoso escritor especializado em Metal, que tem em seu currículo colaborações na Record Mirror, Kerrang!, Metal Hammer e Classic Rock, entre outras publicações, ao ponto de influenciar as palavras de James Hetfield (que só passa a chamar sua banda de "Thrash" após menção de Dome. Antes, ele a tratava como Power Metal).

Musicalmente, o disco é aquilo que se espera de uma banda de Thrash Metal debutante: agressiva e ríspida, e o disco possui uma homogeneidade grande. 

Agora, falar de clássicos como “Death Squad” (ultra-agressiva, com belíssimo trabalho de guitarras. E antes que alguém comentem a semelhança entre trechos dela com algo de outra banda, lembrem-se: este CD é de 1987), “Victim of Demise” (outra paulada, com ótimo trabalho dos vocais e bateria), as brutas “Ignorance” (que possui algumas variações de andamento ótimas) e “Rest in Peace”, e a avassaladora “Sacred Reich”. E isso só para citar algumas, sem falar no material bônus.

São três faixas: “Rapid Fire”, cover do JUDAS PRIEST com o próprio Rob Halford cantando com eles (ótima versão, e a participação de Rob ficou perfeita), a ótima “The Big Picture” do MDC (uma banda americana de Punk Rock extremamente influente, de onde podemos perceber de onde vem a veia HC do SACRED REICH), e uma versão maravilhosa para “Sweet Leaf” do BLACK SABBATH, fiel à original (inclusive com a tosse).

Um excelente CD, obrigatório para todo fã de Metal que se preze, e que venham os outros em breve!


Tracklist:

01. Death Squad
02. Victim of Demise
03. Layed to Rest
04. Ignorance
05. No Believers
06. Violent Solutions
07. Rest in Peace
08. Sacred Reich
09. Administrative Decisions
10. Rapid Fire (JUDAS PRIEST cover com Rob Halford)
11. The Big Picture (MDC cover)
12. Sweet Leaf (BLACK SABBATH cover)

Banda:

Phil Rind – Baixo, vocais
Wiley Arnett – Guitarra solo
Jason Rainey – Guitarra base
Greg Hall – Bateria


Contatos:

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
Liberaremos assim que for analisado.

OM SHANTI!

Comentário(s):